Aspire A515-45 Atualizar BIOS reinicialização inesperada

Marcosesoj
Marcosesoj Member Posts: 1 New User
editado maio 28 em Laptops

Bom dia!

Pessoal, me tirem uma duvida.

Após a garantia expirar do notebook Aspire A515-45 comecei a reparar reinicialização inesperada. Procurando na internet, vi vários relatos de pessoas com o mesmo problema, a famosa tela azul.

Observei um comentário fala orientava a atualização da BIOS.

Atualmente a versão da BIOS, pelo CPU-Z, é a V1.08 Date 09/06/2021.

Será que realmente eu precisaria atualizar a BIOS para possivelmente ajustar esse problema? E também se há algum risco para essa atualização?

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá @Marcosesoj,

    Seja bem-vindo!

    Haverá riscos se estes problemas de reinícios espontâneos também ocorrerem durante o processo de atualização de BIOS!

    Infelizmente estes laptops possuem um grave problema devido a falta de atualização do microcódigo AMD AGESA e SMU.

    Recomenda-se desinstalar o software Acer Care Center (ACC) e verificar se estes problemas de reboots espontâneos persistem. E então, após ter absoluta certeza de que o sistema esteja estável instalar pelo menos a versão 1.14.

  • LuisMenta
    LuisMenta Member Posts: 13

    Tinkerer

    Caro @Marcosesoj, não sei se você já conseguiu alguma solução ou se desistiu de tentar, mas indico outro fórum ativo que trata desse problema dos reinícios aleatórios. Na prática acho que ninguém sabe exatamente qual é a causa e, portanto, qual a solução, nem os técnicos da ACER, da AMD ou da Microsoft. O que há é um monte de chutes no escuro, as vezes com algum indício mais ou menos coerente, mas sem qualquer garantia de solução definitiva.
    Dê uma olhada nesse fórum que ainda está ativo, com alguns procedimentos do tipo tentativa e erro, que pode encurtar o caminho para achar uma possível solução evitando procedimentos inócuos.

    https://community.acer.com/pt/discussion/700245/acer-aspire-5-a515-45-e-seu-erro-kernel-power/p1

    No final ao menos estou com meu sistema mais estável e menor recorrência de reinícios, já são uns dois meses sem.

    Quanto a versão da bios eu sempre instalo a mais atual para meu modelo, que é mesmo que você tem, mas isso por si só não resolve o problema dos reinícios inesperados.

  • JefersonBAlmeida
    JefersonBAlmeida Member Posts: 8

    Tinkerer

    Enviei meu notebook para a assistência técnica porque não suportava mais o barulho constante da ventoinha. O técnico identificou um problema no VRM, onde uma das bobinas está superaquecendo e não está transferindo energia corretamente para o processador. Defeito no VRM, isto pode estar causando os reinícios inesperados, já que o processador não está recebendo a energia de forma adequada.