problemas com memoria RAM no nitro 5 AN515-47 após tentativa de upgrade
Olá tenho um acer nitro 5 modelo AN515-47 e recentemente venho tido problemas com a memoria ram do notebook, ele veio com um pente de 8gb de fábrica e comprei um pente ddr5 de 16gb da pusskill pelo aliexpress, após instalar o pente no slot livre para somar com a ram ja existente, o notebook começou a apresentar problemas em jogos que tenho jogado, como warframe, fortnite e valheim. até o momento ele já apresentou problemas como fechamento inesperado do jogo e tela azul seguido de reiniciação do notebook. Um detalhe que percebi ao experimentar o desempenho das memorias uma a uma separadamente e troca-las de lugar, é que o sistema só apresenta esses problemas ao operar com os dois pente em conjunto, usando o notebook com apenas o pente de 8gb e apenas com o pente de 16gb independente do slot, ele funciona normalmente. Também já realizei teste de diagnosticos do windows e não foi encontrado nenhum erro.
Gostaria de saber o que poderia estar acontecendo nesse caso, se se trata de um problema de incompatibilidade, do notebook ou das memorias mesmo.
[Título editado para incluir modelo do produto]
Respostas
-
Oi,
As combinações de memória mostradas são recomendadas pela Acer, você pode experimentá-las, forneça também os detalhes de RAM DDR5, fabricante, modelo, etc.
0 -
no caso você quer a marca e o modelo da nova que comprei? se sim, segue uma print do CPUZ, não sei se é o suficiente.
no caso dessa foto que você anexou, então tentar combinar 8gb com 16gb provavelmente não dará muito certo?
aliás onde conseguiu esse tipo de informação, se puder passar onde posso achar..1 -
Olá,
Se possível poste também screenshot da ferramenta CPU-Z guia SPD (para cada slot # preenchido).
Experimente inserir o módulo de 16 GB no slot #1 e o módulo de 8 GB no slot #2.
Estes módulos "genéricos" vendidos no AliExpress são complicados. E na maioria das vezes, o barato acaba saindo caro!
Muito provavelmente o que pode estar ocorrendo é problemas de incompatibilidade entre os mesmos por utilizarem "timings" diferentes.
Em tempo, as informações gentilmente cedidas pelo colega @brummyfan2 fazem parte do Manual de Serviço. E somente alguns "usuários especiais" da Comunidade Acer possuem acesso a estes documentos. 😉
0 -
Bom dia, só agora vi que as prints estavam erradas rsrs, vou corrigir pra você
no slot 1 está a memoria original e no slot 2 a que eu comprei.
já realizei o esquema de trocar os pentes de slot mas realmente as memorias se comportam bem só quando estão separadas, juntas não parecem se "comunicar", embora o sistema reconheça os 24 gb e realize atividades normais, com exceção dos jogos. No momento tenho usado o pente de 16, para pelo menos ter mais ram, mas me pergunto que já que agora percebi que necessariamente o pente de 16 não é inutilizavel, eu poderia comprar mais um de 16 da mesma marca e exatamente igual, e contornar a questão da compatibilidade.
uma pena, gostaria de ter acesso a algum tipo de informação onde poderia estar conferindo as marcas de ram que a acer recomenda, já havia visto imagens parecidas na comunidade gringa porem de outro modelo, imagino que fosse desse manual de serviço tbm.1 -
Agradecido pelas imagens!
Olhando seus screenshots teoricamente deveriam estar funcionando! Pois estas memórias utilizam os mesmos timings.
O problema de pegar outro módulo PUSSKILL é que você corre o risco dos chips de memória (Samsung) não serem iguais. Pois geralmente estes fabricantes de "módulos genéricos" não garantem sua linha de produção. Mas ainda assim, a tentativa será válida se o custo e possibilidade de devolução não forem fatores impeditivos.
0