Instalação de SSD em Acer Aspire 5 A515-55G-588G

Opções
patrick_ss
patrick_ss Member Posts: 6

Tinkerer

editado abril 8 em Laptops

Recentemente instalei SSD no notebook da minha namorada, cujo modelo é mencionado no título. Comprei um SSD Kingston e usei a moldura que veio com o produto. No entanto, o SSD não se encaixava à moldura até que removi uma espécie de filme plástico, que ficava no fundo da mesma. Achei que estivesse ali só pra auxiliar no encaixe, deixando o SSD fixo, porque já instalei o SSD em outros notebooks e não vi esse filme

Quando o fiz, consegui parafusar o SSD e instalei de acordo com instruções que encontrei aqui no site. A retirada do filme foi um tiro no pé?

No dia seguinte à instalação, o computador ficou lento e o SSD deixou de ser acessível. Reiniciei o notebook e a lentidão parou, mas o SSD continua inacessível. Quais os riscos que o notebook corre? Preciso tirar o SSD de lá? O SSD parou de funcionar por falta do filme plástico? Tirei porque não faria sentido, pra mim, ter o filme plástico num ambiente quente como é o interior do notebook, mas temo pela saúde do notebook como um todo agora

Melhor resposta

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    Responder ✓
    Opções

    Olá,

    Procure examinar se o flat cable para disco 2.5" está instalado corretamente no conector da placa-mãe (HDD1).

    Para verificar se este SSD da Kingston é realmente genuíno e o estado de saúde do mesmo, faça o download e execute a ferramenta Kingston® SSD Manager (KSM). Através desta ferramenta, será possível também verificar se há atualizações de firmware disponíveis para sua unidade SSD.

Respostas

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,759 Trailblazer
    Opções
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • patrick_ss
    patrick_ss Member Posts: 6

    Tinkerer

    Opções

    Bom dia! Obrigado por responder.

    Foi um SSD de 2.5 polegadas da Kingston, modelo SA400S37/240G

  • patrick_ss
    patrick_ss Member Posts: 6

    Tinkerer

    Opções

    Talvez valha a pena esclarecer um ponto: Na postagem, disse que "usei a moldura que veio com o produto". A moldura, na verdade, é a que veio com o notebook!

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,759 Trailblazer
    Opções

    Nesse link consegue especificar qual plástico é?

    https://www.google.com/search?sca_esv=3acf9be9fedf7d41&sca_upv=1&sxsrf=ACQVn0_lb7_XjVpAvIt0rvpMW2kWsyIhoQ:1712590328751&q=SSD+de+2.5+polegadas+da+Kingston,+modelo+SA400S37/240G&uds=AMwkrPuLKzJ_1P7-HAQUodNGeXlgg3DtUF3rrGNoGnSwh4MoCwFRddNhBUR8nnG8dBFMD2e1uLQUf5ETDNG2rIoH-fnBafqD0r7BsFRuaCJNgdGQRNC_xgu6fwoc68iOg4tudnEv5JPIWT4ouJl3jAjq-6aAY_F543jtRPRkz9kf6OHbcxir6rL6lgAOTWctquw4JHmohZ7h7NTpLwKNL46iwpxnZLCueu_bIBwkFyWMvNwTuzkep0czJScvOUdUbDYHh0g402Kmqmp621PCg12bvElBYfaAGgretk4-I9JmBAJjiMwYp9mQriS6dD2M1eMhbylvykhLSc0c_wgcpdckB2L1i1Nhw6NMbfFyUuWrmQmxen5BUoFqeKLice6INrVTddkhrQfC&udm=2&prmd=sivnbmtz&sa=X&ved=2ahUKEwjXjcOR-LKFAxXApZUCHeZCCzQQtKgLegQICxAB&biw=2320&bih=1167&dpr=1.65

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • patrick_ss
    patrick_ss Member Posts: 6

    Tinkerer

    Opções

    Me refiro ao plástico na figura acima, se conseguir perceber: Ele está no fundo da moldura ali. Ele pertence à moldura que vem já com o notebook, e não ao SSD. Também aproveito esse comentário para mais atualizações.

    1. Eu acessei o utilitário de configurações do computador ao apertar F2 logo após reiniciar o mesmo e, lá, o SSD recém-instalado está listado normalmente
    2. Depois de fechar o utilitário, o SSD voltou a ser reconhecido
    3. Depois de cerca de 3 horas de utilização do notebook pra trabalho, um erro BSOD foi lançado com o código UNEXPECTED_STORE_EXCEPTION

    Depois desses ocorridos, passo a suspeitar que o problema esteja mais no SSD do que no processo de instalação

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,759 Trailblazer
    Opções

    O SSD foi comprado de loja confiável?

    Pergunto pois pelo Aliexpress pode vir falso.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • patrick_ss
    patrick_ss Member Posts: 6

    Tinkerer

    Opções

    Comprei o SSD pelo MercadoLivre, com anúncio e vendedor bem avaliados e nada de preço abaixo da média. Esses são os meus parâmetros na hora de comprar. Vou testar ele em outro computador. Se ocorrer algo de estranho, acabo concluindo que o problema é o SSD mesmo

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    Responder ✓
    Opções

    Olá,

    Procure examinar se o flat cable para disco 2.5" está instalado corretamente no conector da placa-mãe (HDD1).

    Para verificar se este SSD da Kingston é realmente genuíno e o estado de saúde do mesmo, faça o download e execute a ferramenta Kingston® SSD Manager (KSM). Através desta ferramenta, será possível também verificar se há atualizações de firmware disponíveis para sua unidade SSD.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,759 Trailblazer
    Opções

    Não acho que essa fita possa estar causando esses erros, visto que ela fica na parte de trás do SSD, longe do encaixe do cabo flat.

    Como foi dito acima, verifique o encaixe se está firme no SSD, bem como na placa mãe, e também verifique a autenticidade do SSD com a ferramenta sugerida.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • patrick_ss
    patrick_ss Member Posts: 6

    Tinkerer

    Opções

    Agradeço os comentários de ambos. Eu utilizei o software mencionado para checar a autenticidade do SSD e o mesmo não foi reconhecido. A partir daí, já realizei a devolução do produto, concluindo que o problema era ele mesmo e não a instalação

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,759 Trailblazer
    Opções

    MercadoLivre de fato está complicado mesmo.

    Assim que adquirir um novo SSD nos dê um feedback se a instalação der tudo certo.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!