A515-45-R4ZF: Linux Gutta, Alguém sabe a história dela, quem compilou, empresa responsável, etc?

Opções
13»

Respostas

  • EduardaS
    EduardaS Member Posts: 1 New User
    Opções

    Oie, você conseguiu resolver? estou com o mesmo problema

  • AllFred
    AllFred Member Posts: 1 New User
    Opções

    Pessoal, bom dia.

    Estou pesquisando sobre esse mesmo modelo de notebook que vem com o Linux Gutta,e surgiu a mesma dúvida.

    Pesquisei no Google e nada.

    O que é esse Linux Gutta?

    Muda muita coisa para outra distro?

    É difícil de mexer?

    Para quem comprou, mesmo sendo esse Linux, vale a pena?

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    Opções

    Aparentemente é uma distribuição baseada em debian/ubuntu e pelo visto ninguém descobriu como ativa ela, por isso não é possível baixar os pacotes do repositório.

    Na minha opinião a primeira coisa a se fazer é substituir por outra distribuição Linux ou pelo Windows exatamente por essa falta de documentação, outro usuário falou aqui no fórum que nem o suporte da Acer tem as respostas 😁

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • Saidos
    Saidos Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opções

    no gerenciador de dispositivos> visão geral ( abaixo do nome acer aspire a 54... tem um link pro site chinês, fucei mas nao consegui ainda a bendita autorizacao de licença, se alguem tiver mais sorte, da um salve aí

  • Ciceroalex
    Ciceroalex Member Posts: 1 New User
    Opções


    Como substituir essa distribuição por outra pela Ubuntu

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    editado dezembro 2022
    Opções

    É preciso um pendrive de pelo menos 4GB, em resumo é preciso seguir esses passos:

    $ wget https://github.com/ventoy/Ventoy/releases/download/v1.0.84/ventoy-1.0.84-linux.tar.gz
    $ tar xvf ventoy-1.0.84-linux.tar.gz
    $ cd ventoy-1.0.84
    $ sudo ./VentoyGUI.x86_64
    

    Abrirá a tela de instalação do Ventoy;

    Escolha o pendrive e clique em Install (Instalar)

    Depois copie a imagem iso do Ubuntu para dentro do pendrive:

    $ cd /media/$USER/Ventoy/
    $ wget http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/releases/kinetic/ubuntu-22.10-desktop-amd64.iso
    

    Os comandos acima foram testados no Ubuntu, acredito que no Gutta funcionarão, os procedimentos podem ser feitos via interface gráfica, mas coloquei tudo pelo terminal porque o Gutta vem sem nenhum browser instalado, pasmem.

    Depois disso basta reiniciar o notebook com o pendrive conectado, pressionar F10 durante o boot e escolher o boot pelo pendrive.

    Pesquisa no Youtube sobre o Ventoy que pode ajudar.

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • marcelleflavya
    marcelleflavya Member Posts: 1 New User
    Opções

    Também quero mudar pra outra distro da linux, mas quero fazer um backup do sistema gutta por garantia. Tentei pelo systemBack, mas pelo jeito ele funciona só pra ubuntu. Alguém sabe o que posso fazer?

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    Opções

    Da mesma forma que coloquei ali como cria um pendrive com o Ventoy mais Ubuntu, baixa a iso do Clonezilla e copia para o pendrive. Nesse caso vai precisar de um pendrive maior ou um hd externo. Agora basta dar boot com o Clonezilla e seguir esse tutorial:

    http://ubuntued.info/clonezilla-faca-backup-completo-de-discos-ou-particoes

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • GUSTAH
    GUSTAH Member Posts: 1 New User
    Opções

    Pela imagem parece ser uma versão modificada do Deepin

  • EduGreen
    EduGreen Member Posts: 28 Enthusiast WiFi Icon
    editado dezembro 2022
    Opções

    Olha... Depois de umas 3 semanas usando o notebook, alguns dias longos de trabalho e outros de lazer, posso afirmar que o computador é bom. Não tive problemas até agora com ele. O fato de ser um Debian/Deepin às vezes dá algum trabalho para instalar alguma coisa, mas nada que um pouco de persistência não resolva.

    Fiquei bem bravo com o atraso da Acer na postagem e consequentemente na entrega, mas agora, tudo em ordem. Vi inclusive matérias na internet falando que esse modelo R4ZF é o melhor custo x benefício até 3 mil reais, etc.

    Algumas coisinhas poderiam melhorar, como o padmouse (o do notebook mesmo) reconhecer multitoques, como pinça de dois dedos para zoom + oi -, etc.

    Mas, de forma geral, estou impressionado com a estabilidade do sistema em si (Gutta). Não tive problemas, travamentos ou erros críticos, etc.

    Ainda continuo crítico à Acer achando que eles deveriam prover informações sobre a distro que eles instalam. O Gutta é desconhecido na internet, o que deixamos usuários bem tensos, sem informações, tutoriais, etc. Quem é novo no Linux pena um pouco: (

    Não testei jogos mais pesados, mas quero fazer. Daí postarei os resultados.

    Estou satisfeito por enquanto...

  • rafaelsoaresbr
    rafaelsoaresbr Member Posts: 285 Practitioner WiFi Icon
    Opções

    Então você manteve o Gutta? Conseguiu ativar ele?

    De fato é um excelente custo/benefício, sobre o touchpad essa distro vem o driver synaptics ou libinput? Dá uma olhada na seção Touchpad drivers dessa página:

    O libinput é um driver mais novo e com suporte a multitoque e gestos.

    Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN
    R7 4800H @4.2GHz
    GTX 1650TI 4GB GDDR6
    2x16GB DDR4 @3200MHz
  • Commodore_1995#
    Opções

    Esse modelo tem um touchpad compatível com gestos. Eu só não sei como ativar no gutta.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • EduGreen
    EduGreen Member Posts: 28 Enthusiast WiFi Icon
    Responder ✓
    Opções

    Ôpa... Desculpa a demora pra responder.

    Sim, estou com o Gutta até hoje. Ativei no primeiro boot. Foi rapidinho e bem de boa!

    O note é excelente. Uso no trabalho. Tenho uma loja e faço todo o trabalho das lojas física e virtual nele. Nunca engasgou nem nada!

    Sobre o mouse, uso um sem fio.

    Mas com o driver atualizado o padmouse começou a reconhecer multitoques.

    Valeu!!

  • VsFzRz
    VsFzRz Member Posts: 1 New User
    Opções

    Olá, por gentileza poderia me explicar sobre a ativação com mais detalhes?

    Estou tentando ativar no meu porém sem sucesso e gostaria de manter o sistema. Informações sobre esse sistema são escassas e cada ajuda será bem vinda.

  • giovanasavian
    giovanasavian Member Posts: 2 New User
    Opções

    Plmds moço, como ativa isso, já tentei de tudo e não vai. Eu não tenho pendrive então não consigo baixar o windows pra colocar direto aaaaaaaa, ajuda nós leigos.

  • WanderSfalsin
    WanderSfalsin Member Posts: 5

    Tinkerer

    Opções

    https://br-store.acer.com/sistema-operacional-linux-gutta

    Pesquisei por "deepin gutta" no google e deu o resultado no site da Acer Brasil.

  • Marcos_Ivo
    Marcos_Ivo Member Posts: 1 New User
    editado julho 2023
    Opções

    Ao usar pela 1a vez este linux gutta e registrar o nome deste usuário será o administrador. logo você deve abrir um terminal (ctrl+T) e digitar o comando $sudo su, vai ser pedido a senha que vc registrou para o usuário atual ( que é administrador), assim que o prompt mudar para #, vc pode digitar o comando #passwd root, o sistema pedirá uma senha para o super usuário root. fornece uma senha e passe a fazer atualizações e muito mais. Por exemplo instalar um navegador.: apt install libreoffce -y (instala uma suite de escritório parecida com o Office da Microsoft só que vc não tem pagar se não quiser).

    P.S.: Não fiz ainda, mas as pessoas não conseguem ativar este Gutta, porque ainda não tem um navegar de internet instalado. Notem que lá em configurações—>informações do sistema—>sobre o pc—>Ativar, a tela que abre mostra stauts desativado, lá no canto superior direito têm 3 traços, e clicando ali escolha settings, dai vc verá o site para ativação, e claro não vai funcionar enquanto vc não instlar um navegador.

  • Brunão
    Brunão Member Posts: 2 New User
    Opções

    Olá! Eu estou usando o Linux Gutta há pouco tempo e pretendo instalar o Windows 11 quando eu conseguir um pendrive. Eu instalei o Chrome pelo terminal por meio de um tutorial do youtube, mas não acho mais conteúdos sobre esse sistema operacional na internet. Você sabe me dizer onde eu posso encontrar tutoriais específicos para o Linux Gutta? Ou pelo menos como instalar outros aplicativos além do Chrome?