Bom dia pessoal.
Tenho um PH315-52-748U. De fábrica ele veio com um HDD 2,5" 1TB (WDC WD10SPZX-21Z10T0) e um SSD m.2 128GB (ADATA_IM2S3338-128GD2) funcionando em modo SATA. Esta semana comprei um novo SSD m.2 NVMe 500GB (KINGSTON SNV2S500G) e instalei para acabar com meu problema de SSD lotado.
Minha ideia era trocar o meu OS (Win11) do SSD SATA de 128GB para o novo SSD NVMe de 500GB, mantendo o HDD como armazenamento bulk e, depois de confirmar que o sistema estava funcionando normalmente no SSD novo, manter o SSD antigo como armazenagem de arquivos pesados mais usados (como arquivos de projetos atuais), deixando o SSD novo apenas para sistema e softwares (computador para trabalho, quase nunca jogo nele).
Consegui abrir e instalar o SSD novo sem grandes problemas. Iniciei o computador, o SSD foi reconhecido e usei o software MiniTool Partition Wizard para migrar o OS. Ele fez a clonagem do SSD sem problemas mas nunca me pediu para reiniciar o computador para copiar os arquivos em uso. Fiquei surpreso mas decidi rebootar o computador para ver no que dava.
O resultado foi tela azul com erro "INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE".
Reiniciei, entrei na BIOS e mudei a ordem do boot para o SSD antigo (pelo menos é o que parece pois na BIOS os dois SSD aparecem com o mesmo nome de "Windows Boot Manager") e o computador inicializou normal, mas com o SSD antigo como o drive ativo de sistema ainda. O SSD novo mostra uma copia das partições e dos arquivos do SSD antigo mas não consigo fazer ele ser o ativo. Alguma ideia do que posso fazer?
Tentei refazer meus passos, fazendo nova clonagem do SSD e reiniciando mas tudo ocorreu igual da primeira vez.
Abaixo alguns prints com informações diversas que podem ser necessárias para dar contexto.
Grato
Imagem 1: Localização dos SSDs e seus modelos
Imagens 2 a 6: Configurações da BIOS, versão 1.12 (última disponível)
Imagem 8: Informações do SSD novo
Imagem 9: Informações do HDD antigo
Imagem 10: Informações do SSD antigo
Imagem 11: Informações do software MiniTool Partition Wizard com as partições de cada SSD, incluindo qual é o ativo e com o OS.