Temperaturas do Nitro 5 AN515-45-R91A travando quando esta no carregador.

AntonioDS
AntonioDS Member Posts: 10

Tinkerer

Tenho o meu Nitro 5 há pouco menos de um ano e ultimamente percebi que alguns momentos, quando ligado na tomada, ele trava a temperatura da CPU, mesmo nada aberto.

Exemplo: A Temperatura trava acima de 68 graus. Mesmo fechando tudo e esperando muito, ele não fica abaixo de 68 graus (só se eu tirar da tomada ou reiniciar o Windows). No período que a temperatura está travada, as coolers ficam girando (foi assim que percebi esse problema). Quando tiro da tomada, ele cai por volta de 50 a 40 graus.

É bem raro esse problema acontecer, só aconteceu 4 vezes no até agora (ao menos que eu tenha percebido), mas estou preocupado do que possa está acontecendo.

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,302 Guru

Olá @AntonioDS,

Use o Monitor de Recursos (pressione Win + R, digite: resmon [Enter]) para examinar possíveis processos e serviços que estejam fazendo uso intenso da CPU.

No tópico abaixo indicado você poderá encontrar algumas informações que poderão ajudá-lo a identificar as possíveis causas para este problema de CPU travada em 100% e FANs em rotação máxima:

Procure também instalar todas as atualizações do Windows disponíveis.

• AntonioDS

Tinkerer

Boa tarde!

Na verdade a CPU não fica travada em 100%. Como disse, não fica nada aberto.

Nesse exemplo do que aconteceu, a temperatura não abaixava abaixo de 65 graus de jeito nenhum, mesmo com nada aberto. Só diminui quando tiro o notebook da tomada ou reinicio o windows.

• AntonioDS

Tinkerer

Observação: Quando eu tiro ele da tomada, ele volta ao normal só no periodo que ele esta fora da tomada. Se coloco de novo na tomada, as temperaturas voltam a ficar alta. Só reiniciando o windows que ele volta ao normal mesmo.

• eGomes
    editado julho 14

Entendi,

A CPU não fica com 100% de uso, mas o seu clock de operação fica travado na frequência máxima.

Foi por isso que eu indiquei consultar o tópico acima. Pois eu tive o mesmo problema! E na ocasião, descobri que estava sendo causado pela compactação de memória do Windows.

Verifique em Configurações > Sistema > Energia e bateria > se o modo de energia está configurado como Melhor eficiência de energia (equilibrado):

https://community.acer.com/pt/kb/articles/15057-como-alterar-o-modo-de-energia-no-windows-11

Experimente também atualizar o driver AMD Ryzen™ and Athlon™ Mobile (Chipset) Drivers & Support:

https://www.amd.com/pt/support/downloads/drivers.html/chipsets/laptop-chipsets/amd-ryzen-and-athlon-mobile-chipset.html

• AntonioDS

Tinkerer

Eu fiz a primeira solução de mudar o esquema de energia para o Melhor eficiência energia. Ao que parece resolve o problema. Até agora, a temperatura não travou e a frequência da CPU não está mais travada no 100%. Sinto ate que o notebook está um pouco mais frio. Vou esperar uma semana para ver se o problema acontece de novo. Vlw pela ajuda.

• AntonioDS

Tinkerer

• eGomes
    editado julho 26

Este problema de CPU com o clock travado constantemente na sua velocidade máxima, pode estar sendo causado pelo Windows 11:

• Procure instalar todas as atualizações disponíveis do Windows Update;
    • Desative o recurso compactação de memória (vide post acima);
    • Verifique se o serviço Shell Infrastructure Host (sihost.exe) não está consumindo recursos da CPU constantemente. Utilizar papel de parede com animação pode causar estes sintomas.

Analisando novamente seus screenshots, é possível observar que você está utilizando a ferramenta Ryzen Controller. O mesmo foi deprecado (passou a estar em desuso):

https://gitlab.com/ryzen-controller-team/ryzen-controller

• AntonioDS

Tinkerer

Pelo visto, o problema é mesmo o processo sihost.exe. Quando o bug aconteceu de novo, eu finalizei esse processo e a frequência da CPU voltou ao normal. Agora saber como resolver o problema.

• eGomes
    editado agosto 6

O processo sihost.exe é responsável por várias funcionalidades do Windows:

https://www.nextofwindows.com/windows-11-shell-infrastructure-host-high-cpu-usage

Há relatos de que este problema possa ser causado pelo pacote redistribuível Visual C++ e/ou por vazamento de memória no aplicativo Microsoft Photos:

https://www.thewindowsclub.com/shell-infrastructure-host-high-cpu-and-memory-usage

Você pode fazer o download e instalar a última versão disponível da biblioteca Visual C++ Runtime da MS, no link abaixo indicado:

https://learn.microsoft.com/pt-br/cpp/windows/latest-supported-vc-redist?view=msvc-170

• AntonioDS

Tinkerer

Olá!
    Ainda não fiz esses testes, mas descobri que esse meu Bug tem duas Variações.

Primeira Variação: A Frequencia trava do nada durante meu uso normal e mesmo finalizando o sihost.exe, ele não volta ao normal (tenho que reiniciar o Windows para voltar ao normal).

Segunda Variação: A Frequencia trava quando eu conecto o meu SSD externo no notebook e fico usando ele um pouco (não é toda as vezes, mas é 90% das vezes que eu conecto esse ssd). Nessa variação, finalizar o sihost.exe (para depois ele iniciar sozinho) sempre faz a frequência voltar ao normal.

Além disso descobri que, quando aperto "start monitor" nesse LantencyMoon, a frequência volta ao normal imediatamente (Não importa qual das duas variação).

• eGomes

Esse problema é bem chato de rastrear! Mas graças as suas observações, você está conseguindo reunir as peças do quebra-cabeça.

O LatencyMon está indicando que o driver de áudio nativo do Windows (HDAudBus.sys) está causando latência elevada no seu sistema. Procure atualizar o mesmo com a última versão disponível da Realtek (vide Windows Update).

Uma outra possibilidade, é que esse problema da APU travada na frequência máxima esteja sendo causada em nível de hardware (bug no SMU).

Os Nitro AN515-45 sofrem do mesmo mal que os Aspire 5 A515-45(G) e Nitro AN515-44 series, devido a falta de atualização do microcódigo AGESA e SMU. Onde a Acer simplesmente ignora, e faz de conta que o problema não é deles!

De acordo com o histórico de atualizações, a última versão do firmware UEFI / BIOS 1.11 conta com o AGESA CezannePI-FP6_1.0.0.C. Sendo que a versão recomendada pela AMD, é a CezannePI-FP6 1.0.1.0 (lançada em janeiro de 2024).

Em relação ao comportamento observado ao conectar seu SSD externo, desabilitar a suspensão seletiva do USB nas opções de energia, talvez possa ajudá-lo a contornar o problema.