AN515-55-59T4: Notebook nitro com bug em coisas básicas como word, excel, chrome, pdf, tudo..

gabisb
gabisb Member Posts: 2 New User
editado junho 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Bom dia.

Compramos um notebook acer nitro 5 fim do ano passado, e desde logo ele apresentava alguns probleminhas, como sumir os desenhos da barra de tarefas, e eu ter que ficar passando o mouse em cima para descobrir o que era cada um. Mas dava para conviver. E quando reiniciava voltava ao normal.
Mas agora ele está dando problema enquanto trabalho no word, excel, power point, ou mesmo quando só navego na internet. Sou pesquisadora e uso ele só para tarefas básicas, como redação e algumas apresentações e planilhas, além de navegar na internet. As vezes algum programa como inkscape para editar alguma coisinha, e as vezes uso o Rscript. Mas bem de vez em quando.
Os problemas que apresenta, além do já citado anteriormente, é que não consigo mais selecionar a célula com o mouse no excel, por exemplo. Clico em uma célula e ele seleciona outra longe dela. Ou as vezes não consigo selecionar nada, nem com mouse nem com teclado. E não são planilhas pesadas.. as vezes uma planilha de 10 x 20 com operações básicas de soma e divisão.. junto com isso vem o sumiço dos icones da barras de tarefas e etc.. Tenho que salvar tudo que estiver aberto (uns 3 ou 4 textos word e mais alguma planilha) e reinicar toda vez.. (e isso está acontecendo de forma cada vez mais frequente.. Antes ele fazia isso com 1 hora ou 2 horas de uso, Agora a cada 10 minutos tenho que estar reiniciando).
E quando isso ocorre, não é apenas esses programas que são afetados. É nele como um todo. Os icones da barra de tarefas ficam invisíveis. Qualquer coisa que tenho abrir ele não seleciona.. nem o menu iniciar do windows.. muitas vezes só consigo reiniciar no ctrl alt del. E as vezes nem assim.
Não sei se é problema no windows ou no pc mesmo. Sou meio leiga em lidar com computador.
Meu windows é o 11, versão 22H2.
Meu notebook é o Nitro 5, intel core i5 an515-55-59t4

O que possoverificar antes de tomar medidas mais drásticas?

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,848 Guru

    Olá @gabisb,

    Seja bem-vinda! Verifique se o seu AN515-55 está com os drivers dos GPUs (placa gráfica) devidamente atualizados com as últimas versões disponíveis. Veja também se o BIOS (2.06) e VBIOS (para GPUs NVIDIA) estão atualizados.

    Download disponível em:

    https://www.acer.com/br-pt/support?search=Nitro%20AN515-55&filter=global_download

  • Eu também aconselho baixar todas as atualizações disponíveis no windows update. Agora, esse problema começou após instalar algum programa específico?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • gabisb
    gabisb Member Posts: 2 New User

    Oi Pessoal, desculpe a demora para dar um retorno.. A correria tá grande
    Então, eu conferi, o que não estava atualizado, eu atualizei.. A única coisa que não atualizei foi a parte da BIOS, porque eu não soube qual deles eu deveria baixar.
    Mas o problema continua…

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,848 Guru

    Olá @gabisb,

    As atualizações de firmware UEFI / BIOS são cumulativas, você deve baixar apenas a última versão disponível (no seu caso → 2.06).

    Caso você não tenha experiência e/ou não se sinta a vontade para realizar este procedimento, procure uma assistência técnica especializada ou alguém conhecido, que tenha conhecimento e que possa fazer para você. 😉