Nitro 5 AN515-44 AMD RYZEN REINICIANDO ALEATORIAMENTE

AlfonsoHaskel
AlfonsoHaskel Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon
editado maio 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Olá, possuo um notebook Acer Nitro 5 com as seguintes configurações:

Modelo: Nitro AN515-44

Processador: AMD Ryzen 7 4800H with Radeon Graphics

Memória: 16GB (8+8)

SSD: 1TB (500+500)

NVIDIA GeForce GTX 1650

Aleatoriamente esse notebook consegue me deixar bem estressado, por reinicia do nada (sem tela azul).
O bug ocorre tanto no W10 quanto W11.
Instalei o W11 hoje para ver se resolvia, mas não resolveu.
Já conferi os drivers, já estou na BIOS mais recente e nada resolve.
Já tirei o pente adicional de memória ram que adicionei posteriormente, problema continua.

Não sei mais como resolver isso, como comprei em 2021 imagino não ter mais garantia..

Agradeceria alguma ajuda.

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,859 Guru

    Olá,

    Experimente abrir o menu Iniciar \ Painel de Controle \ Todos os Itens do Painel de Controle \ Segurança e Manutenção \ Monitor de Confiabilidade (ou pressione Win + R e digite: perfmon /rel e tecle <ENTER>). Clique em "Exibir todos os relatórios de problemas". Em seguida, examine e procure por eventuais erros críticos e de hardware que estejam ocorrendo.

    Eu achava que a série A515-45(G) tinham um sério problema por falta de atualização de BIOS incluindo as novas versões do código AGESA/SMU que possui melhorias e correções de segurança para os processadores AMD Ryzen. No entanto, este seu Nitro 5 AN515-44 me surpreendeu:

    A última versão de BIOS disponível (1.04) no site da Acer, ao sequer inclui a versão do código AGESA/SMU ComboAM4v2 1.1.8.0 (v55.76) para os processadores AMD Ryzen 7 4800H (Renoir*).

    Notas:

    • Atualmente já se encontra na versão 1.2.0.A (v55.93).

  • AlfonsoHaskel
    AlfonsoHaskel Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon

    Olá,

    Segue os erros apresentados. Esses erros aí são as 2 vezes que ele desligou hoje, mas não informou nada a respeito do que causou, mesmo clicando em exibir detalhes.

    Sobre a BIOS, estou usando essa 1.04 como vc falou.

    Qual seria a resolução?

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,859 Guru

    A solução é aguardarmos a "boa vontade" da Acer em disponibilizar novas atualizações de BIOS que incluam estes novos códigos AMD AGESA/SMU.

    Experimente executar a ferramenta de diagnóstico de memória do Windows 11:

    https://itsontreinamentos.com/2022/11/21/como-testar-memoria-ram-windows-11/

    Baixe e execute as ferramentas https://crystalmark.info/en/software/crystaldiskinfo/ e https://www.cpuid.com/softwares/hwmonitor.html em seguida anexe aqui imagem com os resultados obtidos.

  • AlfonsoHaskel
    AlfonsoHaskel Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon

    O teste da memória ram não apresentou erros, mas também não gerou nenhum arquivo para eu poder mandar aqui, no mais é o resultado das imagens acima.

    Sobre a "boa vontade da acer", tem algum lugar para cobrarmos eles? Me deixa triste saber que estamos no fórum deles e eles nada fazem perante a isso.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,859 Guru

    Bom dia! Agradecido pelos screenshots!

    Aparentemente, seu SSD e temperaturas do seu sistema estão normais! Esse problema de shutdown espontâneo sem informações no log de eventos do Windows pode indicar que está ocorrendo algum problema no circuito de alimentação da placa-mãe, bateria e até mesmo no botão Power que pode estar ficando travado e/ou com mal-contato. Caso esteja fora da garantia, a solução vai ser procurar uma assistência técnica especializada e de boa qualidade.

    Em relação a falta de atualização do código AMD/AGESA nos BIOS, podemos nos unir e fazer um pedido formal através aqui do fórum de discussão e/ou centrais de atendimento da Acer por meio de um dos seus canais de atendimento.

    WhatsApp:

    https://wa.me/558005912489

    Chat:

    https://service.acer.com/chat/support/pt/BR/

    ou Telefone:

    0800-762-2237

    Segue abaixo tópico com maiores informações:

  • AlfonsoHaskel
    AlfonsoHaskel Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon

    Obrigado, vou entrar em contato com eles.

    Um detalhe importante que não tinha mencionado, quando eu estava no W10, tinha o mesmo problema, porém após ler inúmeros foruns e dicas sobre a linha ryzen e os problemas com acer, fiz vários tutoriais que fui lendo até que chegou um ponto que ele parou de reiniciar do nada. Mas como foi tanta coisa, eu não sei dizer qual delas que resolveu.

    Como formatei pro W11, eu perdi tudo que tinha feito (pensei que não teria mais o problema).

    Mas suspeito que a causa esta atrelada com isso aqui: https://www.hardware.com.br/comunidade/erro-10016/1426642/

    Pois toda vez que abro o visualizar de eventos há vários avisos sobre DCOM.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,859 Guru
    editado maio 2023

    Correto, era possível contornar os eventos com ID 10016 conforme procedimento acima descrito. Até a Microsoft publicou um artigo na sua base de conhecimento sobre a causa e que os mesmos podem ser seguramente ignorados:

  • AlfonsoHaskel
    AlfonsoHaskel Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon

    Boa noite,

    Falei com um técnico de informática e ele me falou a solução pra esse problema, testei ontem cedo e até hoje não tive mais problemas (2 dias sem reiniciar).

    A solução basicamente é mudar algumas configurações no plano de energia.
    Para isso pressionte o botão do windows, pesquise por energia, clique em editar plano de energia

    Clique na etapa "Alterar configurações de energia avançadas"

    Deixe tudo igual abaixo:

    Dessa forma, o que ele me explicou é que você irá impedir o computador de entrar em repouso ( e é geralmente em repouso ou baixo uso que ele reiniciava, parece que tem algo relacionado a problemas de voltagem quando alguns adaptadores eram reativados após voltar do repouso, causando um corte de energia e fazendo ocorrer o erro 41).

    Espero que isso ajude mais pessoas com mesmo problema.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,859 Guru

    Interessante a sua dica!

    No entanto, esse ajuste nas Opções de energia do Windows fará com que o processador além de gerar maior dissipação térmica, exija mais do sistema de ventilação e refrigeração. Que por sua vez, reduzirá a vida útil da bateria, ventoinhas (FAN) e demais componentes da placa-mãe. Isso sem falar no consumo de energia!

    Essa solução "paliativa" que você está sendo obrigado a utilizar, é mais um motivo para Acer rever e atualizar urgentemente os BIOS dos modelos equipados com processadores AMD Ryzen com as últimas atualizações disponíveis para o código AGESA e SMU. Pois uma das funções da "Unidade de Gerenciamento do Sistema", é controlar o sistema de alimentação das partes elétricas da CPU.

  • AlfonsoHaskel
    AlfonsoHaskel Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon

    Pois é, realmente é uma solução paliativa, mas infelizmente é o que temos pra hoje kkkk. Uma coisa é certa, acer nunca mais.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,859 Guru

    Sim @AlfonsoHaskel,

    De fato é extremamente frustrante essa experiência! Eu não conheço as opções disponíveis no setup do BIOS do AN515-44, mas você pode tentar procurar pela opção AMD CPU fTPM e tentar desabilitá-lo. E então verificar se o problema de reboots espontâneos persiste.

  • Reinhardt12
    Reinhardt12 Member Posts: 338 Seasoned Practitioner WiFi Icon

    o meu deu agora esse reiniciamento, tava no fortnite com meus amigos e em call no discord, do nada o notebook desligou e ligou no logo da acer.

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    editado maio 2023

    Eu já tive problemas de reinício aleatório e ainda tenho problema de tela piscar. No Monitor de Confiabilidade ainda tem uns "Erro de Hardware" mas não reinicia mais.

    Uma coisa que faço é instalar os drivers direto do site do fabricante e sempre desmarcar a opção "instalação limpa" e os softwares utilitários, ou seja, escolho "Instalar apenas o driver".

    Isso acabou com os reinícios e amenizou as piscadas de tela.

    Edit: I'm looking at you Intel Killer Performance Suite 😀

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • Reinhardt12
    Reinhardt12 Member Posts: 338 Seasoned Practitioner WiFi Icon

    O meu aconteceu isso hj, depois que formatei para instalar os 2 ssd, faz uma semana que coloquei e deu esse reinicio hj, os drivers eu mantenho o da amd com minimal install e o da NVidia full, eu gravo pelo experiênce, tanto que tem atualização de driver para ele.

    Também to desconfiando mas pode ser pira minha mas acho que a tela azul pode esta ausente do Windows, o que pode so fazer reiniciar .

    Mas pode ser so pira minha, mas nada e impossível

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,859 Guru

    Experimente desabilitar a reinicialização automática do Windows quando ocorrerem falhas no sistema, e veja se você consegue obter informações sobre o código de erro e/ou rastrear o que poderia estar causando estes desligamentos abruptos:

    Pressione Win + R (Executar), digite: SystemPropertiesAdvanced.exe <tecle Enter>, clique na guia "Avançado", Em "Inicialização e Recuperação" clique no botão "Configurações", em "Falha do sistema" desmarque o item "Reiniciar automaticamente", em seguida clique no botão "OK".

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 2,859 Guru

    Caso apareça algum código ou mensagem de erro anexe aqui a imagem.

  • Reinhardt12
    Reinhardt12 Member Posts: 338 Seasoned Practitioner WiFi Icon
    editado maio 2023

    ok vou esperar ver se ocorre o que torço que nao ocorra ou demore um bom bom tempo