AN517-52-56PR: para de carregar bateria

JrJau
JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon
editado maio 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Em 24/11/2021 comprei direto da ACER um NOTEBOOK NITRO 5 AN517-52-56PR, CI510300H, 4G-GDDR6, 8GB, 512GB SSD, W10HSL64, BLACK, 17.3 FHD, com uma GTX 1650, coloquei mais 8GB de RAM, mais outro SSD de 1GB e sempre uso com um segundo monitor conectado no HDMI para trabalhar (pouco uso para jogar), porém, passados aprox. 1 ano de uso comecei a ter problema de na recarga da bateria que, por motivo desconhecido, agora do nada eventualmente para de carregar.

Vi em outro post um usuário com um problema similar (porém o note dele tinha mais de 4 anos, e o meu tem 1 ano e meio) dizendo que tentou de tudo mas não resolveu. Segundo ele ele tentou de tudo: "Desinstalar o Driver da Bateria da Microsoft CA; Trocar a bateria; Trocar a fonte; Colocar a fita isolante no botão que fica na carcaça próximo ao slot da memória RAM; Atualizei a BIOS; Atualizei os Drivers; Desliguei o recurso de energia no GEFORCE Experience; Coloquei o desempenho da bateria no máximo no Windows; Limitei o uso energético do processador para 99%."

No meu caso, pra me virar, a única forma que descobri para que volte a carregar a bateria foi desconectar o notebook da tomada e liga-lo novamente, funciona normalmente, porém além do evidente incomodo de ficar monitorando isso, tem vezes que acontece com muita frequência ocasionando bastante interrupção no meu serviço.

Em suma, pergunto, onde está o problema e como resolve-lo ?

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhores respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,887 Guru
    Responder ✓

    Você tentou desinstalar o Acer Care Center pelo Adicionar ou remover programas, e não conseguiu!? Mas executando o arquivo CareCenter_x64.msi conseguiu desinstalar o mesmo!?

    Um teste que você pode tentar fazer:

    1. Desconectar o carregador;
    2. Abrir o seu laptop e desconectar a bateria;
    3. Desconectar a pilha CR2032 (para realizar um Clear CMOS);
    4. Pressionar e manter segurado a tecla Power por 30 segundos.
    5. E então, remontar os componentes e verificar se o Windows consegue manter o carregamento da mesma.

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 97,716 Trailblazer
    Responder ✓

    Então a troca da fonte resolveu o problema?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
«13

Respostas

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,558 Trailblazer

    Olá, bom dia.

    Já tentou o procedimento de desinstalar o adaptador ca microsoft?

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon

    Hummm… não tentei porque não me pareceu fazer sentido já que o problema começou de repente e é intermitente (hoje mesmo deu problema 3x logo no começo da manhã e parou até agora.).

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 13,558 Trailblazer

    Certo, quando possível realize esse teste e nos dê um feedback se possível.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • Você já verificou o desgaste da bateria com o programa hwinfo64?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,887 Guru

    É possível também obter um relatório sobre o estado e saúde da bateria através do Prompt de comando (modo Admin), através do comando a seguir:

    powercfg /batteryreport /output "C:/battery_report.html"
    

  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon

    Fiz esse teste, pelo que entendi mostrou que a bateria já tem sim um certo desgaste (DESIGN CAPACITY 57.488 mWh FULL CHARGE CAPACITY 47.293 mWh) mas esse relatório só mostra a bateria sendo ativada mas não explica o por quê está parando de carregar, não é ? E hoje, até agora, ainda não aconteceu o problema, vai entender, esquisito hein ?!

  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon

    Acabei de fazer o teste, deu desgaste sim (Capacidade projetada: 57488 mWh Capacidade de carga total: 47293 mWh Nível de desgaste: 17.7 %), então esse pode ser o motivo de eventualmente do note para de carregar a bateria ? Trocando a bateria resolve ?

  • 17% não é um desgaste tão elevado assim. No acer care center tem uma opção para bloquear o carregamento a partir de 80%?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon

    Não localizei tal função mas, surpreendentemente, meu note parou de apresentar esse problema, ao menos hoje ficou o dia inteiro ligado e não aconteceu nenhuma vez, vai entender !?

  • Se o problema continuar ocorrendo, eu tentaria desconectar e reconectar a bateria da placa mãe.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,887 Guru

    Limitando a carga da bateria no Acer Care Center:

    Passo #1:

    Passo #2:

    Passo #3:

    Passo #4:

  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon

    No meu Acer Care Center

    não tem essa opção de ajustar para 80%:

  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon

    Hummm… suspeita de mal contato do conector ? Com o note desligado carrega normal, nunca parou, ao menos até hoje. Não teria uma alguma comando externo nesse note para dar um reset na bateria sem a necessidade de abrir a carcaça ?

  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon

    Como hoje voltou a acontecer, o note para de carregar, muitas vezes, até agora, sem parar, desinstalei o tal Adaptador CA Microsoft mas não adiantou nada, continuou não carregando, então reiniciei o micro e ele voltou a ser instalado automaticamente. O interessante é que com o note desligado a bateria carrega normalmente, foi só ligar e entrar na tela de login do Windows que voltou a parar de carregar, outra dica ?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,887 Guru

    A versão do Acer Care Center (ACC) é a mesma que eu tenho aqui (4.00.3042). Talvez este recurso não esteja disponível na série AN5. No entanto, quem poderia confirmar esta informação, só mesmo o pessoal do Suporte técnico da Acer.

    Experimente fazer um teste, no qual consiste em desinstalar o software ACC e verifique se o Windows consegue carregar a bateria durante o uso.

  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon

    Existe alguma configuração para usar o Note apenas conectado a energia sem usar as baterias (ou só desconectando ela funciona) ? Se houver dai consigo excluir eventual problema no carregador e/ou componentes relacionados.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,887 Guru

    @JrJau,

    Nesta <imagem> que você anexou informa que o seu AN517-52 está utilizando o BIOS versão 2.03.

    Experimente instalar a versão 2.08, disponível no link abaixo indicado:

    https://www.acer.com/br-pt/support?search=Nitro%20AN517-52&filter=global_download

  • JrJau
    JrJau Member Posts: 34 Enthusiast WiFi Icon

    Pensei em fazer isso, mas achei estranho o arquivo dar esse aviso:

    Existe alguma precaução extra pra atualizar a Bios desse Note ?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,887 Guru

    Desabilite temporariamente o Windows Defender.

    As recomendações para efetuar a atualização de BIOS, são:

    1. Manter o carregador conectado e plugado na tomada;
    2. Bateria com 50% de carga (ou mais);
    3. Desabilitar temporariamente o recurso BitLocker (caso esteja ativado);
    4. Feche todos os programas que estiverem em execução.

  • além disso, você precisa executar o arquivo como administrador.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)