Notebook Acer Aspire 5 A515-45 não reconhece disco rígido na instalação do Windows 11
Bom dia a todos!
Tentei efetuar a instalação do Windows 11 no notebook Acer Aspire 5 A515-45, porém, me deparei com um erro ao selecionar o disco para instalação do SO, não consigo visualizar o disco rígido na tela em que deveria conseguir.
Fiz algumas breves pesquisas, inclusive achei um tópico aqui no fórum falando sobre esse mesmo problema, porém, em outro modelo de notebook. No tópico em questão, falam sobre um tal de "VMD Controller", que necessita de um driver específico para que consiga reconhecer o disco rígido através desse recurso. Encontrei um vídeo que me dizia que, ao pressionar as teclas Ctrl+A dentro de uma certa aba na BIOS seria visualizada a opção "VMD Controller", a partir daí, eu poderia desativar a mesma, tentei fazer o que foi dito, porém, apareceu uma outra opção relacionada ao touchpad, e nada dessa configuração aparecer.
Por fim, tentei instalar os drivers desse tal VMD, e ao fazer algumas pesquisas, achei somente os modelos compatíveis com chipset intel, que não é o caso do meu notebook, porém, por não ter encontrado o driver devido, testei com esse mesmo, e ao tentar instalar o driver, não deu certo, como era esperado.
Se alguém conseguir me dar uma luz, ficaria muito grato.
Agradeço, desde já, pela atenção.
Respostas
-
Olá @Eduardo_Cabral,
Seja bem-vindo!
A dica de desabilitar o VMD Controller (algo que não é correto, pois existe um driver disponível para a correta instalação no Windows e só deve ser utilizada em casos específicos dependendo do SO a ser utilizado…) não se aplica aos laptops equipados com processadores AMD Ryzen. Pois trata-se de uma tecnologia de propriedade da Intel.
A unidade de armazenamento só será reconhecida corretamente, após a sua conversão para o formato GPT, utilize as ferramentas diskpart ou mbr2gpt:
0 -
Boa tarde!
Efetuei o procedimento, porém, ao tentar realizar a conversão via linha de comando, é informado que o disco já está em GPT, nesse caso, qual seria o próximo passo? poderia me ajudar?
Tentei excluir as partições do disco, porém, deu um erro que a partição estava protegida contra exclusão, algo do gênero
Agradeço pela disposição e apoio
0 -
Se possível poste aqui um screenshot da mensagem de erro que está aparecendo e do resultado da ferramenta diskpart (via Prompt de comando) abaixo:
list disk
0 -
Boa noite
Eu exclui as partições e então consegui instalar o Windows normalmente, porém, acontece que não adquiri somente um notebook, foram 3, e agora, no outro notebook recebi um erro de que o computador não atende os pré requisitos do Windows 11, sabe o que poderia ser? Tendo em vista que ambos são o mesmo modelo
Agradeço desde já o apoio.
Segue print do erro1 -
Verifique nas configurações do firmware / BIOS as seguintes opções:
No menu Security: Secure Boot Mode = Standard Current TPM (TCM) State = Enabled No menu Boot: Boot Mode = UEFI Secure Boot = Enabled
0