Não estou conseguindo instalar o Linux Ubuntu no meu notebook ES1-572

Opções
luiz98
luiz98 Member Posts: 3 New User
editado abril 10 em Laptops

Não estou conseguindo instalar o linux ubuntu no meu notebook acer aspire es15723562. Já tentei vários tipos de softwares criadores de pendrive bootavel, e 3 versões de linux diferentes. A instalação ocorre tudo normal, mas ao remover o pendrive de boot na inicialização, o sistema não carrega, diz que não tem nenhum device de boot. Já desabilitei o secure boot na bios. uso o modo EFI da bios, e gpt ou mbr no pendrive, nenhum funciona.

[Título editado para incluir descrição do tópico]

Respostas

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,627 Trailblazer
    Opções
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • luiz98
    luiz98 Member Posts: 3 New User
    Opções

    Não. Pretendia um dual-boot com win10 e ubuntu 22.04, mas nao está aceitando. Há um tempo, quando o ubuntu 19.04 era a versao mais atual, cheguei instalar o ubuntu, o windows 10 e o windows 11 (forçado, pois minha máquina não aceita win11). Tudo funcionava de boa, e tudo em modo UEFI na bios. Uma observação importante é que a versão da miha bios na época era 1.12, hoje a versão mais atual, segundo o site da acer é a 1.17, porém, minha máquina esta'com bios na versaõ 1.18. Já fiz um downgrade forçado para a 1.17, mas a propria bios volta a se atualizar para 1.18 após reiniciar o computador. (Outra observação é que o ubunut 22.04 possui suporte para modo UEFI).

  • luiz98
    luiz98 Member Posts: 3 New User
    Opções

    Nao testei mais bualbool, mas consegui instalar o ubunut 22.04 puro na minha máquina, porém, em modo legacy. O modo UEFI não funciona de jeito maneira.

    O ruim é que o modo legacy não tem suporte a secure boot, e eh muito demorado na inicialização do SO.

    Sinceramente, minha próxima opçao de compra vou desconsiderar a marca Acer.