Artefatos na tela durante videogames / Problemas na placa de video (Aspire 5 A515-52G)

mvlruas
mvlruas Member Posts: 6

Tinkerer

Eu já pesquisei bastante sobre e descobri que provavelmente é algum problema na GPU (Nvidia MX130). Visto que ela é soldada na placa mãe e não é possível trocá-la, quais seriam opções possíveis para tentar solucionar o problema? Dizem que pode ser devido à problemas no refrigeramento da placa. Já abri meu notebook e vi que o sistema de refrigeramento está bem detonado… será que trocar o sistema + pasta térmica nova seria o suficiente, ou é possível que eu tenha perdido de vez a placa de vídeo (e se sim, tem como recuperar)???

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,968 Guru
    editado March 2024

Olá,

Se este problema de artefatos estiver sendo causado por temperatura excessiva da GPU e/ou VRAM, a substituição do sistema de refrigeração + pasta térmica poderá solucionar o problema.

Se for solda BGA trincada, "reballing" seria uma alternativa.

Agora, ser for um problema de chip gráfico ou VRAM morrendo, de nada adiantará!

It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 5,968 Guru

Reballing é uma técnica amplamente utilizada que consiste em substituir as esferas de solda de um chip BGA:

https://www.google.com/search?q=reballing

It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉