Problema na conexão da fonte de energia/carregamento do Acer Nitro 5 AN515-52

Ornek
Ornek Member Posts: 4 New User
editado janeiro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Prezados amigos, colegas e leitores,

Boa tarde!

Sou proprietário de um Acer Nitro 5 AN515-52 adquirido há mais ou menos 4 (quatro) anos.

Neste período, nunca tive problemas com o meu notebook, fora uma questão chata que já desisti de tentar resolver relacionado ao reconhecimento dos microfones de HeadSet's com entrada p2, padrão desse modelo.

Porém, há algum tempo, acho que há mais ou menos 01 (um) ano, comecei a ter um outro problema chato:

A famosa interrupção do fornecimento de energia pela fonte de carregamento/alimentação, enquanto jogo. Vamos lá:

Percebi que, enquanto estou jogando, o notebook faz o "beep" de desconexão da fonte energética do notebook, como se eu tivesse removido o carregador do plug. No inicio, não me incomodava, já que eu tinha reduzido muito a frequência com que jogava e passei a destinar o notebook mais para questões profissionais, usando basicamente para redação de textos e funções vinculadas a navegação na internet, vídeos e etc.

Porém, as poucas vezes que jogava, eu acabava desistindo, já que quando o notebook simplesmente desliga a fonte, há uma queda brusca de FPS, e, logo em seguida, ele religa a fonte, mas volta a ficar nesse ciclo.

Chegou um momento em que a bateria do notebook simplesmente foi para o espaço, parou de funcionar. Fiz a remoção da bateria e fiquei funcionando somente com o notebook na fonte, porém, quando tentava jogar, o notebook desligava, já que não tinha mais bateria para segurar a energia quando a fonte desconectava sozinha.

Com isso, pensei que fosse um mal funcionamento da fonte original ou do plug, assim, adquiri uma fonte nova e uma nova bateria, realizando a instalação e passando a usar a nova fonte. Porém, para a minha tristeza e decepção, o problema persistiu.

Fiz uma pesquisa extensa na internet, principalmente no fórum da Acer e vi que esse é um problema recorrente em modelos do Acer Nitro 5. Inclusive, tentei todas as soluções apresentadas no tópicos criados pelos colegas, sendo elas:


Desinstalar o Driver da Bateria da Microsoft CA;

Trocar a bateria;

Trocar a fonte;

Colocar a fita isolante no botão que fica na carcaça próximo ao slot da memória RAM;

Atualizei a BIOS;

Atualizei os Drivers;

Desliguei o recurso de energia no GEFORCE Experience;

Coloquei o desempenho da bateria no máximo no Windows;

Limitei o uso energético do processador para 99%.


Talvez eu tenha feito algo há mais, mas não me recordo de imediato. Estou um pouco triste com isso, já que é um notebook excelente e mesmo sendo um pouco antigo, considerando a rapidez da evolução tecnologica nos hardwares gaming, ele sempre me supriu rodando TODOS os jogos, mesmo que em qualidades baixas, mas, agora, apareceu esse problema.

Alguém sabe como resolver isso ou eu terei que enviar mesmo para a assistência técnica de confiança?

PS: Já está fora da garantia, já enviei para a assistência realizar a limpeza e a troca da pasta térmica do processador e não adiantou.

Respostas