Nitro 5 AN-515-47 esquentando mesmo sem nenhum programa rodando

ItamarB
ItamarB Member Posts: 9

Tinkerer

editado maio 15 em Gaming - Predator e Nitro

Boa noite, bom, abrí uma discussão aqui há um tempo sobre as memórias e tals, me conformei com o clock....

Agora, com 3 meses de comprado, o notebook está esquentando muito, mesmo sem nenhum programa rodando, exceto o Nitro Sense.

As vezes, chega a bater 88°c...

Como posso está resolvendo isso?

Limpeza e troca de pasta térmica??? Slá, me dêem um luz por favor rsrs.

[Título editado para incluir descrição do tópico]

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,315 Guru

Olá @ItamarB,

A substituição da pasta térmica por um composto de alta performance certamente irá auxiliar na redução e melhora nas temperaturas obtidas. No entanto, considerando que o seu laptop é relativamente novo e possui pouco tempo de uso. É preciso observar outros itens:

1. Inicialmente, utilize as ferramentas Gerenciador de Tarefas (taskmgr.exe) e Monitor de Recursos (resmon.exe) para examinar se não há algum processo e/ou serviço consumindo recursos da CPU de maneira excessiva;
    2. Examine e desabilite eventuais programas desnecessários (via msconfig), que por ventura estejam inicializando com Windows;
    3. Atualize o driver dos dispositivos com as últimas versões disponibilizadas;
    4. Procure instalar todas as atualizações do Windows disponíveis;
    5. Verifique se o firmware UEFI / BIOS do seu Nitro 5 AN515-47 está atualizado com a última versão disponível: https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_AN515-47/downloads?suggest=AN515-47;1
    6. Faça uma varredura (scan) por eventuais programas maliciosos e vírus (botnet, crypto jacking, ransonware, etc), que por ventura possam ter infectado o seu sistema.

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,405 Trailblazer

Olá, boa noite.

Esses 27% de uso está meio alto para Idle.

Já verificou se não há algum programa em segundo plano? Por exemplo, TeamViewer, Steam, Epic...

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• ItamarB

Tinkerer

Bom dia, sim.

Esse fato foi uns 5 minutos após ligar ele, a steam, Discord e outros programas com inicialização automática estão desativadas...

• RenanVilela

Consegue nos mandar um print do Gerenciador de Tarefas? Na aba Processos clique em CPU e ele vai mostrar quem está consumindo mais processamento.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• ItamarB

Tinkerer

Opa, desculpa a demora. Acabei de chegar em casa....

• RenanVilela

Há um programa consumindo muita CPU, AMD User Experience, experimente finalizá-lo e veja como as temperaturas vão ficar.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,315 Guru
    editado maio 16

Complementando a sugestão do nosso amigo, no link abaixo indicado você poderá encontrar um vídeo tutorial (em inglês) ensinando como sair e desativar o programa AMD User Experience (AUEPDU.exe). Cuja função é coletar informações de maneira anônima sobre o hardware utilizado e telemetria do sistema:

• ItamarB

Tinkerer

Opa, boa noite.

Bom fiz os processos citados acima, sobre o AMD user experience, mas nada. Agora, neste momento com Discord, Steam, Edge e o Sense está batendo 86°. Liguei o cooler desceu para 65°.

• ItamarB

Tinkerer

Quais programas "inúteis" posso desinstalar para ver se há alguma melhora?

Irei dar uma olhada no video. @eGomes

• RenanVilela

As ventoinhas estão na média de quantas rotações?

Seria interessante verificar com algum outro programa, por exemplo, Hwinfo, se as temperaturas estão batendo de fato.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD