Upgrade para o meu Aspire A315-24P-R3CQ

bielcarreiro
bielcarreiro Member Posts: 1 New User

Olá, desculpe o incômodo. Abri este fórum com o intuito de confirmar se meu modelo não está apto a algum upgrade, exceto SSD ou HD, claro. Caso haja algum possível, eu agradeceria se me dissesse qual. Obrigado pela compreensão.
16 GB RAM LPDDR5 de até 5500 MHz
512 GB SSD NVMe PCIe 4.0 x4 M.2 2280
AMD Ryzen™ 5 7520U
Wi-Fi 6E- 2x2 MU-MIMO

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,709 Guru
    editado julho 2024

Olá @bielcarreiro,

Seja bem-vindo!

Lamentavelmente os Aspire A315-24P possuem apenas módulos RAM soldados diretamente no PCB da placa-mãe (uma péssima prática), impossibilitando o upgrade:

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 14,415 Trailblazer

Olá, você pode substituir o SSD NVMe PCIe 4.0 x4 M.2 2280 de 512 GB por um NVMe Gen4 Samsung 990 Evo muito rápido de até 2 TB.

• PlayerGab
    PlayerGab Member Posts: 127 Skilled Fixer WiFi Icon
    editado julho 2024

Embora eu seja obrigado a concordar com @eGomes na opinião dele acerca da prática de se colocar memória RAM soldada diretamente na Placa-Mãe, considero que 16GB é uma quantidade aceitável, ainda mais quando se trata de LPDDR5 (com velocidade bem rápida).

É claro que também é bom considerar que cada faixa de configuração de notebook/PC se direciona a perfis de usuário específicos (e 16GB RAM, com ausência de placa de vídeo dedicada, nesse caso, pode não ser suficiente quando se trata de modelos destinados à produtividade, por exemplo, mas pode ser uma boa configuração para intermediários na faixa de desempenho um pouco mais alto).

Apesar disso, meu comentário tem o objetivo de compartilhar informações que podem ajudar na compra de outros modelos, eventualmente, ou na realização de futuros upgrades em outras máquinas:

RAM DDR4 SO-DIMM: memória RAM para notebook. Passível de upgrade.

RAM DDR5 SO-DIMM: memória RAM para notebook (de última geração, mais rápida). Passível de upgrade.

RAM DDR4 DIMM: memória para PC de mesa (Desktop).

RAM DDR5 DIMM: memória para PC de mesa (Desktop, última geração. Mais rápida).

RAM LPDDR4 ou LPDDR5: Memória RAM "Low Power" (baixa energia). Soldada em placa. Normalmente mais rápida do que a não soldada, mas não é possível fazer upgrade.

RAM LPDDR5X: Memória RAM de baixo consumo energético, soldada em placa, projetada para performance/velocidade eXtrema. Não passível de upgrade.

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 14,415 Trailblazer

LPDDR5/X soldado está em todo lugar, é uma maneira fácil de obter maior desempenho em um laptop. Você o encontrará usado em laptops de última geração, bem como em laptops de gama média e baixa. Até que o CAMM (Compression Attached Memory Module) comece a ser adotado em laptops, a soldagem é a única maneira de obter memória RAM de maior velocidade. 😉

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,876 Trailblazer

Olá, bom dia.

O problema do módulo soldado é que ficamos meio que refém da capacidade, visto que os valores mudam demais para o comércio aqui do Brasil. Em outras áreas em tese a diferença não é tão gritante assim, mas aqui infelizmente é um item que nos faz desistir da compra.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!