A315-53G: Memória RAM DDR4 de 2400MHz vai funcionar?

patriciaaguiar
patriciaaguiar Member Posts: 6

Tinkerer

editado abril 10 em Laptops

Tenho um pc Acer Aspire A315-53G-50NW e comprei uma memória RAM DDR4 de 2666 mhz (16GB) mas o pc não funciona, se eu colocar uma memória RAM DDR4 mas de 2400mhz (16GB) vai funcionar?

[Título editado para incluir modelo do produto e descrição do tópico]

Melhor resposta

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,311 Guru
    Responder ✓

Olá @patriciaaguiar,

Neste caso acredito que a solução mais indicada seria procurar uma assistência técnica que possa realizar um teste, antes de você adquirir um novo módulo RAM. E com isso evitar gastos desnecessários! 😉👍

Respostas

• eGomes
    editado abril 10

Olá @patriciaaguiar,

Seja bem-vinda!

Segue abaixo as especificações de módulos RAM suportados pelo seu Aspire 3 A315-53G:

Créditos e agradecimentos pela informação para @Commodore_1995#.

Em tese este módulo RAM que você instalou deveria funcionar em frequências de operações inferiores.

Se possível, poste aqui uma imagem (nítida) da etiqueta com as informações impressas neste módulo que você adquiriu.

Seria interessante verificar se este módulo RAM está funcionando corretamente, e testar o mesmo em outro equipamento.

• patriciaaguiar

Tinkerer

Sim nós testamos no pc do meu namorado e funcionou na perfeição.

• eGomes
    editado abril 11

É possível que esteja havendo algum problema de incompatibilidade por causa dos perfis ou timings (CL 19-19-19-43) suportados por este módulo RAM da G.SKILL F4-2666C19S-16GRS.

Primeiramente, verifique se o firmware UEFI / BIOS do seu Aspire A315-53G está atualizado com a última versão disponível (2.03):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Aspire_A315-53G/downloads?suggest=A315-53G;0

Lembrando também que, laptops Acer não possuem suporte nativo para módulos RAM com perfil Intel XMP / AMD EXPO (overclock).

• patriciaaguiar

Tinkerer

Sim também já atualizei o firmware UEFI / BIOS e continuou tudo igual, o mais estranho é que o pc do meu namorado é um modelo muito idêntico (Acer Aspire A315-41G-R4CD) e funciona perfeitamente quando colocamos essa mesma memória RAM

• eGomes

Olá @patriciaaguiar,

Muito interessante este seu relato! Ele vai servir de referência para outros usuários, que por ventura venham a ter o mesmo problema.

Os laptops modelo Aspire A315-41G, são equipados com processadores AMD Ryzen 5 2500U.

Experimente fazer um teste, instalando o módulo RAM original do laptop do seu namorado no seu Aspire A315-53G. Para descartarmos a possibilidade de problemas no slot SODIMM.

Se funcionar, o jeito vai ser procurar por outro módulo RAM que seja compatível. Segue abaixo algumas recomendações:

https://br.crucial.com/compatible-upgrade-for/acer/aspire-3-a315-53g

https://www.kingston.com/br/memory/search/model/100578/acer-aspire-3-a315-53x-xxx

Outras opções seriam, da ADATA e SMART Modular Technologies (SMS4WEC8C2J2446SAG).

• patriciaaguiar

Tinkerer

Tentámos instalar módulo RAM original do laptop do meu namorado no meu pc e este também não funcionou

• eGomes

Procure fazer uma inspeção minuciosa nos contatos do slot SODIMM do seu laptop, para verificar se não há algum pino desalinhado (torto) ou com alguma sujidade (poeira).

Se for necessário realizar uma limpeza, desconecte a fonte do carregador + bateria, e então utilize um pincel (de preferência antiestático).

• patriciaaguiar

Tinkerer

Infelizmente também não resultou

• eGomes
    Responder ✓

Olá @patriciaaguiar,

Neste caso acredito que a solução mais indicada seria procurar uma assistência técnica que possa realizar um teste, antes de você adquirir um novo módulo RAM. E com isso evitar gastos desnecessários! 😉👍

• patriciaaguiar

Tinkerer

Vai ser o melhor a fazer 😊

Muito obrigada por toda a atenção e ajuda😊