Tela Azul no Notebook Nitro 5 AN517-54-55T5

Harolda
Harolda Member Posts: 4 New User
editado setembro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Boa noite pessoal, eu comprei uma memória ram para este notebook de 16gb ddr4 3200MHZ, com a latência cl22. Quando eu instalei ela, o notebook funcionava normalmente e teve uma época que eu usava o notebook direto em um monitor externo, assim usando somente a placa de vídeo dedicada (3~4 meses sem tela azul, antes não dava).
Então eu terminei de montar meu computador de mesa e o notebook ficou um tempo sem ser utilizado, até que um dia eu voltei a usar ele e quando eu voltei a usar eu usei o programa driver booster para atualizar os drivers dele e no meio das atualizações ele atualizou os drivers da placa de vídeo integrada da intel, a partir disso, o notebook começou a dar tela azul, mesmo voltando com os drivers originais e tirando uma das memórias ainda continua dando tela azul, vocês acham que pode ser por conta da memória estar zoada, ou então alguma coisa de driver e/ou windows ?

Vou deixar as especificações do notebook:
i5 11400h

gtx1650m

JUHOR 16gb ram 3200 mhz cl22 (foi a que eu comprei)
ADATA 8gb ram 3200 mhz cl22 (Original que veio junto com o notebook)

windows 11

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 3,995 Guru

Olá @Harolda,

Seja bem-vindo(a)!

Eu particularmente, não gosto de usar estes programas atualizadores de drivers! Pois estes programas podem acabar instalando uma versão de driver que não foi previamente testada com o hardware em questão. E consequentemente, ficar causando estas mensagens de erro.

Por favor, faça o download  faça o download e execute a ferramenta CPU-Z, em seguida anexe aqui imagens das guias: MainboardMemory e SPD (para cada slot # que estiver ocupado).

• Harolda

Ta ai as imagens, n sei mais o que pode ta dando errado.

• eGomes

Agradecido pelas informações solicitadas, @Harolda!

Como podemos ver nas imagens que você anexou, seus módulos de memória RAM não estão operando em DDR4-3200 (frequência real 1600 MHz).

Estranhamente, parece que o seu i5-11400H está operando com Base Clock abaixo dos 100 MHz.

Experimente fazer um teste com apenas um único módulo de memória RAM instalado. Na sequência, verifique no CPU-Z (guia Memory / item DRAM Frequency) se está operando em 1600 MHz.

É possível também que este problema de instabilidade e travamentos esteja ocorrendo por você estar utilizando módulos de memória RAM com "ranks" diferentes:

ADATA  8 GB = Single Rank (1R)
    JUHOR 16 GB = Dual Rank   (2R)

Neste caso, experimente inverter de slot as memórias. De forma que o módulo JUHOR 16 GB fique no slot #1 e a ADATA no slot #2.

• Harolda

Bom dia, essa madrugada eu deixei o memtest86 rodando para ver se dava algum erro, acho que realmente a memória veio com defeito, quando eu acordei tinha 10000 erros.
    Antes de dormir tinha dado esses erros já.
    todos esses erros deram nesse test 13, mas eu não sei o que ele testa.

• Harolda

eu fiz alguns testes após a formatação e com a original o notebook não dá tela azul, já a de 16 gb após algumas horas ele dá erro. Então creio que seja ela o problema

• eGomes

Neste caso, infelizmente a solução é substituir este módulo de memória!