Alocação de RAM para a VRAM - É possível no Acer Aspire 5 A515-56?

PlayerGab
PlayerGab Member Posts: 127 Skilled Fixer WiFi Icon
editado maio 13 em Laptops

Embora haja perguntas semelhantes no site, nenhuma das informações fornecidas anteriormente sanou a minha dúvida. Fiz um upgrade de RAM no meu notebook, modelo A515-56-327T, equipado com Intel Core i3 de 11ª Geração, e que tinha 4GB RAM originalmente. Agora possui 12GB RAM em Flex Mode (8+4GB).

Sei que a pré-alocação de VRAM para a GPU integrada não afeta o desempenho dela diretamente, e que pelo menos as GPUs integradas da Intel alocam mais RAM automaticamente conforme a necessidade (até o limite de metade de toda a RAM disponível no sistema, conforme o relatório do DirectX).

Porém, certos jogos usam o valor da memória pré-alocada por padrão como parâmetro de pré-configuração, inclusive bloqueando os ajustes mais altos com base nesse valor (como é o caso dos jogos de futebol Pro Evolution Soccer), muito embora este notebook tenha processamento gráfico e RAM suficiente para rodar os PES 2013, 2014 e 2015, por exemplo, com todos os ajustes no máximo, em 720p ou em 1080p. Porém, a seleção de ajuste máximo não é possível por causa da falta de RAM alocada.

Com base em tudo isso, e considerando também que, em outras perguntas semelhantes, é informado que o sistema controla essa pré-alocação de memória (e não a BIOS mais recente dos modelos Acer), é possível alterá-la de outra forma? (Minha BIOS é a 1.12, Revisão 5.0).

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhores respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,297 Guru
    Responder ✓

Olá,

Conforme já mencionado, a alocação de memória de vídeo (VRAM) é feita de maneira dinâmica (DVMT) pelo gerenciador de memória de vídeo + driver do controlador gráfico.

Alguns fabricantes OEM implementam em seus firmware UEFI / BIOS a possibilidade do usuário configurar a porção de memória máxima que será alocada:

Posso aumentar a memória de vídeo dedicada para gráficos Intel?

Em relação ao seu problema para rodar seus jogos com determinadas configurações:

Não é garantido que vá funcionar, mas você pode tentar ajustar a entrada DedicatedSegmentSize através do Editor de Registro do Windows (regedit.exe). Para fazer com que o driver do controlador gráfico "reporte" ao sistema operacional de "maneira fictícia" a quantidade de memória dedicada:

Chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Intel\GMM
    Nome : DedicatedSegmentSize
    Tipo : REG_DWORD
    Valor: 0-512 MB (decimal)

Veja também:

Perguntas frequentes sobre Intel® Graphics Memory no Windows® 10 e Windows 11*

• PlayerGab
    editado junho 21 Responder ✓

Olá mais uma vez, @eGomes. Obrigado por voltar à análise desse problema e sugerir uma solução alternativa. Curiosamente, o novo local da chave, fornecido pelo internauta no fórum da Intel, que você menciounou, está errado no meu notebook por um dígito apenas. Veja só:

Localização citada pelo internauta:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4d36e968-e325-11ce-bfc1-08002be10318}\0001

Localização no meu Acer Aspire 5:
    HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4d36e968-e325-11ce-bfc1-08002be10318}\0000

Seguindo os mesmos passos anteriormente citados por você, isto é: 1. Colocando a nova chave GMM nesse lugar, 2. Com o valor DWORD 32-bit de 512, base Hexadecimal… curiosamente, o sistema agora triplicou o valor que forneci (em vez de 512MB de memória dedicada, a VRAM registra 1536MB agora). Não era o esperado, mas resolveu meu problema. Então, muito obrigado por toda a sua contribuição.

• PlayerGab
    Responder ✓

Para mais informações acerca do problema, sugiro a leitura desse artigo (que me fez identificar o erro na localização):

https://www.baboo.com.br/desinformacao/chave-do-registro-nao-aumenta-a-quantidade-de-vram/

• eGomes
    Responder ✓

Olá @PlayerGab,

Que boa notícia e ficamos felizes em saber que tenha funcionado!

De fato, dependendo da configuração do hardware o número da chave no registro correspondente a GPU Intel poderá ser diferente (0000, 0001, 0002, etc).

Ambos os autores sugerem que deve ser consultado a entrada ProviderName (REG_SZ), e a mesma deverá conter o seguinte valor:

"Intel Corporation"

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 13,358 Trailblazer

Você já respondeu sua própria pergunta: O tamanho da VRAM é governado exclusivamente pelo Windows e só pode ser aumentado se você instalar um SODIMM de 16GB-2666MHz com RAM máxima suportada de 20GB (4GB são soldados na placa-mãe). O BIOS não tem controle sobre a RAM.

• eGomes
    Responder ✓

Olá,

Conforme já mencionado, a alocação de memória de vídeo (VRAM) é feita de maneira dinâmica (DVMT) pelo gerenciador de memória de vídeo + driver do controlador gráfico.

Alguns fabricantes OEM implementam em seus firmware UEFI / BIOS a possibilidade do usuário configurar a porção de memória máxima que será alocada:

Posso aumentar a memória de vídeo dedicada para gráficos Intel?

Em relação ao seu problema para rodar seus jogos com determinadas configurações:

Não é garantido que vá funcionar, mas você pode tentar ajustar a entrada DedicatedSegmentSize através do Editor de Registro do Windows (regedit.exe). Para fazer com que o driver do controlador gráfico "reporte" ao sistema operacional de "maneira fictícia" a quantidade de memória dedicada:

Chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Intel\GMM
    Nome : DedicatedSegmentSize
    Tipo : REG_DWORD
    Valor: 0-512 MB (decimal)

Veja também:

Perguntas frequentes sobre Intel® Graphics Memory no Windows® 10 e Windows 11*

• PlayerGab

Eu já havia tentado a alteração no Editor de Registro, e ela não funciona, pelo menos para o meu modelo de notebook, no Windows 10. Ainda assim, obrigado a todos pelas respostas.

• eGomes

Olá,

Estive pesquisando sobre este problema, e encontrei esta informação:

https://community.intel.com/t5/Graphics/DedicatedSegmentSize-value-in-registry-doesn-t-do-anything/m-p/1594141/highlight/true#M130606

Parece que o local desta chave no Registro foi alterado, para atender um requisito no isolamento de pacote de drivers no Windows.

• PlayerGab
    editado junho 21 Responder ✓

Olá mais uma vez, @eGomes. Obrigado por voltar à análise desse problema e sugerir uma solução alternativa. Curiosamente, o novo local da chave, fornecido pelo internauta no fórum da Intel, que você menciounou, está errado no meu notebook por um dígito apenas. Veja só:

Localização citada pelo internauta:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4d36e968-e325-11ce-bfc1-08002be10318}\0001

Localização no meu Acer Aspire 5:
    HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4d36e968-e325-11ce-bfc1-08002be10318}\0000

Seguindo os mesmos passos anteriormente citados por você, isto é: 1. Colocando a nova chave GMM nesse lugar, 2. Com o valor DWORD 32-bit de 512, base Hexadecimal… curiosamente, o sistema agora triplicou o valor que forneci (em vez de 512MB de memória dedicada, a VRAM registra 1536MB agora). Não era o esperado, mas resolveu meu problema. Então, muito obrigado por toda a sua contribuição.

• PlayerGab
    Responder ✓

Para mais informações acerca do problema, sugiro a leitura desse artigo (que me fez identificar o erro na localização):

https://www.baboo.com.br/desinformacao/chave-do-registro-nao-aumenta-a-quantidade-de-vram/

• eGomes
    Responder ✓

Olá @PlayerGab,

Que boa notícia e ficamos felizes em saber que tenha funcionado!

De fato, dependendo da configuração do hardware o número da chave no registro correspondente a GPU Intel poderá ser diferente (0000, 0001, 0002, etc).

Ambos os autores sugerem que deve ser consultado a entrada ProviderName (REG_SZ), e a mesma deverá conter o seguinte valor:

"Intel Corporation"