Meu Acer Nitro 5 modelo AN515-55-59T4 está fazendo um som estranho.

Gustavo290X
Gustavo290X Member Posts: 11

Tinkerer

Bom dia, eu postei a uns dias atrás um post falando sobre esse mesmo possível problema que está acontecendo com o meu Acer Nitro 5, esse post é uma continuação daquele lá só que mais detalhes sobre o problema.

Bom, continuando: Já tem mais ou menos 1 mês, eu percebi que o meu acer nitro 5 está fazendo um som bem estranho nos 2 coolers e também mais para o meio do notebook na parte de baixo.

É um som muito muito baixo, eu só consigo ouvir se eu colocar o ouvido encostado em baixo dos coolers ou mais para o meio da parte de baixo, e mesmoa assim é meio baixo.

É um barulho tipo como se fosse um chiado, tipo um som de interferência, ou algo assim, tipo um ruído de coisa eletrônica ou algo assim, não sei explicar bem o que é.

É um som bem difícil de gravar com o celular, se não eu iria gravar e postar aqui.

Mas continuando: Eu pesquisei muito sobre isso, e vi que isso aparentemente é uma coisa normal e que acontece em todos os notebooks, principalmente nos gamers, e o que seria? Pelo o que eu vi isso é uma coisa chamada barulho de bobina, ou "coil whine", algo assim, e é algo relacionado com o barulho das bobinas ou transistorores do notebook.

Então queria vir aqui e confirmar se realmente é isso mesmo. Se eu conseguir gravar um vídeo do barulho eu posto aqui.

Respostas

• Gustavo290X
    Gustavo290X Member Posts: 11

Tinkerer

Vou deixar aqui nesse comentário anexado um link da própria Acer que fala sobre esse "problema".

https://community.acer.com/pt/kb/articles/14882-ruido-na-bobina-coil-whine

Segundo o link isso é uma coisa normal que acontece com os notebooks e principalmente nos gamers por terem um desempenho e voltagem muito maior, então esse som é mais evidente.

Como eu disse no post, vou tentar gravar um vídeo com o celular e vou anexar aqui para que vocês consigam ouvir melhor o barulho, pois é meio difícil de explicar.

• Olá, bom dia.

Em certas vezes, lendo o tópico, me recordei que já ouvi no meu também, aparentemente um ruído bem agudo, quase imperceptível.

https://www.youtube.com/shorts/8UXSadm4Yd8

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• eGomes
    eGomes Member Posts: 3,995 Guru

Olá,

Comparando o vídeo que você gravou com o layout do PCB que equipa seu Nitro AN515-55, parece que este "ruído" está vindo de algum CI cantor (pode ser um capacitor, bobina, MOSFET) da região da dGPU ou do circuito que controla a rotação do FAN.

Pra quem tem audição sensível (assim como eu), esse tipo de barulho é algo surreal e causa muito incômodo (sim, é alucinante)! Mas nada que deva ser motivo de preocupação.

Esses dias, eu estava percebendo "ruído" vindo do dashboard do Áudio e USB no meu Aspire 5 A515-45G. E após investigar a origem, descobri que o mesmo estava sendo causado pelo dongle USB bluetooth do teclado e mouse sem fio que eu utilizo aqui.