AN517-54-59KR: Drivers de Grafico Integrado e Firmware
Recentemente adquiri o modelo Acer Nitro 5 AN517-54-59KR e apesar de um ou outro contratempo, esta funcionando perfeitamente. Todavia estou intrigado com relação aos drivers do Grafico Integrado UHD da Intel, o qual apesar de eu ter "atualizado" atraves do assistente de driver da Intel para a versão mais atual, o driver OEM da Acer para o Grafico Integrado persiste instalado. Não notei erros ou falhas graves que me motivem a atualizar para outro driver, porem gostaria de saber se o driver OEM é o suficiente ou eu deveria tentar por meios como usar o Driver Display Uninstaller para instalar um novo driver de forma limpa. E por tabela, se faz necessario atualizar a versão do firmware para a mais recente? Estou utilizando a versão 5.43.1.17 desde que instalei o Windows 10 no aparelho mas vi que existe uma versão 5.43.1.19, porem atualizações de firmware exigem cautela pois qualquer acidente pode por o aparelho/equipamento a perder.
[Título editado para incluir modelo do produto]
Melhor resposta
-
Olá @Rejados0,
Seja bem-vindo(a)! Geralmente os drivers OEM (fornecido pelo fabricante) são o suficiente para executar funções básicas e atividades do dia-a-dia, além de serem certificados e testados previamente.
O Windows mantém uma cópia da versões anteriores, caso seja necessário reverter o driver atual para a versão anterior.
Você pode encontrar o último firmware UEFI / BIOS disponível para o seu Nitro 5 AN517-54 na página abaixo indicado:
Em relação a versão 1.17 e a atual (1.19), houve as seguintes correções e melhorias:
1.19 - Update Capsule flashing priority to fix recovery fail. 1.18 - Security Alert Quick(SV2) support for TigerLake. Update panel brightness table.
Como você mesmo(a) mencionou, atualização de firmware UEFI / BIOS e drivers de dispositivos só deve ser realizado preferencialmente em casos muito específicos, como:
- Correção para falhas de segurança / vulnerabilidade;
- Mal funcionamento do dispositivo;
- Melhoria da compatibilidade e performance.
Do contrário, vale aquele ditado:
"Em time que está ganhando, não se mexe!"
😉
0
Respostas
-
Olá @Rejados0,
Seja bem-vindo(a)! Geralmente os drivers OEM (fornecido pelo fabricante) são o suficiente para executar funções básicas e atividades do dia-a-dia, além de serem certificados e testados previamente.
O Windows mantém uma cópia da versões anteriores, caso seja necessário reverter o driver atual para a versão anterior.
Você pode encontrar o último firmware UEFI / BIOS disponível para o seu Nitro 5 AN517-54 na página abaixo indicado:
Em relação a versão 1.17 e a atual (1.19), houve as seguintes correções e melhorias:
1.19 - Update Capsule flashing priority to fix recovery fail. 1.18 - Security Alert Quick(SV2) support for TigerLake. Update panel brightness table.
Como você mesmo(a) mencionou, atualização de firmware UEFI / BIOS e drivers de dispositivos só deve ser realizado preferencialmente em casos muito específicos, como:
- Correção para falhas de segurança / vulnerabilidade;
- Mal funcionamento do dispositivo;
- Melhoria da compatibilidade e performance.
Do contrário, vale aquele ditado:
"Em time que está ganhando, não se mexe!"
😉
0