AN515-57: Após cooler da placa de vídeo disparar, fps não passa da casa dos 20
Comprei meu notebook em dezembro de 2022, em maio me deparei com um problema, eu estava jogando GTA V o jogo rodando na casa dos 90 fps, de repente os coolers da placa de video dispararam e o fps do jogo simplesmente caiu para 13, e não subiu, fechei o jogo e a placa continuou rodando freneticamente, reiniciei o nitro 5 e a placa parecia ter voltado ao normal, porem o jogo continuou a 13 fps, coloquei tudo no minimo mas não adiantou, fui testar para ver se era problema do proprio GTA V tentando jogar o resident evil 4 remake, que normalmente rodava a aproximadamente a 55 fps de média, porem assim como no GTA V o jogo não saiu dos 13 fps, depois de reiniciei os drivers de video, reinstalei os jogos, reinstalei os drivers de video e o problema persistiu, formatei o notebook e ele aparentemente tinha voltado ao normal, rodando os jogos a 60 fps, so que sempre que eu abria o GTA V o problema voltava, depois de ter feito alguns testes e formatado o nitro 5 algumas vezes cheguei a solução que para o problema não voltar seria somente eu não baixar mais o GTA, assim fiz, usei o notebook sem o GTA para justamente evitar o problema, porém hoje enquanto eu jogava roblox um jogo leve que roda até em notebooks antigos sem placas de video aconteceu o mesmo problema, existe alguma solução definitiva para esse problema? vi um outro post relatando este mesmo problema com um notebook do mesmo modelo, porém quando pesquiso no yt não encontro nada relacionado, isso seria um problema cronico desse modelo? ou poderia ser algum problema de fabricação desse modelo em determinado periodo? se alguem souber alguma solução eu realmente ficaria muito grato.
PS. Os drivers estão atualizados e ja reiniciei os mesmos, o windows dele é o 11 home single language 22h2, o windows esta na ultima atualização, todas as configurações de desempenho estão no maximo tanto as do windows quanto as do driver de video e nitro sense.
Respostas
-
Olá @P4IN,
Seja bem-vindo! Você já verificou como estão as temperaturas do seu Nitro AN515-57 durante a execução de jogos, através da ferramenta HWMonitor!?
Após reinstalar o Windows 11, você instalou o driver do Intel chipset e DPTF!? O firmware UEFI / BIOS está atualizado com a última versão disponível!?
0 -
Experimente colocar o plano de energia para alto desempenho e configure o nitro sense para o modo turbo.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
É normal que a ventoinha dispare em certas aplicações. Mas talvez, o que você pode está tendo, é problema de aquecimento. Verifique a temperatura do seu equipamento enquanto usa as aplicações citadas, pois o superaquecimento é o principal fator que pode gerar perda de desempenho. Aí, nesse caso é necessário uma manutenção na área de resfriamento (limpeza do cooler e troca da pasta térmica).
Caso não saiba como fazer, o ideal é levar para alguém que saiba.
OBS: Formatar uma máquina é em último caso.
0