Nitro 5 AN515-45-R0M5 esquentando muito

Opções
HugoM
HugoM Member Posts: 18 Troubleshooter

Muito preocupado e desapontado com a temperatura do Nitro 5 AN515-45-R0M5. Configurações: AMD Ryzen 7 5800H, 16GB RAM, 512 SSD, RTX 3050.

Apesar de ser um notebook gamer, tenho enfrentado diversos picos altíssimos de temperatura (batendo 88-90ºC por alguns momentos), além de estar no geral quase sempre acima de 70ºC, mesmo jogando Diablo 4 em configurações gráficas baixas, justamente para evitar super aquecimento. Utilizo base refrigeradora e também estou sempre com o CoolBoost do NitroSense ativo.

Além disso, existe uma discrepância absurda de temperatura de quando o notebook está na tomada e quando está na bateria. Quando na bateria ele se mantém facilmente abaixo dos 55ºC, mas assim que liga na tomada a temperatura sobe bastante. Fiz um teste, com o personagem parado no mesmo lugar do jogo. Antes de colocar o notebook na tomada a temperatura da CPU estava 49ºC. Imediatamente após ligar o notebook na tomada a temperatura subiu para 67ºC.

Isso é normal? Esperava muito mais de um notebook dito "gamer".

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,987 Guru
    editado agosto 2023
    Opções

    Olá @HugoM,

    Acrescente também na sua lista de desapontamento, a falta de atualização do microcódigo AGESA e SMU. Que no caso dos Nitro 5 AN515-45 (entre outros modelos equipados com processadores AMD Ryzen) além de vergonhoso, chega a ser revoltante! Tudo isso graças a incompetência, falta de caráter, descaso e irresponsabilidade da Acer e seus parceiros envolvidos no processo fabricação e suporte destes laptops.

    Os AMD Ryzen™ 7 5800H suportam temperatura máxima de 105 °C. O que no seu caso, ainda assim estaria de dentro da faixa tolerável de operação:

    https://www.amd.com/pt/products/apu/amd-ryzen-7-5800h

    Você pode verificar nas Opções de Energia, se o seu laptop está configurado para utilizar o modo equilibrado quando conectado na tomada.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,736 Trailblazer
    Opções

    Olá, bom dia.

    Notebooks gamers, bem como praticamente qualquer um tende a aquecer mesmo, é praticamente uma caixa de sapato fechada, então mesmo com um sistema bom para resfriar ele vai tender a ter temperaturas mais altas, mas isso em um primeiro momento não é problema, visto que o processador suporta tais temperaturas. A questão é não mantê-lo assim por muito tempo.

    Quando você remove da tomada, normalmente ele entra no plano de energia Economia, e isso de fato faz diminuir as temperaturas, visto que os núcleos trabalham com uma frequência muito baixa, gerando menos calor, mas a depender do jogo e/ou aplicação o desempenho vai embora.

    Em minha assinatura cito uma dica de como desativar o TurboBoost para amenizar as temperaturas, se possível dê uma conferida que poderá te ajudar.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Vannox
    Vannox Member Posts: 55 Devotee WiFi Icon
    Opções

    já fizeram uma limpeza + troca de pasta térmica?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,987 Guru
    Opções

    Aproveitando para avisar que saiu o firmware UEFI / BIOS novinho em folha (v1.11), com atualização do microcódigo AGESA para os Nitro AN515-45:

    1. Update PI FP6_1.0.0.C.
    2. Support OS May 23 CI security.
    

    Download:

    https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro%20AN515-45/downloads?suggest=AN515-45;0

  • HugoM
    HugoM Member Posts: 18 Troubleshooter
    Opções

    O que exatamente seria isso?

    Além disso, agora ele deu pra bater 92ºC mesmo nas configurações MÍNIMAS de Diablo IV. É um absurdo, que decepção.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,987 Guru
    Opções

    Olá @HugoM,

    Sobre o microcódigo AGESA:

    https://itigic.com/pt/what-is-amd-agesa/

    Procure melhorar a refrigeração do seu laptop com auxílio de uma base refrigeradora ou mantendo o mesmo afastado alguns centímetros da superfície em que se encontra. Pois na imagem que você anexou podemos ver que a CPU está muito próximo da sua temperatura limite de operação.

  • Binho94
    Binho94 Member Posts: 1 New User
    Opções

    Estou com o msm problema fiz um upgrade de memória RAM pra 32 GB de RAM não sei se influencia no aquecimento eu uso base refrigerada e geralmente fico na casa dos 85 graus fico preocupado até então vou trocar a pasta térmica pra ver se melhora meu acer e o que tem a placa de vídeo 1650 i5 tenho medo de jogar e dar algum b. o

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,987 Guru
    Opções

    Olá @Binho94,

    Seja bem-vindo!

    Experimente aplicar as dicas do tópico abaixo indicado para tentar identificar as possíveis causas para estes problemas de CPU com temperatura elevada:

  • Giulianna
    Giulianna Moderator, Member Posts: 52 Moderator
    editado março 9
    Opções

    Olá @Binho94

    Bem-vindo à comunidade! Para manter o fórum organizado e ajudar a dar maior visibilidade à sua pergunta, recomendamos que você crie um novo tópico com uma descrição detalhada de sua dúvida ou questão e o modelo completo do seu produto.

    Giulianna,
    Moderador da Comunidade