AN517-54: Touchpad de precisão não funciona

Victorugo21
Victorugo21 Member Posts: 2 New User
editado July 2024 em Gaming - Predator e Nitro

(Nitro AN517-54) Já instalei os drivers de touchpad e IO drivers, mas o touchpad de precisão (usar os dois dedos no touchpad não funciona para rolar pagina, por exemplo, para baixo ou cima). A função de touchpad precisão no windows

Screenshot_2.png

também não é visível e na bios não aparece opção de touchpad. Alguém para me ajudar no caso?

[Titulo editado para incluir o modelo do produto]

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 18,663 Trailblazer

Desinstale os drivers do touchpad Elantech e Synaptics que você instalou no gerenciador de dispositivos Dispositivos de interface humana e também o dispositivo 12C HID, se você vir isso. Basta reiniciar e o Windows instalará o driver MS Prcision. Certifique-se de que no BIOS o Touchpad esteja configurado para 12C HID e não PS/2, salve as alterações ao sair do BIOS e certifique-se de que o Touchpad esteja habilitado no Windows (veja a imagem)

Touchpad on.jpg
  • Victorugo21
    Victorugo21 Member Posts: 2 New User
    IMG_1083.jpeg IMG_1084.jpeg

pior que não tem a funcao de touchpad na bios do notebook. Reinstalei os drivers e nada do touchpad de precisão responder.

• Gabriel_Tagliaferro
    Gabriel_Tagliaferro Member Posts: 10

Tinkerer

SOLUCIONADO !!!Liguei diretamente na ACER, consegui falar com uma técnica, a mesma disse que de acordo com tudo que fiz, não haveria outra solução. Não fiquei parado, comecei a pesquisar novamente e lembrei que o ChatGPT poderia me ajudar. Ele me deu um passo a passo e solucionou o meu problema do Driver do touchpad .Se você possui um ACER NITRO 5 e seu touchpad não funciona mais, siga exatamente esses passos:

Passos para resolver o erro "Código 10 - HID descriptor failed"

🔁 1. Reverter atualização de driver

1. Pressione Win + XGerenciador de Dispositivos.
    2. Vá em "Dispositivos de Interface Humana" (Human Interface Devices).
    3. Localize algo como "I2C HID Device" ou "HID-compliant touch pad".
    4. Clique com o botão direito → Propriedades.
    5. Vá até a aba Driver → clique em Reverter driver (se disponível).
      • Isso volta para a versão que estava funcionando antes.

Se a opção estiver cinza, vá para o próximo passo.

🔄 2. Desinstalar e reinstalar o driver manualmente

1. No Gerenciador de Dispositivos, clique com o botão direito no mesmo driver e selecione Desinstalar dispositivo.
    2. Marque a caixa “Excluir o software de driver para este dispositivo” se aparecer.
    3. Reinicie o computador.

O Windows vai tentar reinstalar um driver genérico. Se ainda não funcionar, siga para o próximo passo.

📥 3. Instalar o driver original do Touchpad (Elan ou Synaptics)

Para o Acer Nitro 5 AN515-43, o touchpad costuma ser da ELAN.

1. Acesse o site oficial da Acer:
      • https://www.acer.com/br-pt/support
    2. Pesquise o modelo: AN515-43.
    3. Vá na aba Drivers e Manuais.
    4. Baixe o driver do Touchpad para o Windows 10 (sim, mesmo no Windows 11).
    5. Instale manualmente e reinicie o sistema.

⚠️ A versão do Windows no site pode ser anterior, mas o driver costuma funcionar normalmente no W11.

🔧 4. Ativar dispositivos ocultos e verificar conflitos

No Gerenciador de Dispositivos:

1. Clique em Exibir > Mostrar dispositivos ocultos.
    2. Veja se o touchpad aparece com algum ícone de alerta.
    3. Clique com o botão direito → Desativar, depois Ativar novamente.

⛔ 5. Impedir que o Windows atualize drivers automaticamente (opcional)

Depois que o touchpad voltar a funcionar:

1. Pressione Win + R , digite:systempropertieshardware
    2. Clique em Configurações de Instalação do Dispositivo.
    3. Selecione: Não (o dispositivo pode não funcionar como esperado).
    4. Clique em Salvar alterações.

Isso evita que o Windows troque seu driver novamente.

🆘Para resolver o meu, eu fiz os seguintes passos: 2 → 3 e 5. Os passos 1 e 4 não foram necessários no MEU CASO.Ponto a considerar. Assim que funcionou, o gesto de rolagem ficou invertido, ao deslizar 2 dedos para cima, a página ia pra cima e vice-versa. Para resolver isto:

Como corrigir os gestos invertidos no touchpad (Acer Nitro 5)

🖱️ Método 1 – Pelo Painel de Controle (Driver ELAN)

1. Pressione Win + R → digite:main.cpl
    2. Vá até a aba ELAN (ou Dispositivo, se estiver em português).
    3. Clique em Opções ou Configurações.
    4. Procure por algo como "Direção de rolagem invertida", "Scroll invertido", ou "Natural Scrolling".
    5. Desmarque a opção se quiser que o gesto de arrastar para baixo role para baixo, como é padrão no Windows.

⚙️ Método 2 – Configurações do Windows 11 (caso use driver Precision)

Se o driver for o Microsoft Precision Touchpad:

1. Vá em ConfiguraçõesBluetooth e dispositivosTouchpad.
    2. Role até a seção Rolar e zoom.
    3. Na opção Direção da rolagem, escolha "Movimento para cima ***** para cima" (ou equivalente).

🆘Para o meu caso, apenas o método 2 foi suficiente.VALE SALIENTAR QUE, ANTES DE TUDO, EU FORMATEI MEU NOTEBOOK E INSTALEI O WINDOWS 11 NU E CRU, E INSTALEI TODOS OS DRIVERS DIRETO NO SITE DA ACER. O TOUCHPAD HAVIA FUNCIONADO POR 2 DIAS E PAROU LOGO EM SEGUIDA, AÍ SIM EU FIZ ESSES PASSOS ACIMA. ACREDITO MUITO QUE SEJA ALGUMA ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA QUE O FAZ PARAR DE FUNCIONAR, POR ISSO O PASSO 5 É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA. FIZ ISSO HOJE 19/07/2025 E ESTÁ FUNCIONANDO TODOS OS GESTOS.