Predator Helios 300 - PH315-52 (GTX 1660): Segunda tela (GPU) entra em modo de baixo FPS
Bom dia! Já tentei trazer esse problema para o forum da acer em inglês mas não consegui ajuda por lá.
Bom, vamos lá, já há um bom tempo (talvez 1 ano) acontece que, após um pequeno período ocioso da minha máquina, o monitor que eu uso plugado nela entra em um modo de FPS/Refresh Rate bem baixo (diria que algo em torno de 20/30 FPS. O problema é que todos os contadores que uso para monitoramento de desempenho (clock da GPU/CPU, uso da GPU/CPU, FPS) apresentam resultados normais, semelhantes aos quais eu tenho ao utilizar a máquina na taxa adequada de performance (monitor de 165Hz, com FPS próximo disso).
O problema é resolvido caso eu reinicie o laptop, porém, é inconveniente ter de fazer isso várias vezes ao dia para me livrar desse glitch. Ressalto novamente que ele costuma ocorrer após periodos ociosos da maquina (15/20 minutos sem uso, ou de uso leve). Caso eu esteja jogando por um longo período, o problema não ocorre. Isso me leva à crer de estar se tratando de algum modo de baixa energia que é ativado de acordo com o uso reduzido da capacidade do notebook, mas não faço ideia se tem algum fundamento essa hipótese.
Por fim, vou compartilhar as specs aqui da máquina:
Processador Intel(R) Core(TM) i7-9750H CPU @ 2.60GHz 2.59 GHz
RAM instalada 32,0 GB (utilizável: 31,8 GB) - Padrão era 1x16GB. Eu adicionei mais uma memória 16GB da Corsair recentemente (o problema já ocorria antes de instalar a memória).
GPU0: Intel Graphics 610 onboard (não é utilizado pois eu ligo o notebook em um monitor, o qual utiliza a GPU NVidia)
GPU1: NVIDIA Geforce GTX 1660 Ti - essa sim liga um monitor Acer KG241Q de 165Hz. É aqui onde tenho o problema citado no post. (Caso eu utilize o monitor padrão do notebook, o erro não aparece).
HDD/SSD: SSD padrão de 128GB + HDD padrão de 1TB + SSD Kingston de 1TB (também adquirido já após do problema ocorrer)
Desde já, agradeço e aguardo uma solução.
Respostas
-
up! alguem pode apoiar com o tema?
0