A515-55G: Troquei de carregador e sinto que está passando corrente na parte de alumínio do notebook.

thai13
thai13 Member Posts: 3 New User
editado agosto 2023 em Laptops

Oii pessoal, tudo bem?

Poderiam me ajudar? Troquei o carregador do meu notebook e agora sinto que está passando corrente elétrica na carcaça quando uso o notebook conectado a tomada, vou tentar dar o máximo de detalhes o possível.

O carregador original do meu Acer Aspire 5 A515-55G-588G quebrou. Depois disso fui em busca de comprar outro carregador, infelizmente não encontrei nenhum modelo exato para o meu notebook. Comprei dois carregadores de marcas diferentes e em nenhum deles o pino do carregador entra completamente na entrada do notebook.

O problema aqui é que agora eu sinto que tem uma corrente elétrica passando na parte de alumínio que fica na tela e não sei o que fazer para resolver pois eu não tinha esse problema com o antigo carregador. O que me deixa preocupada é que comprei dois carregadores e os dois apresentaram o mesmo problema.

As tomadas da minha casa não tem aterramento (no futuro vamos providenciar isso, mas por enquanto não porque teremos que trocar a elétrica inteira da casa) porém eu não tinha esse problema ao carregar antes, ou seja, talvez antes não estivesse tendo a fuga de energia no notebook e agora está tendo e por conta da falta de aterramento estou percebendo o problema.

Também já notei que ao tirar os pés do chão eu paro de sentir a corrente passando, acho que nesse caso eu estou virando o aterramento certo?

Agora eu não sei se tem algum problema de curto no meu notebook, se o carregador original da Acer tinha alguma montagem específica para evitar esse problema ou se terei que providenciar o aterramento. O único ponto é que como o problema não acontecia antes, me parece ser algum problema no notebook ou carregador. Também queria entender se posso usar meu notebook com essa corrente passando na carcaça ou se isso pode danificar algum componente interno.

Alguém já passou por essa situação e tem alguma dica que possa me dar? Muito obrigada pela ajuda e desculpa o textão!!!

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• MDouglas
    MDouglas Member Posts: 24 Networker

Olá, boa tarde.
    Me tire uma dúvida, essa corrente que vc diz sentir na parte de alumínio da tampa, é bem fraquinha, tipo só sente ao deslizar a mão na tampa com os pés descalços?

Pergunto, pq eu já tive a impressão de sentir isso algumas vezes no meu note também, é algo bem fraco e aparentemente insignificante, mas que me chamou a atenção. O meu é um Aspire 5 A515-54-53VN.

• thai13

Olá!

Eu sinto apenas quando deslizo a mão na parte de alumínio também. Quando estou usando sapatos a sensação é menor e quando estou descalça ela aumenta. É como se fosse uma vibração.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,298 Guru
    editado agosto 2023

Olá @thai13,

Seja bem-vinda! E obrigado pela informações ricas em detalhes. Elas são de suma importância para ajudá-la a identificar o seu problema.

Por favor, informe para nós o modelo (nome do completo) do seu laptop para verificarmos qual modelo de fonte do carregador o mesmo utiliza.

É possível que esta sensação de formigamento que você está percebendo esteja sendo causada por fuga de corrente, falta de aterramento ou polarização da tomada invertida.

Tenha cuidado ao utilizar fonte de carregadores "genéricos", pois os mesmos geralmente não atendem as exigências e padrões exigidos pela NBR além de possuir controle de qualidade duvidoso.

• thai13

Olá @eGomes!

Muito obrigada pelas informações :)

Verifiquei aqui que o número do modelo é o N18Q13, seria esse?

Agradeço mais uma vez pela ajuda!! Infelizmente não encontrei a fonte original para comprar mas pode ser que não tenha visto no local correto hahaha.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,298 Guru
    editado agosto 2023

Disponha, @thai13! Eu não consegui encontrar o modelo do seu laptop com exatidão, pois tem vários modelos de laptops da Acer que utilizam esta mesma referência que você passou.

Mas, basicamente verifique nas informações disponíveis na etiqueta desta fonte / carregador que você adquiriu, se a mesma possui as mesmas especificações da fonte original (tensão e corrente). Qualquer coisa, anexe aqui uma imagem (nítida) para darmos uma olhada para você.