Helios G3-572 - Erro Whea Uncorrectable Error + No bootable device
Olá!
Tenho um Helios 300 G3-572 comprado em 2018. Recentemente e sem motivo nenhum ele tem apresentado com bastante frequência a tela azul com o erro "WHEA UNCORRECTABLE ERROR" e após a reinicialização, algumas vezes aparece o aviso "No bootable device".
Descrição de como o erro acontece:
- É sempre o mesmo modus operandi: ligo, após alguns minutos aparece a tela azul, reinicio, mais tela azul, reinicio novamente e depois ele funciona normalmente. Algumas vezes aparece a mensagem "No bootable device" no boot, o que me força a reiniciar manualmente através do botão power. Todos os dias, ao ligar, preciso reiniciar entre 0 e 10 vezes até o notebook pegar no tranco.
Em 2021 tive esse mesmo problema após uma atualização forçada do Windows 10. Nem a formatação resolvia o erro, e a tela azul aparecia até mesmo durante a instalação. O problema foi aparentemente resolvido após abrir, remover SSD e RAM, desconectar a bateria durante meia hora, remover a poeira interna e resetar a BIOS. Nunca mais o erro apareceu até essa semana.
OBS1: Usando linux via boot por pen drive, não acontece erro nenhum. Tudo funciona normalmente.
OBS2: A BIOS não está com a última atualização (que era apenas para um erro específico que não me interessava). Tenho medo de atualizar e dar a tela azul durante o processo. Aí vai ser uma dor de cabeça (e $$$$) pra resolver.
OBS3: Uso um SSD Samsung 970 EVO de 500Gb. O SMART não acusa nenhum erro.
OBS4: No visualizador de eventos, os erros são os seguintes
- O serviço cphs terminou com o erro:
Erro não especificado - O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x00000124 (0x0000000000000010, 0xffffae8395e9b028, 0xffffae83888892cc, 0xffffae83888db1a0). Um despejo de memória foi salvo em: C:\Windows\MEMORY.DMP. Id de Relatório: cf89483c-90b0-4894-9ace-7ecc9280a1ae.
- O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente.
- O serviço Intel(R) Content Protection HECI Service terminou com o erro:
Erro não especificado
Alguém já enfrentou esse mesmo problema? Como conseguiram resolver?
Respostas
-
Olá @Rafael_Alves_2204,
Seja bem-vindo!
Este erro apontando para o Intel (R) Content Protection HECI Service (cphs) pode estar relacionado com o driver do controlador gráfico. Experimente atualizar o mesmo com a última versão disponível:
Placa gráfica do processador Intel® de 7ª a 10ª geração - Windows*
0