Memória disponível e utilizada.

Opções
Danilohrnascimento
Danilohrnascimento Member Posts: 28 Enthusiast WiFi Icon

Boa noite,

Verifiquei no gerenciador de tarefas, que a memória disponível, não é o total que compõe a máquina. Tentei marcar a opção memória máxima em msconfig, no total 8192, mas verifiquei e ficou 0. Reiniciei, e o pc não quis mais ligar, ficou numa tela azul, afirmando erro.

Fiz um procedimento no cmd, bcdedit /deletevalue {​​​​​​​​default}​​​​​​​​ truncatememory

bcdedit.exe /set truncatememory 4294967296.

instruído numa página da microsoft e consegui religar.

Na bios, afirma o total de memoria 8192, mas não sei alterar na bios deixar de reserva para vídeo 1gb.

No entanto, não entendo porque não está disponível o total de memória e gostaria, se possível de saber como fazer para utilizar o total, porque ficou lento num filme.

Obrigado.

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    Opções

    Olá @Danilohrnascimento,

    Seja bem-vindo! Aparentemente a quantidade de memória RAM disponível em seu sistema está ok! Pois além da quantidade de memória RAM que é compartilhada com o iGPU, o sistema precisa também destinar uma porção para "endereçamento" dos dispositivos de hardware.

    Geralmente os firmwares UEFI / BIOS fornecidos para os laptops Acer, não possuem opção para alterar a porção de memória RAM destinada a placa gráfica (DVMT):

    https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000041253/graphics.html

    Procure desfazer quaisquer alterações realizadas através do utilitário msconfig. Pois estas opções são destinadas para fins de depuração, e só devem ser utilizadas em casos muito específicos. Em que o programador precisa simular estas situações. Outro exemplo, quando você precisa desabilitar um núcleo da CPU ou porção da memória RAM que esteja apresentando problemas. E você necessita manter o sistema em funcionamento, até a chegada do novo processador ou módulo de memória.

    Veja na guia Processos ou em Detalhes do Gerenciador de Tarefas, qual processo está consumindo sua memória RAM.

  • pedronh
    pedronh Member Posts: 3 New User
    Opções

    Oi, tudo bem Gomes? achei muito interessante oque voce escreveu. Meu notebook é bom, tem 16 ram e tals, mas eu usei o "msconfig" para aumentar o número de nucleos para inicialização do sistema, estava em 1 e pus 8, pois meu note é octacore. Devo desfazer isso tambem? Desejo apenas maior rendimento nos games

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    editado agosto 2023
    Opções

    Olá @pedronh,

    Tudo bem, e você como está!?

    O mesmo também se aplica ao seu caso! O Windows por si só é capaz de identificar e gerenciar de maneira automática a quantidade de núcleos disponíveis na CPU.