Ventoinhas com aspecto de queimadas - Nitro 5 AN515-44-R8HN
Comprei meu nitro em agosto de 2021. Enviei pra assistência em 2022 e de lá pra cá só tive problemas, pois burlaram minha senha, os drivers permaneciam com problemas e a acer se recusava a trocar o equipamento. Como estudo pra concursos, não podia ficar sem o equipamento, por isso resolvi deixar pra lá essa questão.
Hoje eu resolvi abrir o equipamento pra fazer uma manutenção preventiva, basicamente tirar a poeira e limpar os coolers, pois creio que não há necessidade ainda de trocar a pasta térmica. Eis que percebo que as ventoinhas estão com aspectos de queimadas, como se alguém houvesse passado algo quente nelas e queimado ou se estivessem superaquecendo a ponto de queimar as ventoinhas. Além disso, os dissipadores (acho que esses são os nomes) estão riscados, e isso ocorreu na assistência, mas não havia visto. As queimaduras não sei se foi a assistência ou algum problema oculto, pois o note não passa de 70º e uso ele em tarefas básicas (navegador, Word, PDFs, e jogos são bem de vez em quando, menos de 1x ao mês).
Contatei a Acer, mas obviamente disseram que está fora de garantia e blá blá, e para procurar o saldão da informática para consertar. Não esperava menos, porque burlaram a senha e nem ligaram, quiçá prestar assistência por um vício oculto. Enfim, segue imagem das ventoinhas e gostaria de um help para eu decidir qual ação eu tomo.
Aqui é uma imagem que tirei quando comprei ele e fiz o upgrade de ram
Respostas
-
Olá @diiegosr1103,
Analisando as imagens que você anexou, os FANs do sistema de refrigeração do seu AN515-44 aparentam estar com problemas de oxidação. É possível que isso tenha sido causado por:
a) Excesso de umidade no ambiente e/ou maresia (regiões litorâneas);
b) Desgaste prematuro, em virtude da possibilidade de ter sido utilizado material de baixa qualidade na construção destes FANs;
c) Líquidos que por ventura tenham sido derramados acidentalmente e/ou por manuseio incorreto (inclusive, na própria assistência técnica).
Seria interessante providenciar a substituição destes FANs, o quanto antes! Em virtude da possibilidade dessa oxidação se espalhar e afetar outras partes do dissipador de calor e placa-mãe do seu laptop.
0 -
Olá @diiegosr1103 como o seu amigo eGomes lhe diz, esses problemas podem ser causados por um ambiente úmido e salino, o equipamento sempre esteve em locais secos?
De qualquer forma, isso não deve afetar a operação, mas pode ir além, quando você tiver a oportunidade, altere-os.
Você também pode tentar passar uma lixa fina e uma camada de tinta metálica protetora e limpar com um produto próprio para componentes eletrônicos.
Obrigado.
Uma saudação.- Haga clic en "Me gusta" si mi respuesta fue útil o márquela como solución si se resolvió, ¡gracias! Colaborador pro bono, no trabajo ni hablo en nombre de Acer
- Please click "Like" if my answer was helpful or mark it as solution if it was solved, thanks! Pro bono contributor, I do not work or speak on behalf of Acer
- MVP de MSFT (2003-21) & Windows Insider & X (alezmvp)
0