Predator Helios 300 315-54-70LH. Ao ligar um monitor via USB-C na porta, a resolução fica diminuída.

luizluizluiz
luizluizluiz Member Posts: 2 New User

Tenho um Helios 300 315-54-70LH. Versão bios 1.12.

Tenho alguns Hubs USB-C (non-powered) para usar na porta Thunderbolt. Assim consigo usar o Predator com até 3 monitores externos.

O vídeo no terceiro monitor externo funciona OK a princípio dessa forma. Como deveria ser.

O problema é quando:
A) baixo a tampa

B) coloco o computador em suspensão ou hibernaçã

C) Simplesmente quando o vídeo "desliga" por falta de inatividade (mas o PC ainda está ativo!)

Quando qualquer uma dessas coisas acontecem, a resolução deste monitor contectado via USB-C Thunderbolt muda para uma resolução altamente baixa e eu não consigo mudar, como se fosse um display de baixíssima resolução (640x480 ou algo pior). Não é reversível via software.

Quando isso acontece, o vídeo daquele monitor volta ao normal quando eu tiro o HUB USB-C da entrada Thunderbolt e coloco novamente. A resolução volta ao normal até os itens A, B e C descritos acima ocorrerem.

Já testei diferentes cabos HDMI, diferentes HUBs, monitores etc.

Alguém já viu algo do tipo?

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 3,996 Guru

Olá @luizluizluiz,

Seja bem-vindo! Como você já testou vários cabos e HUBs, podemos descartar a possibilidade de ser algo relacionado a cabo adaptador USB-C para DisplayPort que você está utilizando.

É possível que este problema esteja sendo causado por alguma configuração no firmware UEFI / BIOS ou pelo sistema estar interpretando esta interrupção de maneira indevida, ao entrar no modo S3 (suspensão) ou S4 (hibernação), por ter alcançado as taxas de transferência máxima suportadas pela porta USB-C. E com isso, estar reduzindo a resolução do monitor, E pelo visto, este problema não algo inerente apenas dos laptops Acer:

https://support.hp.com/us-en/document/c06575423

• luizluizluiz
    luizluizluiz Member Posts: 2 New User

Nesse caso, será que valeria a pena atualizar a BIOS? Eu estou na 1.12, se não me engano tem a 1.14 disponível.

• eGomes
    editado julho 2023

Talvez, as duas últimas atualizações de firmware UEFI / BIOS para o Predator PH315-54 mencionam apenas:

1.14. Change bios capsule update priority to fix seamless recovery fail.
    1.13. Security Alert Quick(SV2) support.

Link para Download:

Veja nas configurações, se há alguma opção disponível referente ao USB-C DisplayPort. Dependendo do caso, talvez seja necessário entrar em contato com o Suporte Técnico da Acer (coisa que eu acho muito difícil) para que eles disponibilizem um novo firmware.

• eGomes

Em tempo, qual versão do Windows você está utilizando!? Você já tentou instalar as últimas atualizações e drivers disponíveis!?