A515-55G: Problema na alteração da prioridade de Boot com 2 SO em SSDs distintos

legonzalez
legonzalez Member Posts: 2 New User
editado fevereiro 15 em Laptops

Bom dia,

Tenho um laptop Acer Aspire A515-55G de 4GB RAM e SSD 256GB de armazenamento. Recentemente comprei um SSD Kingston para fazer um dual boot do Debian nele. Instalei o SSD novo e retirei o que NVIMe com o Windows para fazer a instalação do Debian só no Kingston. Feito isso, coloquei o SSD com Windows, e verifiquei que ambos SO funcionam corretamente. Habilitando o f12, consigo acessar qualquer um desses SOs sem nenhum problema.

Meu problema é com a ordem do Boot. Quero deixar o Debian como padrão, e não o Windows, sem ter que apertar o f12 cada vez que ligo o PC. Entretanto, quando tento mudar a prioridade do Boot no menu da BIOS, não aparece nenhuma opção. Quando tento colocar, aparece uma opção com nome estranho (não testei ela para não bagunçar o boot). Gostaria de saber como solucionar isso e definir a inicialização com o Debian como padrão.

[Titulo editado para incluir o modelo do produto]

Respostas

• Olá, boa tarde.

Inicie pelo Windows, na lupa digite MSCONFIG, na aba boot verifique se a partição do Linux vai aparecer, se sim selecione ela como prioritária. Reinicie e veja se vai iniciar pelo Debian.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• legonzalez
    legonzalez Member Posts: 2 New User

Boa tarde,
    Quando acesso o msconfig, só aparece a partição do Windows para configurar a inicialização, o que acho que faz sentido, em primeiro momento. Como disse, estou com um SSD SATA dedicado ao Debian, e outro SSD NVIMe com o Windows, de forma que cada um tem sua partição de boot separada e em discos distintos. Dessa forma, o Linux estaria "Invisível" para o boot do Windows - por favor me corrija se estiver enganado, quero aprender nesse processo também.

Quando acesso o gerenciamento de disco, entretanto, consigo ver ambas as partições. O print segue logo após a captura do MsConfig.

Agradeço a resposta e aguardo o retorno!

• Correto, agora voltando reparei que cada um está em um SSD.

Nesse caso de fato não vai enxergar o boot do linux mesmo, visto que está em outro SSD.

Siga esse vídeo, veja se vai dar certo:

como está fazendo em máquina virtual, normalmente são duas partições em um HD somente, mas acho que vale a pena tentar.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!