Memória disponível e utilizada.

Danilohrnascimento
Danilohrnascimento Member Posts: 59 Devotee WiFi Icon

Boa noite,

Verifiquei no gerenciador de tarefas, que a memória disponível, não é o total que compõe a máquina. Tentei marcar a opção memória máxima em msconfig, no total 8192, mas verifiquei e ficou 0. Reiniciei, e o pc não quis mais ligar, ficou numa tela azul, afirmando erro.

Fiz um procedimento no cmd, bcdedit /deletevalue {​​​​​​​​default}​​​​​​​​ truncatememory

bcdedit.exe /set truncatememory 4294967296.

instruído numa página da microsoft e consegui religar.

Na bios, afirma o total de memoria 8192, mas não sei alterar na bios deixar de reserva para vídeo 1gb.

No entanto, não entendo porque não está disponível o total de memória e gostaria, se possível de saber como fazer para utilizar o total, porque ficou lento num filme.

image.png

Obrigado.

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,970 Guru

Olá @Danilohrnascimento,

Seja bem-vindo! Aparentemente a quantidade de memória RAM disponível em seu sistema está ok! Pois além da quantidade de memória RAM que é compartilhada com o iGPU, o sistema precisa também destinar uma porção para "endereçamento" dos dispositivos de hardware.

Geralmente os firmwares UEFI / BIOS fornecidos para os laptops Acer, não possuem opção para alterar a porção de memória RAM destinada a placa gráfica (DVMT):

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000041253/graphics.html

Procure desfazer quaisquer alterações realizadas através do utilitário msconfig. Pois estas opções são destinadas para fins de depuração, e só devem ser utilizadas em casos muito específicos. Em que o programador precisa simular estas situações. Outro exemplo, quando você precisa desabilitar um núcleo da CPU ou porção da memória RAM que esteja apresentando problemas. E você necessita manter o sistema em funcionamento, até a chegada do novo processador ou módulo de memória.

Veja na guia Processos ou em Detalhes do Gerenciador de Tarefas, qual processo está consumindo sua memória RAM.

It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
  • pedronh
    pedronh Member Posts: 3 New User

Oi, tudo bem Gomes? achei muito interessante oque voce escreveu. Meu notebook é bom, tem 16 ram e tals, mas eu usei o "msconfig" para aumentar o número de nucleos para inicialização do sistema, estava em 1 e pus 8, pois meu note é octacore. Devo desfazer isso tambem? Desejo apenas maior rendimento nos games

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,970 Guru
    editado August 2023

Olá @pedronh,

Tudo bem, e você como está!?

O mesmo também se aplica ao seu caso! O Windows por si só é capaz de identificar e gerenciar de maneira automática a quantidade de núcleos disponíveis na CPU.

It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉