Bom, vamos lá. Tenho um Nitro 5 AN515-57 com um processador i5 de décima primeira geração e uma placa de vídeo 1650. Possuo os seguintes discos: um SSD m2 nvme de 512 GB, um SSD m2 sata de 120 GB e um HD de 1 TB.
Ao tentar instalar o Ubuntu no disco de 120 GB, perdi o meu Windows devido a erros nas partições. Bem, acontece nas melhores famílias, não é? No entanto, consegui instalar o Linux, que é o sistema que estou usando para escrever este post. Vale mencionar que o meu HD contém apenas jogos, nada de importante.
Quando tentei criar um pen drive bootável para reinstalar o Windows, durante a instalação, me deparei com a seguinte mensagem de erro: "Driver de mídia necessário ao computador está faltando". Isso ocorreu hoje de manhã, e agora são 21h. Juro que tentei de tudo o que sabia até agora, e a minha esperança reside em vocês e no suporte da Acer. Aqui estão as tentativas que fiz:
- Instalei os drivers de gerenciamento de armazenamento da Intel, chamados IRST, mas nenhum deles resolveu o problema. No entanto, ao pressionar SHIFT+F10 e usar o DiskPart no CMD, consegui ver que antes de instalar o driver, só o pendrive bootável era reconhecido, mas após a instalação dos drivers, todos os meus discos eram reconhecidos. No entanto, a mensagem de erro persistiu durante a instalação.
- Abri o meu notebook e deixei apenas o SSD de 512 GB conectado, mas o erro persistiu.
- Tentei uma gambiarra na qual entrei na parte do erro, retirei o pendrive, naveguei pelas pastas disponíveis e, em seguida, encerrei a instalação para voltar à página inicial da instalação. Recoloquei o pendrive e iniciei novamente, mas isso também não funcionou.
- Tentei criar uma partição bootável para instalar a partir dela, mas sem sucesso.
- Usei dois pendrives diferentes na tentativa de resolver o problema.
- Troquei a porta USB 3.0 por uma 2.0, mas meu Nitro não possui portas 2.0. O que fiz foi conectar o pendrive a um HUB USB tipo C, que tem uma porta 3.0 e três portas 2.0, mas isso também não funcionou.
Encerro dizendo que estou bastante frustrado com essa situação. Lembro vagamente que antes de atualizar minha BIOS, não enfrentava problemas desse tipo. E sim, estou utilizando a versão mais recente da BIOS disponibilizada pela Acer no site de suporte ao produto. Ah, que feriado engraçado, não é mesmo? (risos)
PS: Consigo instalar linux, consegui instalar o ubuntu dps e ate o Mint, porem imagina ter um note gamer e nao ter o windows ;-;
[Título editado para incluir modelo do produto]