AN515-44-R4KA: congelando em tarefas simples - problema do W11?
Tinkerer
Olá a todos,
Adquiri recentemente um Nitro 5 modelo AN515-44-R4KA. A princípio um notebook excelente, super rápido para trabalho e roda jogos tranquilamente.
Entretanto, já nos primeiros dias notei que a tela dá alguns "flashes" aleatoriamente. E hoje no trabalho aconteceu de ele congelar 2 vezes; o notebook travou completamente, não respondendo a comando nenhum - até mesmo as luzes do teclado ficaram congeladas acesas. Eu não estava realizando nenhuma tarefa pesada quando aconteceu, estava apenas com navegador e Excel abertos.
Fiz uma pesquisa e vi alguns usuários reclamando de problemas similares após terem feito upgrade para o Windows 11. O meu já veio com W11 de fábrica, e eu baixei todas as atualizações de sistema e de drivers antes de começar a usar. Estou pensando em fazer o downgrade para W10, e surgiram duas dúvidas:
- Há alguma solução conhecida para esse problema? Se possível, preferiria manter o Windows 11.
- Caso não haja e eu instale o Windows 10, há algum impacto na garantia do produto?
Muito obrigado.
[Título editado para incluir modelo do produto]
Comentários
-
-
Esses 2 eventos de desligamento incorreto são porque eu precisei forçar um desligamento pelo botão nas duas ocasiões em que travou.
Pelo que apareceu aí o erro ocorreu quando ele tentou fazer essa reconfiguração do Microsoft GameInput, certo? Estranho pois eu não estava fazendo nada relacionado a games no momento.
0 -
Verifica com o Assistente de driver e suporte Intel https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/detect.html
se tem algum driver mais recente.
Nos outros dias lá no monitor de confiabilidade quais são os problemas?
0 -
Eu aconselho desativar o and smv, o iommu e tpm no Bios. Por algum motivo, esses problemas ocorrem quando esses recursos estáo ativados. Você não perde a garantia ao instalar o windows 10. Mas faça o backup do windows 11 por precaução.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Agradeço pelas respostas.
Eu descobri que o driver de vídeo da AMD mais atual não fica estável no notebook. Ele havia feito a atualização automaticamente. Eu baixei a versão recomendada e o problema no GameInput parou de acontecer, assim como a tela parou de ficar piscado. Funcionou bem por 2 dias.
Entretanto, o próprio Windows fez sozinho uma atualização em segundo plano de um driver "AMD Inc Display", e novamente a tela voltou a oscilar. Reinstalei mais uma vez o driver pelo Adrenalin mas a tela continua oscilando.
Vou testar agora essa solução de desativar os itens no bios que o egydiocoelho sugeriu, e volto a informar nos próximos dias sobre o resultado. Caso não resolva vou instalar o Windows 10 mesmo, prefiro evitar as dores de cabeça XD
Muito obrigado!
0