Critérios para atualização de drivers x Microsoft x Terceiros

Opções
Refletindo
Refletindo Member Posts: 225 Practitioner WiFi Icon

Boa noite!

O seguinte fato me chamou a atenção:

Tentei atualizar alguns drivers através do Gerenciador de Dispositivos, porém, segundo este, "os melhores drivers já estavam instalados". Então resolvi fazer algumas checagens com aplicativos de atualização de drivers de terceiros, e qual não foi a minha surpresa: havia defasagem, em alguns casos, de alguns anos. Chequei com mais de um desses aplicativos, e deu o mesmo resultado: os drivers que o Windows estava instalando/atualizando estão bem defasados em relação aos disponíveis nesses aplicativos. Qual seria a razão dessa diferença tão grande? Por que a Microsoft não instala as mesmas versões desses drivers? Os drivers desses aplicativos não são confiáveis?

Sds. Refletindo

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,005 Guru
    editado agosto 2023
    Opções

    Olá @Refletindo,

    Basicamente, vale a seguinte recomendação:

    "Em time que está ganhando, não se mexe!"

    Como critério, utilize a seguinte ordem:

    1. Driver fornecido pelo fabricante do PC Desktop / Laptop;

    2. Driver fornecido pela Microsoft;

    3. Driver fornecido por terceiros (OEM). Aplica-se somente em casos específicos, como por exemplo: correção para problemas de compatibilidade, estabilidade e/ desempenho.

    No vídeo tutorial abaixo, tem uma explicação bem bacana do Aurélio Baboo sobre o assunto:

  • Refletindo
    Refletindo Member Posts: 225 Practitioner WiFi Icon
    Opções

    Bom dia eGomes!

    Grato pela vossa atenção e manifestação.

    Infelizmente "meu time não está ganhando", pois após ter atualizado para o W-10, venho tendo uma série de problemas com telas azuis de diferentes códigos, e com a rede de WiFi que não ativa mais, conforme discussões já registradas nesta Comunidade. De tudo quanto foi-me sugerido nos fóruns consultados, inferi as seguintes hipóteses para solução definitiva do caso:

    1. Atualizar drivers: tentei todas as sugestões recebidas, porém nenhuma surgiu efeito esperado. A Acer não me disponibiliza mais os drivers para o modelo Aspire 1410. A Intel não possui driver compatível para o modelo/sistema. Os drivers de terceiros não resolveram o problema do WiFi. Troquei dois adaptadores de rede sem solução definitiva.
    2. Substituir o disco: já adquiri SSD de 480Gb, conforme sugerido. Estou aguardando o recebimento do mesmo para efetuar a troca.
    3. Substituir pentes de memória: caso a solução anterior não resolver, será a próxima etapa.
    4. Manutenção/limpeza geral do hardware: substituído o sistema de ventilação; retirado pó.
    5. Reinstalação limpa do Windows-10: já executei várias com mídia de instalação, com a nuvem.
    6. Retornar para o W-7: será a última sugestão a ser aplicada. Penso que com todas essas formatações realizadas, já não disponho mais da instalação original de fábrica instalada.
    7. As últimas telas azuis têm repetido a causa de erro MEMORY MANAGEMENT. Talvez isto queira dizer alguma coisa de mais específico, tentei junto a Comunidade/suporte da Microsoft para ver se poderia ser analisado os respectivos logs para se chegar a verdadeira causa, mas não tive a resposta esperada…

    Em síntese, é a situação de momento.

    Sds. Refletindo.