Tenho um Acer Aspire 5 (A515-45-R36L) com menos de um mês de uso, e desde que este chegou, venho percebendo o seguinte: não tenho um desempenho nem um pouco parecido com o que vi em canais de review no Youtube.
Influenciadores com o mesmo PC conseguiram jogar jogos e fazer benchmarks com uma media de, por exemplo, 50 quadros em determinadas configurações, e eu, até em configurações bastante reduzidas, não consegui obter médias parecidas.
Tentando encontrar uma solução, já tentei:
- Instalar um sistema mais atual (W11). Atualmente uso Windows 10.
- Usar drivers de vídeo fornecidos no site da AMD compatíveis com o processador (tendo os devidos cuidados pro Windows Update não sobrescrever estes).
- Usar drivers de vídeo fornecidos pela Acer, tendo feito uma instalação limpa e tomando o mesmo cuidado que citei acima.
- Usar planos de energia diferentes, além de entender a ferramenta Acer Care Center e usar ela ao meu favor.
- Otimizar superficialmente o sistema, fazendo coisas que um usuário normal faria para obter mais desempenho.
Mas tudo isso sem o sucesso esperado.
Uns dias atrás, resolvi realizar alguns benchmarks simples para tentar diagnosticar algo, e enfim achei uma coisa bem curiosa:
No CPU-Z, ao realizar o teste com o carregador conectado no notebook, obtenho em média 2500 pontos em multi thread. Assim que desconecto o carregador, a pontuação sobe para a casa dos 4800 pontos.
O mesmo se repete no Cinebench 23: no carregador, obtive algo como 4000 pontos. Na bateria, 8000.
Há algo de errado com meu notebook ou isso é comum?
[Titulo editado para incluir o modelo do produto]