COMO FAÇO PARA ATIVAR A PLACA DE VÍDEO DO MEU ACER NITRO 5 AN517-54 / OS GUTTA
Olá!
Meu notebook Acer Nitro 5 AN517-54 chegou porém, não mostra o painel de controle a NVIDIA e não consigo identificar as informações da placa de vídeo. estou com o OS Linux Gutta. Como faço para verificar se a placa está ativada e obter a central de controle da Nvidia ?
Respostas
-
Não sei exatamente qual a distro base desse Linux Gutta, mas primeiro é preciso identificar se o driver está instalado/carregado com o comando:
lsmod | grep nvidia
Se listar os módulos da nvidia aqui então para abrir o Painel da Nvidia basta rodar o comando:
nvidia-settings
0 -
Entendi, apareceu esta informação:
lsmod | grep nvidia
nvidiafb 53248 0
vgastate 20480 1 nvidiafb
fb_ddc 16384 1 nvidiafb
i2c_algo_bit 16384 3 nvidiafb,i915,nouveau
depois tentei usar o comando nividia-settings e deu está mensagem:
bash: nvidia-settings: comando não encontrado
0 -
-
É uma versão Indiana baseado no red hot ou algo assim. Eu particularmente prefiro fazer uma instalação limpa do windows 1
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Ok, segui o comando cat /etc/os-release >
PRETTY_NAME="Gutta OS Desktop 1.0 Home"
NAME="GuttaOS"
VERSION_ID="1.0"
VERSION="1.0"
ID=GuttaOS
HOME_URL="https://www.guttaos.com/"
BUG_REPORT_URL="http://bbs.guttaos.com"
VERSION_CODENAME=eagle
Depois o segundo: which apt apt-get dnf >
/usr/bin/apt
/usr/bin/apt-get
Depois o terceiro: apt search nvidia >
Sorting... Pronto
Full Text Search... Pronto
bbswitch-dkms/unknown 0.8.1-10 amd64
Interface for toggling the power on NVIDIA Optimus video cards (dkms) … …
Mas quando lanço novamente o nvidia-settings informa novamente comando não encontrada.
1 -
ATENÇÃO: A instalação do driver pelo instalador oficial da NVidia pode quebrar o sistema.
OPÇÃO 1:
Os comandos que indiquei são para procurar o driver no repositório de pacotes (método recomendado), que parecem que não existem, faz então:
sudo apt update
sudo apt search nvidia
Nesse segundo comando deveria encontrar e listar pacotes com os nomes:
nvidia-driver-515
nvidia-driver-525
…
Daí seria só instalar com
sudo apt install nvidia-driver-525
OPÇÃO 2:
Se não tiver esses pacotes no repositório da distribuição linux então tem que partir para adicionar repositórios de terceiros ou instalar o disponível no site da Nvidia (método menos recomendado pois pode quebrar o sistema):
Por exemplo aí GTX1650TI.
Após o download rodar esses comandos (o nome do arquivo pode diferir NVIDIA-Linux-x86_64-XXX.XX.XX.run):
0 -
Pessoal para todos que estejam com dificuldades com essa distro Linux Gutta e dejesem trocar para o Windows, irei encaminha aqui o link de uma Playlist de vídeos em que ensino desde a instalação do Google Chrome até a Instalação do Windows.
https://youtube.com/playlist?list=PLlsbGtw5obmocFsGpZid4ovXoUjrHAXWN
0