BSOD - Nitro AN515-57

Olá.

Desde que comprei esse computador (janeiro de 2024) tenho tido problemas com o uso do SO, já que ocorre diversas vezes os erros de tela azul. Esse problema ocorria principalmente quando eu ia jogar algum jogo (pois cerca de 20 minutos era o suficiente para dar tela azul ou travar) porém percebi que ultimamente não está travando apenas ao jogar.

Reinstalei o windows 11 pela segunda vez (importante ressaltar que esse modelo veio com linux gutta), fiz atualização de todos os drivers tanto pelo windows update quanto pelo site da acer, troquei a memória de slot -importante ressaltar que em relação a harware apenas troquei o pente de slot e adicionei um HD de 1TB- , fiz testes de memória pelo diagnóstico do próprio windows, sem erros apontados, utilizei o dxdiag que não apontou nenhum erro.

Sinceramente minha experiência com um computador acer está sendo bem frustrante, estou sem ideias do que fazer.

Utilizando a ferramenta "BlueScreenView" vi que basicamente todos os erros estão apontando para o arquivo "ntoskrnl.exe", sendo que os códigos de BSOD são diferentes. Deixarei em anexo imagens com as especificações de hardware do computador, informações do bluescreenview e um exemplo de quando o computador trava quando estou jogando porém não dá tela azul (esse tipo de caso só resolve ao desligar o computador pelo "Power" e ligar novamente)..

Caso seja necessário mais informações, as passarei com prazer.

Como podem ver a imagem acima, a tela fica travada e o computador não responde mais.

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,322 Guru

Olá @lucaslaphoenix,

Seja bem-vindo!

Localize e compacte (.ZIP) todos os arquivos de despejo de memória (*.DMP) que estiverem disponíveis nos locais abaixo:

C:\Windows\memory.dmp
    C:\Windows\Minidump

Em seguida faça o upload dos mesmos, utilizando a opção Subir arquivo (vide ícone clips abaixo) ou em algum serviço de armazenamento na nuvem de sua preferência (informe aqui o link para acesso).

• lucaslaphoenix
    lucaslaphoenix Member Posts: 6

Tinkerer

Olá, não encontrei o arquivo "C:\Windows\memory.dmp" . Estou colocando em anexo os minidump, por favor me informe se foi possivel realizar as leitura dos mesmos.

• eGomes

Estes processos parecem estar causando erros no seu Windows:

Bdservicehost (componente do Bitdefender Anti-malware)
    FortniteClient
    Opera, opera_crashrep

Experimente desinstalar temporariamente ou atualizar os mesmos. Faça também uma verificação completa no disco:

chkdsk c: /f /v /r

Depois nos avise se os problemas ainda persistem. 😉

• lucaslaphoenix

Tinkerer

Estava desinstalando os programas e houveram mais telas azuis durante o processo. Estarei enviando os dmp novamente. Um ponto que esqueci de informar anteriormente é que aparentemente tinha parado de acontecer as telas azuis quando fiz a atualização do driver Intel Arc Iris. Porém durou pouco tempo. Outra coisa que desconfio também de quando trava o computador sem dar tela azul é a temperatura. Pode ser impressão minha, entretanto, parece que quando coloco as fans na velocidade máxima diminui a quantidade de travamento.

• eGomes

Você está utilizando o antivírus Bitdefender!? Caso afirmativo, desinstale o mesmo.

O arquivo atc.sys está associado com Bitdefender Active Threat Control.

• lucaslaphoenix

Tinkerer

Desinstalei o AV conforme solicitado, irei informando novas atualizações.

Por hora, muito obrigado!

• lucaslaphoenix

Tinkerer

editado fevereiro 13

Houve mais um problema de tela azul, mesmo desinstalando o AV. Assim que o jogo travou o SO ainda estava responsivo, assim que selecionei para sair da conta do windows deu o erro.

• eGomes

Teste a RAM do seu sistema com o Diagnóstico de Memória do Windows:

https://supertutoriais.com.br/pc/como-testar-memoria-ram-computador/

Verifique possíveis erros em todas as unidades de disco, exemplo:

chkdsk c: /f /v /r
    chkdsk d: /f /v /r

Atualize o driver dos controladores gráficos com as versões abaixo indicado:

Intel® Arc™ e gráficos Iris® Xe - Windows*

https://www.nvidia.com/pt-br/geforce/drivers/results/218801/

• lucaslaphoenix

Tinkerer

Olá,

Validei que os drivers da Geforce estavam atualizados:

Porém que estava precisando atualizar o driver Intel Arc, que agora está na versão mais recente:

Sobre o diagnóstico de RAM e a checagem de disco não retornaram nenhum problema.

Imaginei que tinha sido resolvido o problema após a atualização do driver da Intel, porém hoje houve novamente uma BSOD como pode ver na imagem abaixo:

Deixarei o arquivo dump também.

De todos os processos solicitados, o único que não fiz foi a desinstalação do navegador.

Desde já, obrigado.

• eGomes
    editado fevereiro 15

Este último dump reportou o erro SECURE_KERNEL_ERROR. Que por sua vez, apontou novamente para processo opera.exe.