Acer AN517-54-70Y7 travando em jogos

Opções
Noobdown
Noobdown Member Posts: 5

Tinkerer

editado setembro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Olá, pessoal! Tenho um Nitro 5 que esta travando somente durante jogos, Baldur's Gate 3, Dota 2, Fortnite por exemplo.

Eu tinha outro Nitro 5 que apresentava o mesmo defeito, porém a acer me reembolsou e comprei outro. Apararentemente o problema não é no notebook e sim em algo relacionado ao sistema operacional, uma vez que o defeito permaneceu em dois notebooks diferentes.

Alguem consegue me dar uma luz do que possa ser? Se necessário mando prints aqui e o que esta instalado no notebook. Ja atualizei windows, verifiquei o que esta executando durante o processo de inicialização do note mas não tenho a menor ideia do que possa estar causando isso.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,004 Guru
    Opções

    Olá @Noobdown,

    Informe para nós o modelo (nome completo) do seu Nitro 5. Faça o download e mantenha executando a ferramenta HWMonitor enquanto roda seus jogos. Em seguida, anexe aqui uma imagem com a leitura de todos os sensores disponíveis.

  • Noobdown
    Noobdown Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opções

    Olá @eGomes !

    Acredito que tenha encontrado o problema, mas ainda estou testando. Coincidentemente na sexta-feira 15/09 baixei Overwatch para jogar com amigos, no sabado começou a travar, desinstalei o Overwatch e mais alguns outros jogos que estava no SSD e o problema parou.

    O estranho é que, o SSD estava com aproximadamente 200GB livres, testei isso com base em uma informação que um amigo meu me disse a alguns dias, que o SSD para funcionar legal precisa de pelo menos 20% de sobra da sua capacidade.

    Joguei um monte durante a noite no domingo e não apresentou defeito, acredito que seja isso, caso o defeito retorne eu volto aqui.

    Obrigado, meu caro!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,004 Guru
    Opções

    Agradecido pelo seu feedback, @Noobdown! 😉

    Continue monitorando e caso seja necessário verifique também se há atualizações e patches disponíveis para os seus jogos em questão.

  • Noobdown
    Noobdown Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opções

    Olá @eGomes infelizmente o problema voltou a apresentar, vou anexar aqui os prints/fotoS do programa antes e durante o problema. (precisei fazer fotos o PC estava impossivel de printar)

    O modelo do note é um Nitro 5 AN517-54-70Y7

    Intel Core i7 11800H
    Nvidia RTX 3050 4GB DDR6
    1 SSD NVME 512GB
    1 SSD NVME 1TB
    16GB DE RAM KINGSTON

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,004 Guru
    editado setembro 2023
    Opções

    Obrigado, @Noobdown!

    Como podemos ver nas suas imagens, seu AN517-54 está apresentando "throttling" por temperatura excessiva. Procure melhorar a ventilação do seu laptop instalando um base cooler ou mantendo o mesmo afastado da superfície por alguns centímetros.

    No verão e/ou em dias muito quentes, é melhor optar por limitar o desempenho da CPU para evitar estes problema de superaquecimento, através das Opções de Energia do Windows:

    Painel de controle \ Opções de Energia \ Plano selecionado \ Alterar configurações do plano \ Alterar configurações de energia avançadas \ Gerenciamento de energia do processador \ Estado de desempenho máximo:

    Na bateria = 90 ~ 99%
    Na tomada  = 95% / 98% / 99% (100% para performance máxima)
    

    Você pode ajustar os itens acima de acordo com a sua necessidade!

    Monitore também a temperatura dos seus SSDs, pois o IM2P33F8ABR2-512GB está alcançando a sua temperatura limite de operação.

    Uma coisa que me desagrada nos AN517-54, é a falta de dissipador de calor no PCH e a proximidade com o socket M.2. Pois acredito que isto acabe formando um colchão de ar quente e concentrando calor nesta região por causa do calor gerado por estes dois componentes, principalmente no caso quando se instala um SSD que possua chips nos dois lados:

  • Noobdown
    Noobdown Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opções

    Poxa, eu ja uso uma base no notebook, acredito então que seja um problema cronico desse modelor da Acer :(, retirei o SSD e o problema aparenta ter parado mas ainda sigo testando para ver se é realmente isso.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,004 Guru
    Opções

    Olá @Noobdown,

    Em qual dos slot M.2 estava o SSD que foi removido!? Continue monitorando e depois nos informe aqui, se os problemas de travamentos foram devidamente solucionados.

  • ViniciusCosta080923
    ViniciusCosta080923 Member Posts: 2 New User
    Opções

    Estou com o mesmo problema, e analisei não vi o problema em questão de super aquecimento, eu atualizei dive , atualizei o windows, formatei… E acabei abrindo ele para da uma olhada e tudo aparenta esta normal, mas ainda não consegui arrumar esse erro, oq posso fazer ?

  • ViniciusCosta080923
    ViniciusCosta080923 Member Posts: 2 New User
    editado fevereiro 29
    Opções

    Deu certo removendo o nvme? Seria o do lado da placa de video ?

  • Khalebbr
    Khalebbr Member Posts: 15 Troubleshooter
    Opções

    Boa tarde, amigo!

    Estou (ou estava) exatamente com o mesmo problema, superaquecimento e quedas de fps e travamentos em jogos, os mesmos prints que vc postou são os mesmos que postei recentemente do meu problema! Clocks baixos da CPU, baixo uso da GPU e o sistema operacional completamente lento!

    Tentei de tudo que se possa imaginar e nunca consegui resolver o problema. Por fim, mandei para a assistência técnica e estou esperando o retorno!

    No mais, como você fez para conseguir o reembolso do dinheiro investido no notebook?

    Sinceramente, me frustrei tanto com a Acer (primeira experiência com a marca) que gostaria muito de receber o dinheiro de volta e comprar outra máquina de outra marca.

  • Giulianna
    Giulianna Moderator, Member Posts: 52 Moderator
    editado março 5
    Opções

    Olá @Khalebbr e @ViniciusCosta080923,

    Obrigada pelas participações. Para manter o fórum organizado e ajudar a dar maior visibilidade à suas perguntas, evitem postar em tópicos que já foram resolvidos ou estão inativos. Recomendamos que criem um novo tópico com uma descrição detalhada de sua dúvida e o modelo do seu produto.

    Gostaria de indicar também que para reclamações formais, dúvidas ou solicitações recomendamos entrar em contato com o suporte através dos canais de suporte.

    Giulianna,
    Moderador da Comunidade

  • bxmfim
    bxmfim Member Posts: 3 New User
    Opções

    Conseguiu resolver o seu problema mano? To com o mesmo problema a um tempo e já tentei de tudo e não resolveu, to pensando em passar esse note pra frente pra acabar com isso de vez.

  • Giulianna
    Giulianna Moderator, Member Posts: 52 Moderator
    Opções

    Olá @bxmfim,

    Para manter o fórum organizado e ajudar a dar maior visibilidade à sua pergunta, evite postar em tópicos que estão inativos. Recomendamos que você crie um novo tópico com uma descrição detalhada de sua dúvida e o modelo do seu produto.

    Giulianna,
    Moderador da Comunidade