PH315-52-748U Adicionar SSD NVMe e migrar OS

Opções

Bom dia pessoal.


Tenho um PH315-52-748U. De fábrica ele veio com um HDD 2,5" 1TB (WDC WD10SPZX-21Z10T0) e um SSD m.2 128GB (ADATA_IM2S3338-128GD2) funcionando em modo SATA. Esta semana comprei um novo SSD m.2 NVMe 500GB (KINGSTON SNV2S500G) e instalei para acabar com meu problema de SSD lotado.

Minha ideia era trocar o meu OS (Win11) do SSD SATA de 128GB para o novo SSD NVMe de 500GB, mantendo o HDD como armazenamento bulk e, depois de confirmar que o sistema estava funcionando normalmente no SSD novo, manter o SSD antigo como armazenagem de arquivos pesados mais usados (como arquivos de projetos atuais), deixando o SSD novo apenas para sistema e softwares (computador para trabalho, quase nunca jogo nele).

Consegui abrir e instalar o SSD novo sem grandes problemas. Iniciei o computador, o SSD foi reconhecido e usei o software MiniTool Partition Wizard para migrar o OS. Ele fez a clonagem do SSD sem problemas mas nunca me pediu para reiniciar o computador para copiar os arquivos em uso. Fiquei surpreso mas decidi rebootar o computador para ver no que dava.

O resultado foi tela azul com erro "INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE".

Reiniciei, entrei na BIOS e mudei a ordem do boot para o SSD antigo (pelo menos é o que parece pois na BIOS os dois SSD aparecem com o mesmo nome de "Windows Boot Manager") e o computador inicializou normal, mas com o SSD antigo como o drive ativo de sistema ainda. O SSD novo mostra uma copia das partições e dos arquivos do SSD antigo mas não consigo fazer ele ser o ativo. Alguma ideia do que posso fazer?

Tentei refazer meus passos, fazendo nova clonagem do SSD e reiniciando mas tudo ocorreu igual da primeira vez.

Abaixo alguns prints com informações diversas que podem ser necessárias para dar contexto.

Grato

Imagem 1: Localização dos SSDs e seus modelos

Imagens 2 a 6: Configurações da BIOS, versão 1.12 (última disponível)

Imagem 8: Informações do SSD novo

Imagem 9: Informações do HDD antigo

Imagem 10: Informações do SSD antigo

Imagem 11: Informações do software MiniTool Partition Wizard com as partições de cada SSD, incluindo qual é o ativo e com o OS.

Respostas

  • RenanVilela
    Opções

    Olá, bom dia.

    Tente realizar a clonagem pelo Macrium Reflect.

    No meu Predator (modelo igual ao seu) fiz isso na primeira vez e deu certo, mas aconselho sempre a realizar uma instalação limpa do SO no novo SSD, afim de deixá-lo 100% limpo para uma instalação dos drivers e programas posteriormente, sem resquícios.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Commodore_1995#
    Opções

    Olá! Experimente desconectar o ssd antigo e verifique se o windows inicializa corretamente pelo novo ssd.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Cleeeeeston
    Cleeeeeston Member Posts: 5

    Tinkerer

    editado setembro 2023
    Opções

    Obrigado pelas respostas.

    Vou tentar fazer a clonagem pelo Macrium como foi recomendado e aviso se deu certo.

    Caso não funcione, farei a retirada do SSD antigo para testar a outra sugestão. Apenas para esclarecer, neste caso você @egydiocoelho quer dizer pra bootar apenas com o SSD novo, no mesmo slot que eu instalei ele, correto? E se der certo aí o que faço com o SSD antigo? Reinstalo no slot original e vejo se o problema se resolveu?

    Um outro detalhe que só vi agora é talvez possa interferir. Meu helios veio com o Intel RST instalado, apesar de não ter drive optane. Ao que parece ele esta usando o memory cache no SSD antigo para agilizar o sistema. Isso quer dizer que de alguma forma ele parece ter linkado os dois drive originais (HDD e SSD antigo) e ambos aparecem como RAID no MiniTool, apesar de não ter nenhum array salvo. Além disso na BIOS podem ver que o SATA Mode está configurado como RST Premium com Optane e não está como AHCI. Talvez este seja o problema? Devo desativar o IRST e mudar a BIOS ou deixo como está?

    Obrigado

  • Cleeeeeston
    Cleeeeeston Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opções

    Eu de novo. Apenas para complementar pois estava fora do computador quando respondi acima. Aqui estão alguns prints do Intel RST.

    Imagino se talvez isso não seja o que a BIOS esteja travando para impedir de bootar pelo novo SSD, já que a opção SATA Mode está configurado como RST Premium com Optane ao invés de AHCI. Talvez seja também o motivo do MiniTool conseguir copiar todos os arquivos sem precisar reiniciar o computador, uma vez que, pelo que entendo, o RST faz uma gravação em "em cache" no SSD dos arquivos mais acessados (o que explica os momentos em que meu SSD sai de ter 28GB livre para 7GB livre sem eu ter instalado ou baixado nada).

  • Commodore_1995#
    Opções

    Não tente alterar o sata mode por enquanto. Tenta desconectar a bateria de lition e o ssd antigo. Deixe apenas o novo conectado.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Cleeeeeston
    Cleeeeeston Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opções

    Boa noite. Desculpem a demora mas tive uns compromissos e só pude fazer o teste agora. Deu certo. O processo foi feito com o software MiniTool mesmo. Tive que retirar o SSD antigo e deixar fora do note. Quando reiniciei ele deu tela azul mesmo apenas com o SSD novo. Ai resolvi tentar outra dica que li sobre pressionar e manter pressionado o botão de ligar/desligar o note por 60 segundos (uns falavam 10, outros 60, resolvi deixar 60 só pra garantir). Quando reiniciou de novo tudo deu certo como se fosse o SSD antigo mas dessa vez maior. A BIOS reconhece que este SSD é o novo e está no segundo slot mas agora ela deixa funcionar normal.

    Ainda vou ver o que faço com o SSD antigo pois não sei se colocar ele de volta agora irá causar algum problema de compatibilidade então vou deixar fora até ter certeza que este novo está 100%. Ai volto e digo o que aconteceu.

    Agradeço aos que me ajudaram e vou deixar aqui em baixo um resumo para quem vier a ter o mesmo problema que eu, de como resolver.

    Resumo:

    Como troquei meu sistema operacional do SSD M2 original que veio com o note para um SSD NVMe novo.

    Passo 1: Com o computador desligado e com o carregador desconectado, retire os 11 parafusos da parte de baixo do note. Depois remova a tampa inferior (só puxar com cuidado que sai fácil). Se quiser tem videos aqui mostrando isso tudo.

    Passo 2: Desconecte o cabo da bateria de lítio (interna, fica logo abaixo do SSD M2, do lado direito). Não use nada de metal para puxar o conector!

    Passo 3: Remova a tampa do slot vazio do SSD da esquerda (dois parafusos), encaixe o SSD e coloque a tampa por cima. Ela tem o que parece ser uma dupla-face por dentro da tampa. Deixe isso ai que é para ajudar a esfriar o SSD. Coloque de volta os 2 parafusos sem apertar demais e tomando cuidado para não esbarrar em nada.

    Passo 4: Reconecte o cabo da bateria interna do note até o fundo.

    Passo 5: Encaixe a tampa na parte de baixo até ouvir clicar, com cuidado. Não precisa colocar os parafusos ainda.

    Passo 6: Ligue o computador. Confira se ele está normal. O SSD não deve aparecer ainda no "meu computador" pois ele não está configurado. Se tudo estiver normal, vá em frente e instale o software de sua preferência para fazer a migração do OS. Duas alternativas são o MiniTool Partitioner Wizard (se procurar acha a versão 10 que ainda era de graça) ou o Macrium (não usei esse mas faz a mesma coisa).

    Passo 7: Com o software instalado, abra e você deve ver o novo SSD ali, parado, sem partições ou letras associadas. Escolha a opção no software de "migrar OS" e siga os passos na tela. Ambos tem tutoriais de monte no YouTube com o passo a passo se quiserem. Lembre-se de selecionar o SSD novo como destino e não um dos outros dois instalados.

    Passo 8: Com o SSD copiado (pode ou não pedir para reiniciar o computador, o meu não pediu), desligue o note, desconecte o cabo de força, vire, remova a tampa traseira, remova o cabo da bateria interna e dessa vez remova o SSD antigo, do lado direito da placa, junto com sua tampa (dois parafusos).

    Passo 9: Se for ficar sem o SSD antigo como eu, recoloque apenas a tampa de metal sobre a conexão que tinha o SSD antigo, prendendo com os dois parafusos. Se vai tentar colocar ele de volta em seguida então deixe esse passo para depois.

    Passo 10: Reconecte o cabo da bateria interna e recoloque a tampa traseira. Sem parafusar ainda pois caso não dê certo fica mais fácil.

    Passo 11: Aperte e segure o botão de liga/desliga por 60 segundos. Depois, se ele não ligou, solte e aperte o botão como se fosse ligar normal o note. Ele pode levar um segundo a mais para ligar pois está procurando o SSD antigo, vendo que não está lá, achando o outro, vendo que tem um OS funcional e aí ligando.

    Passo 12: Se tudo der certo, ao entrar no windows novamente seu computador vai estar exatamente como estava antes mas com o SSD novo no lugar. Parabéns! Desligue o note, coloque de volta todos os parafusos e aproveite. Se você vai reinstalar o SSD antigo então abra a tampa, coloque ele e a tampinha dele no lugar de volta e tente ligar novamente para ver o que acontece. Eu ainda não fiz isso para saber se da certo aqui. Se algo deu errado você não deve ter conseguido voltar ao windows e nesse caso vale a pena tentar refazer alguns destes passos (como retirar e reinserir o SSD para garantir que está bem encaixado ou voltar ao começo com o SSD antigo e tentar novamente). Caso ainda tenha problemas coloque sua pergunta aqui.

    Espero que isso ajude outras pessoas como me ajudou. Abraço pessoal!

  • Commodore_1995#
    Opções

    O ideal seria formatar o antigo ssd antes de conectar novamente no computador.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Cleeeeeston
    Cleeeeeston Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opções

    Sim, mas para isso eu precisaria de algo como um case externo usb pro m2 antigo, que eu não tenho no momento. E como o preço de um case desses (R$40 mínimo) está quase 50% do valor do SSD antigo (R$90 pra comprar um novo da mesma marca e capacidade) se tiver mesmo que comprar um case externo prefiro deixar esse SSD parado ou pasar pra frente.
    Mas entendo sua sugestão e agradeço.

  • Commodore_1995#
    Opções

    Você pode conectá-lo em outro computador e formatá-lo também.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)