Limitação no barramento m2 - SSD - acer predator triton SE / PT316-51S

Opções
losso321
losso321 Member Posts: 35 Devotee WiFi Icon
editado setembro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Olá, estou de notebook novo PT316-51S e resolvi comprar um SSD 1TB da MoveSpeed (YSSDHB-1TN7000). Abri o notebook, instalei certinho, fiz a formatação rápida, enfim. Resolvi testar com benchmark CrystalDiskMark e não bateu o esperado do SSD que era 6500mb/s de escrita (write). Deu algo em torno de 4300-5000 de escrita (teve só uma hra que bateu 5 mil antes, mas não printei). Existe alguma limitação no barramento m2 desse notebook? Tanto notebook como SSD são novos. Não utilizei o modo turbo do notebook. Grato


Melhor resposta

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,716 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções

    Olá! Eu também aconselho atualizar o firmware do ssd e driver do chipset do computador também, no site da intel.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,903 Guru
    Opções

    Olá @losso321,

    Pelas as especificações do PT316-51s, informa suporte para NVMe PCIe 4.0.

    É possível que este throttling nas velocidades esteja ocorrendo por temperatura excessiva, gerenciamento de energia (PCIe Link State), ou necessidade de atualização do firmware.

    Baixe e execute a ferramenta CrystalDiskInfo. E então, anexe aqui uma imagem com o resultado obtido.

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,716 Trailblazer
    Responder ✓
    Opções

    Olá! Eu também aconselho atualizar o firmware do ssd e driver do chipset do computador também, no site da intel.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,903 Guru
    editado setembro 2023
    Opções

    Aliás, tem vários reviews falando sobre estes SSD M.2 da Movespeed, destacando a performance e baixo custo. Resta saber agora, o quesito a sua durabilidade!

  • losso321
    losso321 Member Posts: 35 Devotee WiFi Icon
    Opções

    Eu fiz update geral pelo DriverEasy, mas há um tempo atrás. Fui ver lá de novo e não tenho nenhum update pendente. Resolvi baixar o Assistente de Driver e Suporte da Intel e tinha apenas duas coisinhas, driver do Suíte de desempenho Intel® Killer™ e placa de video Intel® Arc™ & Iris® Xe Graphics 
    Sobre update de firmware do ssd como eu faria isso? Eu vi que cada SSD tem um programa que cuida dessa parte, mas esse da movespeed não encontrei. Nem no manual eles oferecem algo.

  • Commodore_1995#
    Opções

    Esse é um dos motivos pelo qual eu evito as marcas. Você praticamente não tem suporte.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RenanVilela
    Opções

    Olá, bom dia.

    Pelo custo/benefício não vejo problema em ter certa oscilação na velocidade, uma vez que para um uso básico não haverá praticamente nenhuma diferença, inclusive um Sata3, na questão de abrir programas, inicialização do SO o desempenho seria tão satisfatório quanto. A questão sim seria numa transferência de arquivos maiores pois aí a taxa faria tal diferença.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,903 Guru
    Opções

    Seria interessante dar uma olhada no esquemático da placa-mãe que equipa estes Predator PT316-51S, pois dando uma olhada em uma postagem feita pelo nosso colega @RenanVilela parece que o mesmo possui dois slots M.2. Seria interessante realizar testes de velocidade utilizando os mesmos para verificar se há diferença. Pois talvez, um esteja conectado diretamente com a CPU e o outro com o PCH:

    É possível que o CrystalDiskInfo não esteja reconhecendo o modo de transferência devido a alguma incompatibilidade com o driver IRST. Mas isso, não significa que ele não esteja operando corretamente. Talvez a ferramenta HWiNFO possa responder sua dúvida!

  • RenanVilela
    Opções

    Compartilho da mesma opinião, o ideal seria testar no outro slot M2 só para ter uma noção se as velocidades ficarão páreas.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • losso321
    losso321 Member Posts: 35 Devotee WiFi Icon
    editado setembro 2023
    Opções

    Unidade do SSD 1TN7000

    NVMe RAID Controller

    Meu SSD principal com o Windows:


    E hoje resolvi fazer outro teste de velo de leitura e escrita. Notebook na tomada, 100% de bateria. E deu valores mais próximo do esperado por alguma razão.

    Vou ver se faço alguma hora a troca dos ssds pra testar isso que falaram.

  • RenanVilela
    Opções

    No momento do teste no outro slot verificou se não havia algum programa em segundo plano fazendo uso do SSD?

    Pois ao meu ver pode ser que influencia na questão da escrita, caso algo esteja sendo gravado no SSD.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • losso321
    losso321 Member Posts: 35 Devotee WiFi Icon
    editado setembro 2023
    Opções

    Antes eu tinha testado sem nada nele, formatei e fiz o benchmark, mas dava valores baixos. Dei update em algumas coisas como dito anteriormente nas publicações, mas acredito nada mudaria. O que tem instalado agora é apenas um jogo da Steam. Instalei outra biblioteca de jogos lá e deixei um game. Eu fiz o teste com a Steam aberta, mas ela está instalada no ssd principal, então n faria sentido. Mesmo assim resolvi testar 2x com a Steam fechada:

    Oscila bastante, mas acho que é normal isso acredito… Ou não? kk

  • losso321
    losso321 Member Posts: 35 Devotee WiFi Icon
    Opções

    Eu tinha realizado o benchmark com o SSD sem nada como falei anteriormente. O que tem instalado agora no SSD é uma biblioteca Steam com 1 jogo. Resolvi desligar a steam (que está no SSD principal que não é esse). Fiz dois testes:

    Ambos testes mesma coisa, plugado na tomada e 100% carregado. Eu to só com o chrome aberto que está instalado no SSD principal tbm.

    Acredito que oscilar assim é normal, certo? 7500 de leitura não cheguei a ver, acho que entre todos os testes que fiz só chegou uma vez a 7100. De escrita que a maioria das vezes dá abaixo de 6500. Antes tava dando direto 4200-5000. Não sei como esses testes funcionam exatamente

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,903 Guru
    Opções