AN515-57 com tela tremendo e piscando, e superaquecimento em tarefas básicas

JorgeNTC
JorgeNTC Member Posts: 25 Enthusiast WiFi Icon
editado janeiro 17 em Gaming - Predator e Nitro

Olá, tenho um Nitro 5 AN515-57 com processador i5-11400H e GPU GTX 1650. Me deparei com um problema em que a tela do meu laptop pisca durante a jogatina, alternando rapidamente entre escurecimento e clareamento, sem apagar completamente. Esse fenômeno parece estar limitado aos momentos de jogo. Outro ponto de preocupação é a tela tremendo esporadicamente no uso diário. Às vezes, ocorrem tremores, como se a tela estivesse reproduzindo o efeito de uma TV antiga com sinal fraco. Em uma instância específica, a barra de tarefas foi replicada várias vezes, subindo e movendo-se pela tela, gerando uma experiência bastante peculiar e desconcertante.

Além disso, enfrento questões relacionadas à temperatura. Enquanto em jogos, é compreensível atingir temperaturas em torno de 90-92 graus Celsius. No entanto, considero anormal que o laptop alcance essas temperaturas ao executar tarefas cotidianas, como ter cinco abas abertas no Brave, trabalhar em um projeto Node.js no VSCode, manter um banco de dados MySQL em segundo plano e participar de uma chamada no Discord. Essas condições constantes de alta temperatura impactam negativamente o desempenho, levando-me a reduzir a energia do processador em 1% no plano de energia. Infelizmente, essa medida compromete a capacidade do laptop e resulta no encerramento de processos, sendo o banco de dados frequentemente afetado, prejudicando significativamente meu fluxo de trabalho.

Recentemente, encontrei informações em fóruns sugerindo que o problema na tela pode estar relacionado aos drivers. Atualmente, estou na versão 1.18 da BIOS e pretendo atualizá-la para a mais recente ainda hoje. Além disso, adquiri a pasta térmica Implastec TS-Gold para substituir a atual e limpar o sistema de refrigeração na esperança de resolver as questões de superaquecimento.

Gostaria de saber se alguém já enfrentou problemas semelhantes e como resolveram a situação. Agradeço antecipadamente pela ajuda e desejo a todos um Feliz Ano Novo!

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,325 Guru

Olá @JorgeNTC,

Seria interessante verificar com o Suporte da Acer se há alguma atualização de VBIOS disponível para o controlador gráfico dedicado (GTX 1650).

Outra alternativa, seria você tentar desabilitar o recurso Multi-Plane Overlay (MPO) e verificar se isto soluciona o problema de "tremulação" de tela que você está enfrentando:

Em relação a questão de temperatura excessiva, é pouco provável que a atualização de firmware UEFI / BIOS (1.181.20) vá solucionar o seu problema:

BIOS 1.20:
    1. Update chipset security integration for may 23 CI.

BIOS 1.19:
    1. Update Capsule flashing priority to fix recovery fail.

Pois como podemos ver no "changelog" acima, tais atualizações são referentes apenas a questões específicas relacionadas a recuperação de falhas e segurança.

Considerando os inúmeros contratempos que você vem enfrentando com seu Nitro AN515-57 (vide suas postagens anteriores), é mais que necessário providenciar a substituição da pasta térmica e realizar mais testes para verificar se estes problemas de temperatura persistem. Outras três possibilidades seriam:

• Processo, serviço ou driver de dispositivo causando uso excessivo da CPU;
    • Sistema de refrigeração avariado ou com defeito (ausência do líquido refrigerante no interior dos heatpipes)
    • Presença de vírus ou software malicioso (malware mining).