Recomendações sobre Aspire a515-45 R760

Opções
Paquiderme
Paquiderme Member Posts: 2 New User
editado janeiro 2023 em Laptops

Recentemente vi uma pergunta de um proprietário de um Aspire 5 (modelo R760), e acho que a resposta que dei a ele (sobre como limitar em 80% a carga da bateria) pode ser útil pra outros proprietários dessa linha Aspire 5 a515.

Eu tenho um a515-45 R760, e depois de resolver o problema do driver de wi-fi, resolvi trocar a memória de 4gb por outra de 16, ficando com 20 giga. E adicionei um segundo SSD.

Com esses upgrades, a demanda de carga aumentou - e o carregador original, de 19 volts e 2,3 amperes (que multiplicado dá em torno de 45 watts) não estava dando conta do recado: toda vez que eu jogava algum jogo 3D ou rodava um Photoshop, mesmo ligado na tomada a bateria ia descarregando (o que eu acho absurdo, nunca tinha visto isso em nenhum outro notebook que já usei). E quando eu carregava o note com ele desligado (até os 80% que eu defini no Care Center), percebi que, ao ligar, com ele plugado na tomada, o ícone da bateria ficava alternando constantemente entre carregamento / descarga, indicando que a bateria "não tinha sossego". Não preciso ser nenhum gênio da eletônica pra saber que isso ia prejudicar a vida útil da bateria.

Outro problema irritante é que essa situação de carga/descarga acionava um sinal sonoro (bip) que enchia o saco, a cada dois ou três segundos ele bipava, de modo insuportável. Eu pesquisei pra encontrar o problema, e não encontrei nenhum tutorial na internet. Encontrei muita gente reclamando de bips na inicialização, mas não era meu caso. Felizmente, fuçando muito nas configurações do Windows (serviços e programas rodando), meu primo achou o motivo do problema: um dos programas que ficavam rodando em background era um serviço da Realtek (placa de som) que só roda quando o Acer Care Center está instalado, e que pelo jeito só serve pra acionar o irritante bip. A princípio, eu desativei o serviço na lista de inicialização - mas estranhamente ele voltava no reboot seguinte!!!! Aí, eu percebi que o serviço era acionado ou pelo Acer Care Center ou pelo Quick Access.

Por causa desses problemas, resolvi DESINSTALAR DEFINITIVAMENTE tanto o Acer Care Center e o Quick Access (cujas opções de configuração de plano de energia aparentemente me pareceram muito problemáticas, pois tenho motivos pra crer que entram em conflito com os próprios planos de energia definidos pelo Windows).

Depois de desinstalar o Care Center e o Quick Access, desinstalei também os drivers de vídeo que tinha baixado do site da Acer, e baixei e instalei os drivers diretamente do site da AMD (Adrenalin), e nunca mais usei mais o driver de vídeo que a Acer fornece.

E pra terminar, comprei um carregador de 65w da Lite On.

Depois que fiz esses procecimentos, nunca mais o notebook travou, nunca mais percebi artefatos estranhos em jogos 3D (como ocorria com certa frequência antes de eu tomar essas medidas), e o aparelho desde então tá rodando lisinho, sem nenhum problema, um foguete!

Não sei dizer qual dessas alterações ajudou nesse ou naquele aspecto específico, mas o processo todo só me custou um pouco de tempo, muita tentativa e erro, e 140 reais (que paguei no carregador da LiteOn, que recomendo).

Sim, eu gastei um pouco mais com a compra de memória extra, que recomendo por melhorar MUITO o desempenho do note (o SSD eu já tinha), mas essas compras são opcionais e não influenciam na solução dos problemas que relatei. Já a compra do carregador de 65 watts acho muito importante.

Por isso, recomendo a todos que têm esse modelo R760 (e qualquer outro modelo da linha Aspire a515-45) que façam o mesmo que eu.

Esses procedimentos, aliados à atualização do driver de wi-fi (que nesse forum já foi detalhadamente explicado), farão com que você tenha o melhor notebook "não gamer" que existe hoje no Brasil. E olha que tô rodando emulador de WiiU e jogos pesados como Red Ded Redemption nele, jogando tranquilo (logicamente com configurações de gráficos um pouco inferiores às que se alcança com notebooks com placa dedicada, mas dá pra jogar tranquilo).

Respostas

  • Bene2019
    Bene2019 Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opções

    Aqui com o um A515-45-R84 . Em março vai fazer 1 ano. Até aqui tive poucos problemas. Uns dois ou três reinícios nesse tempo todo. Nesta semana coloco 16 G de Ram. SSD já uso dois. Boas dicas. Mas tomara que eu não precise delas. Jogo pouco.

  • oceania
    oceania Member Posts: 27 Enthusiast WiFi Icon
    Opções

    Tenho o A515-45-R4ZF e eu não fiz nenhum upgrade no momento, mas quando rodo jogos pesados que demandam muito da CPU E GPU(por exemplo, o emulador de Yuzu, jogando Pokémon Scarlet), ele começa a descarregar(mesmo na tomada), então acho q seja normal sim, até pq os notebooks gamers também fazem isso, e o carregador que veio nele é de apenas 45W, enquanto que um notebook da lenovo com o mesmo processador usa um de 65W