Acer nitro 5 AN515-51-50U2 clock da CPU travando quando chega em 100% de uso
Tinkerer
Olá, pessoal.
Comecei a observar no gerenciador de tarefas que o clock da CPU trava em 3,08GHz quando alcança os 100% de uso. Acontece em processos de pouco e muito estresse. Desde rodar um jogo até fazer uma varredura no antivírus. Não importa a situação, bateu 100%, o clock trava em 3,08GHz
Alguém sabe uma possível solução pra isso? Está impossível de usar o pc assim, fica todo travado toda vez que vou rodar alguma coisa.
(não adiantou baixar os drivers no site da acer)
Agradeço a atenção.
Respostas
-
Olá @zuvskeys,
Abra uma janela do Prompt de comando / Terminal do Windows, digite o comando abaixo indicado e pressione <Enter>:
wmic path Win32_PerfFormattedData_PerfProc_Process get Name,PercentProcessorTime > Cpu_Usage.txt
Em seguida faça o upload do arquivo Cpu_Usage.txt utilizando a opção Subir arquivo (vide ícone clips abaixo).
Credits and Special Thanks to @Wayne's World of IT.
0 -
Agradecido pelas informações!
Analisando o relatório no momento em que o mesmo foi gerado, não foi constatado consumo elevado da CPU por algum processo em específico. É possível que este problema esteja sendo causado por algum driver de dispositivo e/ou problemas de disco.
a) Baixe e execute a ferramenta uma CrystalDiskInfo, anexe aqui uma imagem capturada com a leitura de todos os parâmetros;
b) Faça o download e mantenha executando a ferramenta Process Explorer @ Sysinternals, ordene pela coluna CPU (maior utilização). Em seguida anexe aqui uma imagem capturada quando você perceber que o mesmo está sob uso excessivo.
c) É possível também que este problema de uso excessivo da CPU esteja sendo causado por algum malware e/ou vírus. Neste caso, seria interessante iniciar o Windows no modo de segurança e realizar uma varredura completa através das ferramentas Dr.Web CureIt! ou Kaspersky Virus Removal Tool.
0 -
Realmente @eGomes, no momento em que coloquei este código, o uso da CPU não estava em 100%, não tinha nada aberto.
A situação em que eu percebi isso ocorrer facilmente era rodando um jogo, que precisava de bastante CPU, com isso ao chegar nos 100% de uso, eu via o clock travar em 3,08GHz.
Mas eu fiz uma instalação limpa do sistema achando que poderia resolver, terei que baixar o jogo novamente pra fazer o teste no momento em que ele esteja rodando.
Mas perceba, o problema não é alto uso da CPU, e sim o travamento do clock ao necessitar de 100% da CPU, compreende? No caso do jogo por exemplo, era comum bater os 100% de uso da CPU por que a situação pede, mas quando ocorria isso, o clock trava e por isso não tinha desempenho algum.
Vou também lançar uma causa hipotética. Será que pode ser os drivers genéricos desses dois adaptadores da imagem? E se for, onde consigo novos drivers pra isso? Não possui nenhum driver de bateria no site da própria acer
E será que usando o notebook sem a bateria, só nada tomada, pode contornar este problema?
0 -
Preferencialmente @zuvskeys, ao rodar jogos utilize seu laptop com a bateria carregada, fonte do carregador conectada na tomada e plano de energia configurado no modo Desempenho. Os drivers informados na imagem que você anexou, são nativos do próprio Windows.
É possível que este problema de travamento quando a CPU atinge o seu clock máximo esteja sendo causado por temperatura excessiva. Neste caso, baixe e mantenha executando a ferramenta HWMonitor por alguns minutos enquanto você roda algum jogo. Em seguida anexe aqui uma imagem com a leitura de todos os sensores disponíveis.
0 -
Tenho certeza que não é temperatura pois já fiz o teste antes da formatação limpa. Quando eu abro diversas abas no google chrome que nem louco e dou alt tab rápido pra abrir o gerenciador de tarefas, vejo o clock travar quando chega em 100%. Então não é nada ligado a temperatura.
Curiosamente, este rapaz está apresentou o mesmo problema:
E perceba tantos testes que ele já fez e nada resolveu o problema dele. E eu repito o mesmo que ele, o notebook não era assim antes.
0 -
Compreendo @zuvskeys,
No entanto, mesmo que você faça uma instalação limpa de nada adiantará, se o sistema de refrigeração do seu AN515-51 estiver com problemas.
Outra possibilidade, seria a fonte de alimentação do carregador da bateria não estar fornecendo tensão DC (V) e corrente (A) suficiente nos momentos de pico quando o recurso Turbo Boost do seu i5-7300HQ é acionado (45W).
0