Nitro 5 AN515-45: Erro ao tentar upgrade de memória ram
Tinkerer
Eu tenho um Nitro 5 an515-45, e hoje fui aplicar 16gb de ram no portátil, após meter tudo e testar o pc não iniciava o windows apenas acendia a luz do teclado, fiz o teste apenas com a memória que vinha com ele(8gb de ram) e funcionou tudo normalmente. Depois disso peguei a memória nova e troquei pela original e o mesmo aconteceu tudo funcionou, quando fui colocar a antiga no outro espaço, aconteceu exatamente o mesmo problema, com isso fui testar deixar apenas a original no 2 slot, quando fui testar ela no 2 slot aconteceu o mesmo erro.
Alguém poderia me dizer se o 2 slot não funciona o que n faz sentido porque teria apenas ignorado o erro e só não iria reconhecer a ram, ou se a ram do 2 slot tem que ser compatível com a do 1 primeiro, ou se as duas precisam ter o mesmo número de gb no caso 16gb.
[Título editado para incluir modelo do produto e descrição do tópico]
Respostas
-
Olá @Razorz,
Seja bem-vindo!
Se possível poste aqui uma foto (bem nítida) da etiqueta com as especificações destes dois módulos RAM que você está utilizando.
Seria interessante você fazer o download e executar a ferramenta CPU-Z e postar aqui screenshots das guias: SPD e Memory (para cada um destes módulos).
Verifique também se o firmware UEFI / BIOS do seu Nitro AN515-45 está atualizado com a última versão disponível:
0 -
Olá, bom dia.
Além das sugestões acima, poste também um print da aba CPU.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Neste momento tenho apenas a nova ram instalada no slot 1 mas consigo deixar aqui um link do site com as informações sobre a ram de fábrica:
Essas são as prints apenas com a nova ram instalada.
1 -
Aqui está:
0 -
Então se eu por ex. comprar uma igual à nova já consigo utilizar as duas sem problemas certo?
1 -
Utilizo módulos misturados e não tive problemas, mas no meu caso o processador é Intel.
Aqui no Fórum já reparei que nos AMDs, alguns módulos aparentemente , mesmo respeitando as especificações, não são compatíveis
Conseguiria colocar o módulo nativo e postar os mesmos prints?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Olá @Razorz,
Sim, a recomendação é justamente esta! Usar módulos RAM idênticos e provavelmente deverá funcionar corretamente!
Salve @RenanVilela,
O controlador de memória dos processadores AMD Ryzen™ são mais suscetíveis a problemas de compatibilidade e estabilidade ao misturar módulos RAM DDR4 com quantidade de bancos (classificação) diferentes (acredito que não se aplique ao padrão DDR5).
Este problema fica ainda mais atenuado devido a falta de atualização dos microcódigos AGESA e SMU. Que infelizmente, a Acer insiste em ignorar e "fingir" que não um problema dela.
Mas falando especificamente dos Nitro AN515-45 e sendo justo, em tese o suporte deveria ser melhor! Pois a última versão de firmware UEFI / BIOS disponibilizada (1.11) conta com a versão do AGESA PI-FP6_1.0.0.C (apesar de não ser das mais recentes):
Outro detalhe que também chama a atenção, é a versão do microcódigo da CPU desatualizado:
Mas ainda assim, a série Nitro AN515-45/46 (e superiores) sejam as melhores opções em relação aos "pobres coitados" Aspire 5 A515-45(G) e Nitro AN515-44.
Mais detalhes em:
0 -
Uma pergunta sabendo isso, eu poderei meter mais uma ram de 16gb ficando assim com 32gb ou o an515-45 não suporta tanto?
0 -
Ainda quer a print ou já n é preciso?
0 -
Em relação as especificações de módulos RAM suportados pelos Nitro 5 AN515-45:
Créditos e agradecimentos pelas informações para / Credits and special thanks for the information to @brummyfan2
Inclusive, há relatos de suporte para até 64 GB de RAM:
0 -
Obrigado tinha pesquisado mas queria saber se era real, uma ultima pergunta que fiquei em dúvida, quando eu testei ambas as memórias apenas no slot 2 nenhuma funcionou, o slot 1 tem que ser obrigatoriamente ocupado para o slot 2 funcionar? Ou o meu slot 2 tem algum tipo de problema?
0 -
Isso é algo que depende do layout do PCB e como a ordem dos slots foi estabelecida pelos engenheiros projetistas da placa-mãe que equipa seu laptop.
Geralmente por causa da porção de memória que é compartilhada com o chip gráfico integrado (iGPU), via de regra deve-se popular primeiramente o slot #1 (channel A) e depois o slot #2 (channel B).
No entanto, a possibilidade de haver um eventual problema no slot #2 do seu Nitro AN515-45 não pode ser descartada.
Faça uma inspeção minuciosa nos 260-pinos do socket DDR4 SODIMM, e se necessário com bastante cuidado e precaução providencie uma limpeza com auxílio de limpa contatos e pincel antiestático.
0 -
como poderei confirmar os 260 pinos? alguma dica?
0 -
Basicamente, veja se há algum pino do socket torto ou com sujidade!
Faça uma limpeza (somente se necessário) nos contatos do módulo RAM. Procure manusear o mesmo pegando pelas suas bordas, evitando tocar nos contatos e chips DRAM.
0 -
Acho que seria interessante sim o print para compararmos os modelos.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
se algum pino tiver torto n há o que fazer certo?
1