AN515-54: Barulho no cooler

System
System Member Posts: 4,513 Seasoned Practitioner WiFi Icon
editado março 2023 em Gaming - Predator e Nitro
Esta discussão foi criada a partir da divisão de comentários de: Cooler Nitro 5 AN515-55

Respostas

  • paulomatos
    paulomatos Member Posts: 4 New User

    Olá Nuno, blz?

    E aí cara, conseguiu resolver o problema? Estou com a mesma situação, e a cada dia o barulho piora. Já levei em um técnico que disse que deveria trocar o cooler do CPU, e estou atualmente procurando online se acho um compatível em um valor ok (só achei os dois juntos por mais de 200, não tenho grana pra isso no momento).

    O meu é o AN515-54

  • Você pode gravar um vídeo do barulho? Talvez esse vídeo possa ajudar:

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

               
      egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • paulomatos
    paulomatos Member Posts: 4 New User

    Boa noite!

    Pelo que andei pesquisando aqui no fórum várias pessoas acabaram tendo esse problema. Eu não consigo mais gravar um vídeo pois resolvi, então vou compartilhar aqui o desfecho da história. Mas quem tem o notebook fazendo um barulho estranho, não só de ventoinha rodando alto, mas meio chiado, vai entender o que estou falando. E espero que esse relato possa ajudar mais gente.

    Depois de um tempo aguentando com o barulho (meses), um dia qualquer, após ter deixado o notebook em modo suspenso por um tempo e retornar, o cooler do CPU simplesmente parou de funcionar. Assim como descrito por algumas pessoas aqui no fórum, mostrando print do nitrosense, apenas o cooler do GPU estava ligado, o do CPU tinha 0 rpm.

    Como sei o quanto usar o notebook assim pode ser perigoso, interrompi o uso imediatamente. Não usem o notebook por muito tempo se uma das ventoinhas não estiver funcionando, pessoal! Pode queimar o componente!

    O que me ajudou foi editar o perfil de energia do notebook "equilibrado" (ou poderia ter criado um novo só para isso) e nas opções avançadas limitar o processamento máximo do CPU em 50% (tem alguns vídeos no youtube ensinando como fazer isso). Isso evitou que a temperatura do CPU ficasse muito alta e mesmo com a ventoinha desligada consegui ligar o note para pegar alguns arquivos.

    Como esse problema aparenta ser de fábrica, a única coisa que realmente resolveu o problema foi a substituição dos coolers.

    Eu poderia ter trocado apenas a ventoinha do CPU, mas resolvi já trocar as duas, pois para mim seria apenas uma questão de tempo até que o outro tivesse o mesmo problema. Abrir e limpar pode ter melhorado momentaneamente. Trocar pasta térmica não fez diferença no barulho em si. Mas se está um ruído meio chiado das ventoinhas, e você consegue identificar qual delas é através do nitrosense (indo no personalizado e diminuindo a velocidade de uma de cada vez), fique de olho.

    O cooler do CPU estava funcionando em um máximo de 3000 rpm +-, e agora após a troca ele chega tranquilo nos 6000 rpm.

    Deixo aqui o link do mercado livre que utilizei para a compra dos coolers/ventoinhas, lembrando que foi de acordo com o modelo do meu nitro 5 (AN515-54-75FJ).

    E boa sorte se você também estiver com esse problema, se programe para fazer a substituição pois é realmente necessário :/

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3331218484-par-coolers-acer-nitro-5-an515-54-75fj-dfs531005pl0t-_JM