Meu Nitro 5 AN515-44 - Ryzen 7 4800H / GTX 1650 não reconhece a placa de vídeo

Após utilizar a maquina por 3 meses sem problemas, um certo dia ela desligou sozinha do nada enquanto eu jogava, após inicia-lo novamente, começou a ocorrer a tela azul toda vez que eu inicio o notebook depois de um período de tempo desligado ( 2 a 3 horas) ou quando ele volta de suspensão, no gerenciador de dispositivos notei que a GTX 1650 some dos "adaptadores de vídeo" quando isso ocorre, sem falar das ventoinhas que começam a trabalhar em velocidade máxima tbm (e ficam inalteráveis mesmo usando o nitrosense), tenho que reiniciar a maquina algumas vezes após a tela azul pras coisas voltarem ao "normal", mas sempre volta a ocorrer o problema como dito acima, já utilizei o método de recuperação de fabrica do windows, mas o problema persiste. Mais alguém passa ou passou por esse problema? Ou tem uma luz do que pode ser feito pra corrigir? Desde já eu agradeço. (Estou anexando uma imagem da mensagem de erro da tela azul)

Respostas

• Adiel_França
    Adiel_França Member Posts: 3 New User

mais duas imagens sobre o problema

• eGomes
    eGomes Member Posts: 3,995 Guru
    editado agosto 2023

Olá @Adiel_França,

Seja bem-vindo! Este erro pode estar relacionado a vários fatores:

https://www.nucleustechnologies.com/blog/fix-video-dxgkrnl-fatal-error-in-windows-10/

Experimente fazer o upgrade (ou downgrade) dos drivers controladores GPU. Monitore com o auxílio da ferramenta HWMonitor as temperaturas do seu sistema.

Infelizmente os laptops Acer equipados com processadores AMD Ryzen costumam ser extremamente problemáticos, entregando para o consumidor final a pior experiência possível e desagradável. Isso sem falar na decepção e frustração causada, por investir em um produto caro! Basta fazer uma rápida pesquisa aqui mesmo na Comunidade para ver os inúmeros casos de reclamações para endossar o que estou falando!

Um dos motivos, é a falta de atualização do microcódigo AGESA e SMU. Que lamentavelmente, a Acer ignora e nada faz em relação ao problema:

• Adiel_França
    Adiel_França Member Posts: 3 New User

Realmente é modelo muito problemático, se pudesse eu trocaria, fiz o downgrade e upgrade nos drivers da amd, e nos dois casos o problema persistiu, ocorre a tela azul e o notebook reinicia com a placa de video dedicada (GTX 1650) desabilitada e impossível de habilitar (ela aparece apenas em dispositivos ocultos no gerenciador), já reinstalei o Windows via USB, mas nada resolveu, baixei o HWMonitorpara monitorar a temperatura dos componentes e está tudo okay. Já que está na garantia, estou cogitando enviar para a assistencia, mas tenho medo de que não seja solucionado o problema devido a aparente natureza dele, um absurdo a Acer permitir que uma bomba dessa seja comercializada.