PT316-51s: Tela preta após upgrade de memória RAM (Predator Triton 300 SE)

thomasSTA12
thomasSTA12 Member Posts: 3 New User

Olá

Fiz o upgrade com uma Memória Para Notebook DDR5 Kingston Fury Impact, 16GB, 4800MHz, CL38, modelo KF548S38IB-16. Instalei junto à memória original, porém ao liga o sistema a tela está totalmente preta, logo Predator não aparece. Fiz o teste com a memória original e a nova testadas individualmente, ambas estão funcionando em qualquer um dos slots. Ambas ligam o notebook normalmente se colocadas sozinhas, em qualquer um dos dois slots. Apenas quando colocadas juntas elas não dão vídeo na tela. Ou seja, não há defeito nos slots, nem nas memórias. Apenas não ligam sistema normalmente quando juntas.

Já pesquisei bastante mas não consigo encontrar uma solução clara para o problema… Seria um problema de compatibilidade entre as memórias original (Hynix) e a nova (Kingston). Alguém tem ideia de solução para o problema?

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Memória original (Hynix):

Memória comprada (Kingston):

Meu notebook quando as duas memórias estão colocadas fica assim (Predator Triton 300 SE):

Respostas

• thomasSTA12

Olá

Estou com um problema semelhante após fazer um upgrade de memória RAM. O note liga, mas não dá vídeo. Você fez alguma mudança no hardware, upgrade, algo do tipo?

• Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Olá! Para evitar problemas de incompatibilidade, o ideal é sempre ter um par de memórias idênticos em frequência, latência e tamanho. Essa memória que você comprou possui perfis xmp. A original não possui.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • thomasSTA12

O meu notebook é o PT316-51s (Predator Triton 300 SE). O meu não dá vídeo nem em monitor externo.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,306 Guru

Olá,

Como mencionado pelo nosso colega, é possível que perfil XMP deste módulo DDR5 Kingston esteja impedindo o sistema de iniciar corretamente! É possível que uma atualização de firmware UEFI / BIOS corrija este problema de compatibilidade.

Se possível, baixe e execute a ferramenta

CPU-Z, em seguida anexe aqui imagens das guias Memory e SPD com cada um destes módulos que você possui.

• gbhsith
    gbhsith Member Posts: 2 New User

Instalei a mesma memória kingston no mesmo modelo de notebook e a tela fica preta. @thomasSTA12 você conseguiu resolver o problema?

No site da acer nem aparece a opção de baixar BIOS/UEFI para este modelo PT316-51S

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,322 Trailblazer
    editado setembro 2023

Você desconectou a bateria de lítio antes de instalar a memória ram?

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!

egydiocoelho Trailblazer

• gbhsith
    gbhsith Member Posts: 2 New User

Sim, desconectei o conector de alimentação da bateria. Testei as memórias individualmente e funcionam. Quando a Hynix e Kingston estão juntas que não.

Fiquei pressionando o botão de power por mais de 30 segundos e daí deixei desligado por 30 minutos, mas mesmo assim não funcionou. Também deixei o computador ligado por mais de 30 minutos neste estado, pois vi algum relato que as vezes demora um pouco para reconhecer.

A Hynix é padrão JEDEC, CL40 e a a Kingston XMP, CL38. Estes dois modelos podem funcionar em conjunto?

• eGomes
    editado setembro 2023

Olá @gbhsith,

De preferência para garantir melhor desempenho e compatibilidade, procure utilizar módulos de memória RAM idênticos (modelo, marca, arranjo dos chips, timings e velocidade).

Quando isso não for possível, que os módulos em questão tenham pelo menos o mesmo arranjo dos chips, timings e velocidade.

• kevencastro
    kevencastro Member Posts: 1 New User

Este problema também aconteceu comigo.
    As duas memórias juntas não funcionam devido ao Intel XMP Profile.

Para resolver, tem que usar duas memórias de mesmo padrão.

HYPERX usa o XMP 3.0; HYNIX não tem suporte ao XMP.

Eu fiz vários testes:

1. As duas juntas, não iniciam

2. A HYNIX sozinha, inicia.

3. A HyperX sozinha, incia.

Seguem as imagens do CPU Z das memórias.

HYNIX

HYPER X

Infelizmente, para resolver o meu problema, irei comprar outra memória Kingston, uma vez que procurei a Hynix pra comprar, e simplesmente não achei nenhum site confiável vendendo dela.

• eGomes

Lembrando também que sistemas com módulos DDR5 podem necessitar de período de "treinamento" (tela preta + FANs em rotação máxima), por um tempo aproximado de 2 a 15 minutos para fazer o autoteste e reconhecer estes módulos corretamente:

https://br.crucial.com/support/articles-faq-memory/ddr5-memory-training

• eGomes

Olá,

No seu caso em específico, podemos ver nas imagens que seus módulos RAM possuem "timings" extremamente diferentes. E muito provavelmente isto seja a causa dos problemas de compatibilidade.

• Antônioadg
    Antônioadg Member Posts: 2 New User

Tive o mesmo problema quando instalei em conjunto com a Hynix um pente de 16 GB da crucial CT16G48C40, DDR 5-4800. Simplesmente travava a tela em uso (até usando o navegador!).

Retirei a Hynix, porém seguiu com o mesmo problema de travamento da tela, mesmo tendo somente a crucial (que no site diz compatível com o notebook).

Sorte que meu filho tem um Lenovo que tem um pente de 8 GB da Hynix. Fiz a troca, instalando 16+8 da Hynix no Triton e a crucial no Lenovo. Resolveu.

• N3ves
    N3ves Member Posts: 1 New User
    editado julho 13

Pessoal, estou exatamente com o mesmo problema e o que gera isso são as diferenças de memória... se alguém se interessar, estou vendendo a minha da Hynix pra manter 2 hyperx. Faço um preço caprichado. Meu whats eh xxxxxx, assim abate um pouco do que precisei investir e ajuda alguém que precisa. Abs.

[Editado para remover informações pessoais]

• Olá! Você pode informar o modelo do seu computador? Exemplo: AN515-55-5800. Você também pode informar a versão do bios? As vezes, uma atualização do bios pode corrigir o problema.

egydiocoelho Trailblazer