AN515-43-R9K7: Como resolver problema da placa de vídeo integrada sobrepondo a placa dedicada?
Tinkerer
Tenho um acer nitro 5 AN515-43-R9K7 e ultimamente tenho percebido quedas de fps nos jogos. Olhei no gerenciador de tarefas, durante os jogos a minha placa de vídeo dedicada (GTX 1650) não está sendo utilizada, ou quase não está sendo utilizada. Pelo contrário, a placa de vídeo integrada está sendo muito mais utilizada mesmo após as seguintes configurações:
[Título editado para incluir modelo do produto]
Melhor resposta
-
Não é um problema de sobreposição. é a temperatura da CPU que está muito alta. Acima de 90°C o sistema começa a estrangular.
A solução é limpar adequadamente os ventiladores e as saídas de ar e depois aplicar nova pasta térmica.
Dicas básicas para reduzir a temperatura são definir o bloqueio de fps para 60, 30, 100, etc. e garantir a ventilação adequada do laptop.windows 10/11 optimization guide for gaming
Windows 10/11 optimization guide for gaming — Acer Community
My AN515-43 laptop UserBenchmark-
https://www.userbenchmark.com/UserRun/515145662
Respostas
-
Olá, boa noite.
Já chegou a testar com um monitor externo ou TV?
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Olá, boa noite! Eu uso o monitor externo: AOC HERO 144hz
0 -
Eu fiz uma outra tentativa também que foi desativar a placa de vídeo integrada pelo gerenciador de dispositivos. Porém, para de transmitir vídeo pela porta HDMI e daí não consigo utilizar o monitor externo.
0 -
Não é um problema de sobreposição. é a temperatura da CPU que está muito alta. Acima de 90°C o sistema começa a estrangular.
A solução é limpar adequadamente os ventiladores e as saídas de ar e depois aplicar nova pasta térmica.
Dicas básicas para reduzir a temperatura são definir o bloqueio de fps para 60, 30, 100, etc. e garantir a ventilação adequada do laptop.windows 10/11 optimization guide for gaming
https://www.userbenchmark.com/UserRun/515145662 -
Experimente cravar os FPS em 60 (Sincronização Vertical ativa) e veja se o problema vai ocorrer.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Irei testar e retornarei com o resultado!
0 -
Vou testar! Mas a intenção é rodar os jogos com mais de 60 FPS já que é muito pouco pra jogar. Na época que peguei esse notebook rodava Fortnite a 144-200 fps, Valorant a 180-240… Por mais que já tenha passado um tempo e os jogos tenham pesado mais, tinha só 8gb ram na época e agora tenho 16gb ent não faz sentido essa queda absurda de FPS e essa alteração nas placas de vídeo, coisa que não ocorria antes.
Outra coisa, a queda de FPS está ocorrendo apenas no Valorant e Fortnite, já no NBA 2K23 roda liso…0 -
Verifique se o Valorant não está ficando com a CPU travada em 100%. No vídeo tutorial abaixo, há uma dica ensinando como adicionar o processo UnrealCEFSubprocess.exe (que geralmente, é o responsável por causar este sintoma) na lista de exceções do seu software antivírus:
2 -
Vou tentar e retorno o resultado!
0 -
Lembre-se sempre de que a otimização do jogo desempenha um papel importante nestes casos. Fortnite é uma otimização ruim e é conhecido por quedas e atrasos de fps. Eu nunca jogo Valorant, não conheço esse jogo.
Outros jogadores que jogam esses jogos podem saber algo ou configurações para reduzir atrasos ou travamentos. Tente discutir nas páginas de suporte ou comunidade do Fortnite/Valorant.windows 10/11 optimization guide for gaming
https://www.userbenchmark.com/UserRun/515145660 -
Atualize também as bibliotecas de runtime do Visual Studio 2015, 2017, 2019 e 2022 C++ com a última versão do pacote redistribuível disponível:
0 -
Eu fiz as paradas que vocês indicaram mas continua tudo da mesma forma. Eu to vendo que está aquecendo bastante e assisti uns vídeos a mais e talvez a pasta térmica do pc esteja ressecada e as "ventuinhas" estão bem sujas. Vou trocar a pasta térmica e limpar o pc e ver se ajuda um pouco…
1 -
Com certeza vai melhorar, procure utilizar uma pasta térmica de boa qualidade.
Depois conte para nós, os resultados obtidos!
1 -
Para melhor resfriamento e pasta térmica adequada. Verifique seu comentário na postagem abaixo
Está em inglês, então você pode usar o goggle tradutor se não entenderwindows 10/11 optimization guide for gaming
https://www.userbenchmark.com/UserRun/515145660 -
Experimente uma dica que está em minha assinatura para desativar o TurboBoost do processador, dessa forma ele trabalhará no clockbase , esquentando bem menos.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Já comprei a pasta térmica (IMPLASTEC TS-COLD) e estou esperando chegar. Eu abri o notebook e vi que realmente a pasta térmica e os thermal pads estão secos e bem desgastados. Qual tamanho de thermal pad devo comprar pro acer nitro 5?
0 -
Olá,
Acredito que você possa utilizar thermal pads com 1 mm de espessura.
Talvez nosso amigo @RenanVilela possa fazer a gentileza de verificar para nós e confirmar se há alguma informação adicional no manual de serviço do Nitro 5 AN515-43.
1 -
O manual não nos mostra essa informações, mas olhe o tópico:
Na minha opinião não convém uma espessura muito fina senão não haverá o contato com o dissipador, e nem uma espessura muito grossa.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!2