SSD NVME para Aspire 3 A315-23-R6DJ

AkemyYuuki
AkemyYuuki Member Posts: 3 New User

Oi pessoal! Estou querendo dar um upgrade no meu notebook e gostaria de saber se há algum problema o ssd que for colocado ser de gen3x4, pois o certo seria de gen3x2.

Melhor resposta

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    Responder ✓

    As tensões de ambos são de 3,3v mais ou menos. Um ssd gen3x4 irá funcionar perfeitamente, com uma velocidade reduzida, se a placa mãe tiver suporte apenas para gen3x2.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,844 Guru

    Olá,

    Neste caso específico, o upgrade não é recomendado! Pois o SSD em questão, utiliza PCIe x4 (4 lanes), sendo que o slot da placa-mãe indica suporte para PCIe x2 (2 lanes) apenas. Ou seja, o slot não possui suporte para alimentar eletricamente os requisitos desta unidade.

  • AkemyYuuki
    AkemyYuuki Member Posts: 3 New User

    Obrigada, é que está realmente difícil achar um desses :( kkkk

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,695 Trailblazer
    Responder ✓

    As tensões de ambos são de 3,3v mais ou menos. Um ssd gen3x4 irá funcionar perfeitamente, com uma velocidade reduzida, se a placa mãe tiver suporte apenas para gen3x2.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,844 Guru

    Olá,

    Sim, na teoria! Porém na prática…

    Como no caso abaixo, onde o usuário relata que teve problemas ao tentar utilizar uma unidade SSD PCIe Gen3.0x4 em um modelo semelhante:

  • AkemyYuuki
    AkemyYuuki Member Posts: 3 New User

    Li a saga toda desse caso kkkkkk, no final ela comprou outro ssd 3x4 e deu tudo certo até onde ela postou.
    Mas é complicado mesmo

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,844 Guru

    Sim @AkemyYuuki,

    Pois devido a versatilidade do socket M.2 o fabricante da placa-mãe pode optar ou não por interligar o mesmo com a interface PCIe ou SATA disponível no controlador da CPU ou chipset (PCH / FCH). Outras duas possibilidades que devemos levar em conta, é a unidade SSD NVMe em questão utilizar todos os lanes (x4) do PCIe para funcionar e com isso não ser retrocompatível. Ou o firmware UEFI não possuir a implementação o módulo DXE (Driver eXecution Environment) para inicializar o dispositivos NVMe. ⇐ Esse último caso já me aconteceu na prática, e eu literalmente acabei quebrando a cara por ter olhado apenas as especificações do chipset. 😓

    O ideal mesmo, seria verificar no diagrama / esquema elétrico da placa-mãe, para termos certeza de que o irá funcionar ou não!