AN515-57: Tela azul da morte com a atualização de Driver de vídeo Nvidia GeForce GTX

Opções
Marcanacleto
Marcanacleto Member Posts: 8

Tinkerer

editado abril 5 em Gaming - Predator e Nitro

Olá, amigos,

Venho enfrentando o problema da famosa "tela azul da morte" sempre que tento atualizar o drive da placa gráfica do meu sistema. Já tentei diversas soluções disponíveis, mas nada em que solucione. Já usei várias ferramentas do próprio windows como a reparação de arquivos ("sfc /scannow", "chkdsk C: /f /r" e "dism /online /cleanup-image /restorehealth") e também o teste de diagnóstico da memória RAM ("mdsched.exe"). Os seguintes Stop Codes foram informados:
"KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE

What failed: nvpcf.sys"

"PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA"

Já desinstalei os drivers e vou tentar reinstalar uma versão anterior até que se tenha alguma solução para esse problema.

[Título editado para incluir modelo do produto e descrição do tópico]

Melhor resposta

  • Marcanacleto
    Marcanacleto Member Posts: 8

    Tinkerer

    Responder ✓
    Opções

    Saiu uma nova versão do driver recentemente, fui atualizar e aconteceu o mesmo problema, como eu já estava passando por esse problema constantemente optei por restaurar o PC e resolveu o problema.

Respostas

  • Marcanacleto
    Marcanacleto Member Posts: 8

    Tinkerer

    editado abril 5
    Opções

    Eu tenho esse problema também, mesmo estando com a BIOS atualizada, o problema acontece exatamente como o colega descreve.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,623 Trailblazer
    Opções

    Olá, boa tarde.

    Você está tentando atualizar a gráfica integrada intel ou a gpu dedicada?

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Marcanacleto
    Marcanacleto Member Posts: 8

    Tinkerer

    Opções

    É a GPU dedicada.

  • Marcanacleto
    Marcanacleto Member Posts: 8

    Tinkerer

    Opções

    Fiz alguns testes aqui e tenho o problema da tela azul a partir da versão 551.86 da driver da placa gráfica dedicada, durante o processo de instalação o notebook trava na tela azul. Estou utilizando 2 versões anteriores a atual (551.76) que executa a instalação até o final sem problemas.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,929 Guru
    Opções

    Olá,

    O arquivo nvpcf.sys pertence ao dispositivo NVIDIA Platform Controllers and Framework.

    É possível encontrar sugestões na Web, recomendando utilizar a ferramenta DDU para desinstalar o driver dos controladores gráficos. E posteriormente, remover este dispositivo via Gerenciador de Dispositivos ou via utilitário pnputil, antes de instalar o novo driver:

    pnputil /remove-device "ACPI\NVDA0820\NPCF"
    pnputil /remove-device "ROOT\UNNAMED_DEVICE\0000
    pnputil /scan-devices
    

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,623 Trailblazer
    Opções

    Pode ser alguma incompatibilidade do driver com a versão do W10, aqui no fórum houveram alguns usuários com problema semelhante.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Marcos_Pansani
    Marcos_Pansani Member Posts: 1 New User
    Opções

    Comigo acontece igual…., comprei meu nitro a pouco tempo, me assustei já dando erro de cara com atualização do driver da nvidia, tela da morte no windows 11….

    Quando reinicio o notebook, parece que "aparentemente" atualizou, mesmo com a tela da morte.., pelo menos a versão do driver mostra a ultima versão…, não sei se o driver está parcial…, mas não vi nenhuma lateração de performace….

    Driver original da Acer, vai de boa…, mas é mais antigo que os drivers oficiais da nvidia….

  • Marcanacleto
    Marcanacleto Member Posts: 8

    Tinkerer

    Responder ✓
    Opções

    Saiu uma nova versão do driver recentemente, fui atualizar e aconteceu o mesmo problema, como eu já estava passando por esse problema constantemente optei por restaurar o PC e resolveu o problema.

  • Marcanacleto
    Marcanacleto Member Posts: 8

    Tinkerer

    Opções

    Atualizando o caso, o problema voltou a acontecer, pensei que tivesse resolvido após a formatação do Note. Executei vários testes, tentei fazer um downgrade na BIOS do note e mesmo assim não consigo atualizar para a nova versão.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,623 Trailblazer
    Opções
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!