Acer Nitro AN515-54 - cooler dispara para 4000rpm depois que ele é instalado
Tinkerer
Boa tarde! Tenho um Acer Nitro AN515-54 desde Julho 2020. Há muito tempo que venho buscando nos foruns solucao para o problema das ventoinhas trabalharem em alta rotacao, mesmo com o processador ocioso. Este problema é cronico e um problema de hardware ou software. Ja atualizei a bios, já troquei as ventoinhas por novas originais e nada resolve. O grande problema disso é o barulho irritante no uso diario para trabalhar. Por favor, até quando a Acer vai ignorar isso? Já revirei a net e só vejo reclamacao, mas nao tem nenhuma acao de solucao. Fico no aguardo.
[Título editado para incluir modelo do produto]
Melhor resposta
-
Mas cosegui achar a solucao aqui mesmo no grupo:
Consegui corrigir o problema e pensei em postá-lo aqui para qualquer pessoa que enfrentasse um problema semelhante. E não pode reivindicar a garantia.
Problema:
altas rotações do ventilador da CPU em modo inativo, mesmo quando a CPU está ~45C. O problema ocorre quando 2 a 3 unidades SATA/NVMe estão instaladas.
Causa:
O PCH (Platform Hub Controller no Acer AN515-54 não tem dissipador de calor. Quando 2-3 unidades ou vários monitores estão conectados, ele sobe para ~ 80C. O chipset força a velocidade do ventilador em ~ 4500 RPM se a temperatura estiver acima de 60 C. . Definitivamente é uma falha de design ou um problema específico do meu dispositivo.
Correção:
se você não estiver coberto pela garantia e não tiver conhecimento técnico. Adicionar um dissipador de calor ao PCH corrige o problema e reduz a temperatura para aproximadamente 55°C
Improvisei com um dissipador de NVME de cobre, e por hora está suave. Vou tentar uma solucao um pouco mais profissional, pois tem espaco e dá pra colocar um dissipador + cooler tipo das placas de video antigas
0
Respostas
-
O mesmo acontece com migo já é o segundo SSD nvme que compro o primeiro da asgard devolvi pq achei que era problema do SSD. Agora comprei outro da KingSpec de 512gb a mesma coisa acontece o cooler dispara para 4000rpm depois que ele é instalado
Modelo Acer Nitro 5 AN515-54.
Você conseguiu resolver o problema?
0 -
O que acontecem quando vocês atualizam o bios?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Olá, boa tarde.
O problema começou a ocorrer após a instalação de mais um SSD M2?
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Por acaso, você tem dois ssds nvme instalados nesse computador?
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Tenho 1 SSD NVME 512 que veio no note + um disco SAT 3.200 RPM. Comecou depois que instalei o disco sata.
Consegui corrigir o problema e pensei em postá-lo aqui para qualquer pessoa que enfrentasse um problema semelhante. E não pode reivindicar a garantia.
Problema:
altas rotações do ventilador da CPU em modo inativo, mesmo quando a CPU está ~45C. O problema ocorre quando 2 a 3 unidades SATA/NVMe estão instaladas.
Causa:
O PCH (Platform Hub Controller no Acer AN515-54 não tem dissipador de calor. Quando 2-3 unidades ou vários monitores estão conectados, ele sobe para ~ 80C. O chipset força a velocidade do ventilador em ~ 4500 RPM se a temperatura estiver acima de 60 C. . Definitivamente é uma falha de design ou um problema específico do meu dispositivo.
Correção:
se você não estiver coberto pela garantia e não tiver conhecimento técnico. Adicionar um dissipador de calor ao PCH corrige o problema e reduz a temperatura para aproximadamente 55°C
Improvisei com um dissipador de NVME de cobre, e por hora está suave. Vou tentar uma solucao um pouco mais profissional, pois tem espaco e dá pra colocar um dissipador + cooler tipo das placas de video antigas.
2 -
Problema:
Causa:
Correção:
Improvisei com um dissipador de NVME de cobre, e por hora está suave. Vou tentar uma solucao um pouco mais profissional, pois tem espaco e dá pra colocar um dissipador + cooler tipo das placas de video antigas
0 -
Olá @MAPARENTE,
Primeiramente, parabéns pela solução encontrada e compartilhar conosco sua experiência! De fato, adaptar um dissipador de calor (passivo) no PCH ajuda e muito a manter o mesmo refrigerado.
O que não dá pra entender, é: Por qual razão os engenheiros e projetistas não fizeram isso!? Pois você tem toda uma fábrica (além dos equipamentos) a sua disposição. Onde seria muito mais fácil desenvolver um dissipador mais alongado, que também auxiliasse na refrigeração do PCH.
Em relação ao problema do cooler (FAN) do laptop disparando. Recentemente, tive o mesmo problema e consegui solucionar da seguinte maneira:
0 -
Eu tentei desativar a memoria compactada e nao resolveu. O dissipador + Throttlestop resolveu o problema definitivamente. Segue o software já configurado. Dica nao coloque para iniciar com o Windows que nao sobe. Suba ele depois que o sistema iniciar. Basicamente baixei o clock do processador para trabalhar no maximo a 3Gz.
0 -
Eu useu um dissipador de NVME de cobre que comprei no mercardolivre:
0 -
De fato o programa não sobe com o Windows, se selecionado a opção direto no programa.
Eu criei uma tarefa pelo próprio Windows, e assim que faço o logon o programa já inicia.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0