Embora haja perguntas semelhantes no site, nenhuma das informações fornecidas anteriormente sanou a minha dúvida. Fiz um upgrade de RAM no meu notebook, modelo A515-56-327T, equipado com Intel Core i3 de 11ª Geração, e que tinha 4GB RAM originalmente. Agora possui 12GB RAM em Flex Mode (8+4GB).
Sei que a pré-alocação de VRAM para a GPU integrada não afeta o desempenho dela diretamente, e que pelo menos as GPUs integradas da Intel alocam mais RAM automaticamente conforme a necessidade (até o limite de metade de toda a RAM disponível no sistema, conforme o relatório do DirectX).
Porém, certos jogos usam o valor da memória pré-alocada por padrão como parâmetro de pré-configuração, inclusive bloqueando os ajustes mais altos com base nesse valor (como é o caso dos jogos de futebol Pro Evolution Soccer), muito embora este notebook tenha processamento gráfico e RAM suficiente para rodar os PES 2013, 2014 e 2015, por exemplo, com todos os ajustes no máximo, em 720p ou em 1080p. Porém, a seleção de ajuste máximo não é possível por causa da falta de RAM alocada.
Com base em tudo isso, e considerando também que, em outras perguntas semelhantes, é informado que o sistema controla essa pré-alocação de memória (e não a BIOS mais recente dos modelos Acer), é possível alterá-la de outra forma? (Minha BIOS é a 1.12, Revisão 5.0).
[Título editado para incluir modelo do produto]